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Gestão de crise: saiba como fazer de forma assertiva

Gestão de crise: saiba como fazer de forma assertiva

A pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19) causou uma série de impactos na
economia do país. Com isso, a grande maioria das empresas se viu em uma situação de desespero, tendo que agir rapidamente para contornar o fantasma da crise.

No entanto, é importante mencionar que todas as empresas estão sujeitas a momentos conturbados, que podem ser gerados por fatores naturais, como o novo coronavírus, ou por falhas de serviços ou polêmicas que podem afetar a imagem da organização.

Por essa razão, manter-se preparado é determinante para atuar de maneira estratégica e minimizar os impactos da crise. Além disso, o planejamento e a capacidade de lidar com momentos difíceis são fundamentais para encarar a situação da melhor maneira possível.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 passos infalíveis para que você possa fazer uma boa gestão de crise. Continue lendo e confira!

Saiba mais -> Entenda a importância de investir em marketing durante a crise!

1. Alinhe a comunicação com a equipe

É responsabilidade dos gestores alinhar a comunicação com suas equipes, uma vez que eles são os principais divulgadores de informações internas e externas da companhia. Por isso, é fundamental que eles estejam munidos sobre os próximos passos da marca.

Além disso, os colaboradores devem saber qual discurso utilizar entre clientes, parceiros e até mesmo entre os membros da equipe. O ideal é que todos fiquem cientes sobre o que deve ser feito durante a crise e o que a empresa está fazendo para contorná-la.

Vamos imaginar que a sua empresa atue com SPDA para raio. Como consequência da crise, a companhia foi negativamente afetada. Logo, é necessário informar a equipe em relação às medidas necessárias para contornar a situação.

2. Monte um manual de crise

Depois de informar devidamente a sua equipe, é importante contar com o auxílio dos colaboradores para elaborar um manual de crise estratégico e que apresente ações que possam ser tomadas de forma mais rápida diante do problema.

Neste documento, é necessário registar os pontos fortes e fracos da companhia, explicar como e quando agir diante das mais diversas situações, além dos profissionais responsáveis para contornar a crise. Suponhamos que o seu negócio trabalhe com alugar gerador de energia. Assim, é importante que você registre todos os aspectos que envolvem o mercado em que a sua marca está inserida.

3. Não deixe de comunicar o público

Construir uma relação positiva e duradoura com o público é a chave do sucesso de qualquer negócio. E durante um momento de crise, é essencial que você mostre aos seus clientes o quanto eles são valiosos para a empresa.
Portanto, não deixe de comunicá-los e mostrar o que a companhia está fazendo para contornar um momento tão complicado. Isso trará segurança a eles.

Pense que a sua empresa venda sensor de temperatura e umidade. Dito isto, é essencial que você mantenha o contato direto com o seu público e estabeleça uma relação desconfiança.

4. Aprenda com a crise

Por fim, vale refletir sobre a situação em que estamos vivendo hoje. Antes do surto do Covid-19, o Brasil não tinha uma cultura de trabalho em home office; muito menos uma legislação destinada à modalidade.

Contudo, essa foi a saída que muitas empresas encontraram para manter o funcionamento durante a crise. Então, tenha em mente que situações emblemáticas sempre podem surgir, mas elas passam.

Gostou do nosso post sobre como fazer uma boa gestão de crise? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

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