Melhores sistemas de gerenciamento de conteúdo

gerenciamento de conteúdo

Ter um site hoje em dia é algo essencial para qualquer negócio que queira aumentar a presença na web. Para quem está pensando criar um site pessoal, blog ou deixar um currículo online, existem várias formas de fazer, e uma delas é utilizando um sistema gerenciamento de conteúdo.

Neste artigo, selecionamos os melhores sistemas de gerenciamento de conteúdo para ajudar na escolha da melhor opção para a jornada na Web. Vamos lá?

 

O que é CMS?

 

CMS (Content Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo é uma aplicação web que permite o gerenciamento de conteúdo, dados e informações de um site por os usuários com diferentes níveis de permissão. Gerenciar conteúdo se referre a criar, editar, arquivar, publicar, categorizar e distribuir o conteúdo de um site na Web.

Os CMS geralmente estão disponíveis num instalador automático nos planos de hospedagem. A melhor hospedagem de sites é aquela que disponibiliza as versões mais atualizadas dos sistemas de gerenciamento de conteúdo em seus instaladores automáticos.

 

WordPress

 

O WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular na Internet. Para ter uma ideia da popularidade da plataforma, a pesquisa mais recente da W3Techs indica que cerca de 30% dos sites na Internet utilizam o WordPress.

Por ser extremamente popular, é muito fácil encontrar materiais, tutoriais e dicas sobre WordPress na Internet. Além disso, a plataforma é de código aberto e completamente gratuito, podendo ser utilizada gratuitamente em qualquer serviço de hospedagem de sites.

 

WordPress.com e WordPress.org?

 

O WordPress é disponibilizado de duas formas, e pode ser encontrado em dois sites: WordPress.com e WordPress.org – uma versão já hospedada e uma versão da aplicação para ser hospedada num servidor próprio (self-hosted).

No WordPress.com, o sistema de gerenciamento de conteúdo é hospedada e gerenciada pela empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma, a Automattic. Nesse caso, a plataforma tem código proprietário e possui algumas restrições em relação a personalização de temas, plugins e configurações do servidor de hospedagem.

Já na sua versão self-hosted, o WordPress é disponibilizada com todo o seu código aberto, e mantido com ajuda da comunidade. Essa variação do WordPress é a mais utilizada, pois permite um nível de customização maior e dá maior controle da plataforma aos usuários, além de ter um custo menor para hospedagem.

Considerando somente os sites que utilizam CMS, 60% utilizam WordPress, sendo bastante recomendado por webmasters e desenvolvedores.

 

Joomla

 

Joomla é o segundo sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular na Internet. Ao contrário do WordPress que tem um foco maior para o formato de blogs, o Joomla vem preparado para portais e sites corporativos.

O Joomla é bastante extensível e pode ser personalizado para ser utilizado diversas formas:

  • Sites corporativos, portais, intranets e extranets;
  • Sites para pequenas empresas;
  • Revistas e jornais online, publicações em geral;
  • E-commerce e lojas virtuais;
  • Sites governamentais e de organizações sem fins lucrativos;
  • Sites de comunidades;
  • Sites pessoais.

Assim como o WordPress, o Joomla também oferece uma solução hospedada e uma self-hosted – ambas podem ser utilizadas gratuitamente ou em um servidor de hospedagem.

Para quem procura criar um portal ou um site com uma estrutura customizada, o Joomla pode ser uma excelente opção de CMS.

 

Drupal

 

O Drupal é um dos CMS mais antigos e que permitem a maior customização. Se existe algo que o WordPress ou o Joomla não são capazes de fazer, o Drupal com certeza será. No entanto, o Drupal é um sistema de gerenciamento de conteúdo mais complexo e menos intuitivo que o WordPress ou Joomla, sendo mais recomendado para quem quer criar um site ou aplicação web com necessidades muito específicas.

Diferente do WordPress e Joomla, o Drupal disponibiliza somente a versão self-hosted da aplicação, o que exige a configuração de um servidor de hospedagem para utilizar a plataforma.

Com grande foco na segurança, desempenho e na extensibilidade, o Drupal é a escolha para quem procura uma solução robusta e estável. São exemplos de sites construídos no Drupal: o site da Casa Branca do Governo do Reino Unido.

 

Conclusão

 

Esses são apenas alguns dos sistemas de gerenciamento de conteúdo disponíveis para utilização, são muitas as opções gratuitas e você pode testá-las com um plano de hospedagem de sites.

Se você não estiver certo de como realizar a instalação dessas plataformas, você pode consultar o seu provedor de hospedagem para auxiliar na instalação.

Gostou deste artigo? Compartilhe nas redes sociais e ajude seus amigos a escolherem a entre o melhor sistema de gerenciamento de conteúdo!

Leia também: Como escolher a melhor agência de marketing digital para a sua empresa?

Autor:

José, 

Site: Melhor hospedagem de sites

Postagens relacionadas

Veja também

Leave a Comment