O melhor guia para geração de leads com chatbots

chatbot leads

Mensagens instantâneas e chatbots são provavelmente as tendências que mais crescem e uma das ferramentas mais poderosas para os profissionais de marketing de hoje.

Este guia traz tudo que você precisa saber para projetar experiências de conversação para geração de leads com chatbots.

Por que os aplicativos de mensagens e chatbots são o futuro do marketing?

É um fato: os aplicativos de mensagens instantâneas e o chatbots estão prontos para se tornarem os principais canais de comunicação nos próximos anos.
Cada novo canal de marketing que se abre representa uma enorme oportunidade para você explorar e ultrapassar seus concorrentes, aproveitar CPCs (Custo por Clique) menos caros e experimentar diferentes maneiras de entrar em contato com seus clientes.

Nos anos 2000, o marketing era dominado por SEO e SEM. Depois vieram as redes sociais e os anúncios nessas mídias. Nos últimos anos, todos mudamos do desktop para o celular e, apesar de baixarmos mais aplicativos que usamos, estamos verificando nossos smartphones e conversando o dia todo.

Messenger, WhatsApp, Slack, WeChat… Os aplicativos de mensagens têm mais de 5 bilhões de usuários ativos por mês e se tornarão a principal alavanca para transformar o relacionamento entre empresas e consumidores no futuro próximo.

“Estar onde seus clientes estão” é mais do que apenas um princípio básico de marketing; é a razão que leva as empresas e o público a se encontrarem.

No entanto, esse canal de comunicação tem um grande problema: as mensagens instantâneas não são dimensionadas. Quando você alcança certo volume, a comunicação um para um se torna muito cara para manter tantos atendentes.

É aí que entram os chatbots para empresas. E acontecem no momento perfeito: com a inteligência artificial atingindo seu ponto ideal, Zuckerberg alimentando sua popularidade e o sucesso da primeira tendência móvel que clama por uma alternativa aos formulários e pop-ups.

O potencial de uma plataforma de chatbot vai muito além do atendimento ao cliente e apresenta uma enorme oportunidade para vendas e marketing.

Como eles podem ajudar os profissionais de marketing?

Os chatbots podem melhorar o engajamento do usuário, converter uma porcentagem mais alta do tráfego da web e se tornar um marco na geração de leads.

Não importa o setor ou a vertical em que você está; a maioria de seus clientes provavelmente passa muito tempo conversando (e geralmente são melhores nisso do que usando um navegador da web).

Portanto, é altamente possível que os chatbots já sejam — ou em breve serão — uma parte essencial de sua estratégia de marketing.

Você provavelmente brincou um pouco com o Facebook Ads e criou seu bot do Messenger. Se esse não for o caso, recomendamos fortemente que você dê uma olhada.

Qualquer profissional de marketing pode apreciar o acesso aos 2,2 bilhões de usuários do Facebook, com uma ampla variedade de opções e manter um CPC muito sensato.

Como começar uma captação de leads com chatbot?

O primeiro passo é encontrar alguma tarefa repetitiva que você queira automatizar e evoluir, como um fluxo de coleta de dados.

Você pode começar pequeno e adicionar recursos depois. Também pode usar uma ferramenta de funil de vendas para chatbots simples, ou até mesmo fazer o fluxograma à mão livre, usando caneta e papel. Você só precisa garantir que a sua marca tenha um plano de captação de leads com chatbots diretamente vinculado a um objetivo de negócio.

Seu bot também deve ajudar os usuários a resolver um problema específico. Pergunte a si mesmo por que as pessoas devem visitar e revisitar seu bot? Concentre-se nisso.

Respeite a plataforma e o público. Faça com que seu bot esteja de acordo com a maneira como as pessoas querem se comunicar e assegure-se de que você tenha um valor real para entregar a elas. Tudo mais é uma consideração secundária.

Como criar um funil de vendas para chatbot

O funil de vendas para chatbot deve começar entregando um conteúdo de alto valor, como um e-book.

Depois, crie uma mensagem divertida e envolvente que faça uma pergunta e diga com que frequência você planeja manter contato.

Você precisa educar e agregar valor para os leads pelo chatbot. Você pode fazer isso por meio de dicas diárias ou o mais recente conteúdo incrível que você acabou de lançar.

