Por que a gentileza no trabalho impacta na performance das pessoas?

gentileza no trabalho

Qual o poder de um “bom dia” ou um simples sorriso dado/recebido ao entrar no elevador?

Quantas vezes você realmente se importou em saber como está seu colega de trabalho ao dizer “Oi, tudo bem?”

E o quão melhor poderia ter sido sua performance se você tivesse dado/recebido uma ajuda com o desenvolvimento de um projeto na empresa?

Às vezes, simples atitudes resultam em grandes mudanças dentro do ambiente corporativo, conhecido como um lugar onde as pessoas têm ambições profissionais com foco nas entregas.

Neste artigo vamos falar sobre um comportamento ensinado pra gente ainda quando somos pequenos, porém importante para toda a nossa jornada: estou falando da gentileza.

Segundo pesquisa passamos cerca de 45% do nosso dia trabalhando, por isso a importância de falar sobre ter atitudes mais gentis para criar um espaço de bem-estar para as pessoas e com alta satisfação por parte de todos.

Boa leitura!

 

Gentileza no trabalho: a semente da satisfação

 

Certamente em algum momento da sua vida você deve ter lido ou ouvido a frase de que gentileza gera gentileza, certo?

Por mais clichê que seja, não podemos negar sua veracidade. Praticar o ato no ambiente corporativo é como semear uma cultura colaborativa para colher satisfação, engajamento, felicidade e bem estar no trabalho.

Quanto mais se pratica gentileza no trabalho, maior a transformação nas atitudes dos colaboradores. Isso porque eles deixam apenas de “seguir regras” e percebem que respeitar, praticar a empatia e colaborar com o trabalho do colega também são formas de gentileza no trabalho que melhoram o convívio entre as pessoas, tornando o ambiente corporativo ainda melhor.

 

Dicas para promover a gentileza no trabalho

 

Se você está lendo este artigo e se perguntando quais são as atitudes que pode ter para ser mais gentil no trabalho, abaixo preparamos uma lista com 6 dicas. Confira!

  1. Cumprimente as pessoas e não esqueça das três palavras mágicas para a boa convivência: obrigado, desculpa e por favor.
  2. Mesmo sem concordar, respeite a opinião do outro.
  3. Não exclua ou humilhe pessoas que são diferente de você.
  4. Ajude os colegas em seus projetos ou atividades do dia a dia
  5. Compartilhe conhecimento
  6. Elogie um trabalho bem feito e saiba apontar os erros sem ofender

 

Fatores influenciados pela gentileza no trabalho

 

A gentileza não afeta só as pessoas, como também constrói um ambiente corporativo mais harmônico, colaborativo e com performances mais eficientes, já que as pessoas envolvidas estarão mais felizes e satisfeitas com a empresa da qual faz parte.

Entre os fatores influenciados pela gentileza, vamos destacar três. São eles:

 

Cultura Organizacional

 

Conhecida como a essência da empresa, a cultura organizacional nada mais é que um conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de valores, normas e atitudes compartilhadas pelos membros da organização.

Isso quer dizer que, se a gentileza está inserida nas atitudes diárias dos colaboradores, certamente esse é um comportamento que compõe a cultura de uma empresa.

Não podemos esquecer que uma das principais funções da cultura corporativa é guiar atitudes e promover valores em comum. Estimular que as pessoas sejam gentis é construir a própria identidade da empresa.

Leia também: Bullying no trabalho: quando a brincadeira passa a ser agressão

 

Clima Organizacional

 

Imagine um ambiente onde as pessoas não se olham na cara. Ou então um local de trabalho onde só exista rivalidade entre os times?

Dá até arrepios só de pensar em trabalhar em um ambiente assim, né?

O clima organizacional é a soma dos vários fatores que acontecem dentro da empresa e funciona como método para conhecer melhor as pessoas que ali trabalham.

Logo, a gentileza é um desses fatores que somam para gerar um bom clima organizacional. Quando trabalhalhos em um ambiente com “estado emocional” elevado, os colaboradores sentem-se mais felizes e, consequentemente, produz mais e com maior qualidade.

 

Performance e Engajamento

 

Montar uma equipe de alta performance talvez seja o maior desejo de gestores e líderes. Ter uma equipe eficiente, pronta para encarar qualquer desafio e resolver os problemas do dia a dia com eficiência não só otimiza os processos corporativos, como também impacta positivamente a empresa como um todo.

Mas como chegar nesses resultados?

Bem, as fórmulas são muitas e as entregas são a soma de um conjunto de situações que fazem com que o colaborador se sinta bem com o trabalho e com o local onde ele está.

Mas como já mencionamos acima, a gentileza impacta nesse processo.

Você iria trabalhar dando seu melhor, buscando inovar e fazendo com carinho um trabalho caso seu chefe apenas te criticasse, cobrasse e não reconhecesse seus esforços?

Difícil manter um engajamento assim, né?!

Por isso a gentileza no trabalho faz parte da construção de uma gestão baseada em reconhecimento, compartilhamento de conhecimento e confiança, que juntas constroem valores que induzem os funcionários a terem engajamento com a empresa e entregas de alta performance.

 

Conclusão

 

Quanto mais vezes a gentileza é inserida na Cultura Organizacional, maiores serão as transformações nas próprias pessoas.

Quando a gentileza passa a ser a base de todos os envolvidos, isso proporciona maior diálogo e compartilhamento de conhecimento entre as pessoas, tonificando os resultados e construindo uma empresa com comprometimento e relacionamentos sólidos.

Sempre trate o tema gentileza como uma das prioridades na sua lista de deveres, assim fica fácil para desenvolver outros projetos.

E lembre-se: gentileza gera gentileza!

Sobre o autor:

Este artigo foi escrito pela equipe do endomarketing.tv, blog sobre Comunicação Interna, gestão de pessoas, endomarketing e TV Corporativa como ferramenta para auxiliar em todos esses tópicos. O endomarketing.tv é uma iniciativa da Progic, empresa que possui uma solução completa de TV Corporativa para melhorar a comunicação com os colaboradores da empresa.

Postagens relacionadas

Veja também

Leave a Comment