Quer saber como gerar leads qualificados pelo chatbot? Faça perguntas que qualifiquem e segmentem os usuários.

Sempre adicione “atributos do usuário” a todas as interações e depois venda em um contexto educacional.

Para poder focar nessa captação de leads por chatbot, é ideal que você também tenha uma gestão mais eficiente da sua empresa, utilizando softwares qualificados de gestão empresarial.

Agora que você já tem o funil construído, só falta colocar a mão na massa. Aqui vão algumas dicas para ter o melhor resultado possível com o seu chatbot:

Dicas para chatbots na geração de leads

O primeiro passo é se concentrar em criar interações de qualidade. Assim, as pessoas irão te responder e darão a você uma ótima oportunidade de conhecer melhor as necessidades delas.

Os chatbots para empresas também podem ser usados para conduzir pequenas ações que orientem os usuários para informações úteis que você já tem em seu site, como seguir você nas redes sociais ou se inscrever em seu canal do YouTube.

Obter esses “micro-compromissos” dos usuários ao longo de cada interação é muito importante. Isso permitirá que as pessoas controlem a conversa, já que seu bot lhes dará pequenos avisos para descobrir suas necessidades.

Está pronto para transformar o marketing de sua empresa com chatbots? Confira nossas dicas:

1. Redação eficaz é imprescindível

É muito importante se conectar com as pessoas em um nível pessoal nas mensagens que você envia através da sua marca. E essa necessidade é ainda mais essencial para ter sucesso na captação de leads com chatbot.

A sua marca tem que escrever como se estivesse conversando com um amigo e tendo uma conversa agradável. Use emojis se achar necessário e deixe o tom formal de lado.

2. Capture insights com chatbots, não apenas leads

Esta é uma das lições mais importantes. O maior potencial dos chatbots está em qualificar e nutrir os clientes — não apenas na geração de leads.

Pense em quanto tempo e esforço são necessários para obter os insights necessários para fornecer uma liderança qualificada para sua equipe de vendas.

Na maioria das vezes, o processo começa quando um visitante preenche um formulário e, em seguida, acompanhamos ele para obter mais informações sobre as necessidades dessa pessoa.

Um chatbot, por outro lado, pode ajudá-lo a começar a aprender sobre um cliente em questão de segundos da sua primeira interação. Ao fazer as perguntas certas, você pode começar a qualificar a perspectiva.

3. Como aumentar a base de usuários com chatbot?

Enviar cupons promocionais

Uma das melhores formas para aumentar a sua base de usuários é enviar cupons promocionais para potenciais clientes que ainda não interagiram com sua marca. Você pode fazer isso usando um chatbot.

Por exemplo, o chatbot poderá enviar esses cupons para pessoas que interagiram com uma determinada publicação sua. 

Além disso, usar cupons digitais é uma ótima maneira de incentivar os clientes a retornarem à sua loja — e lembrar de sua marca quando precisarem de algo.

Faça testes 

Para empresas de comércio eletrônico, você pode testar as seguintes coisas usando seu chatbot:

  • Chamada para ações: por exemplo, o que gera mais tráfego e receita do site: compre agora ou venda na loja?
  • Preço: o que faz seus clientes clicarem: anúncios que oferecem 50% de desconto ou que falam que o produto está na metade do preço?
  • Ordens de sequência: mesmo pequenas alterações podem fazer diferença nas suas conversões, como ordem de sequência.
  • Imagens: é melhor usar um GIF engraçado nas interações ou um GIF simples com a palavra “obrigado”?

Qualidade X Quantidade

Todo mundo quer aumentar seu público, mas é importante lembrar que focar no número de assinantes não é o melhor caminho a percorrer.

Neste ponto, a maioria dos especialistas concorda que a qualidade dos leads é melhor que a quantidade. Você prefere ter 10.000 inscritos que não são adequados para o seu produto ou serviço, ou 1.000 assinantes que você sabe que são adequados?

Você ainda nem contratou chatbot para sua empresa? Saiba que você está ficando para trás dos seus concorrentes! Conheça a plataforma criada pela Take, o BLiP, e faça agora mesmo o seu chatbot.

Este post foi escrito pela Take, uma empresa que nasceu para facilitar e modernizar a comunicação entre empresas e pessoas.

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