AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Gestão de Dados: O que é e por que usá-los em sua empresa

Gestão de Dados: O que é e por que usá-los em sua empresa

No mundo da era digital, a informação digital é um fator poderoso no mercado atual. Diariamente as empresas recebem todo tipo de dado e informação, de fontes variadas e de dispositivos diferentes. Nesse cenário se torna cada vez mais importante as empresas investirem na gestão de dados.

 

As empresas dos mais variados nichos e tamanhos precisam gerir as informações que recebem e que fornecem, para garantir a segurança e privacidade dos dados.

 

O que é Gestão de Dados?

Gestão de dados é uma disciplina atrelada ao campo dos negócios, que tem como objetivo gerenciar e administrar os dados das empresas. 

 

Em suma, a gestão de dados confere a identificação, armazenamento, acesso, compilação e proteção de qualquer informação que perpassa pela empresa, seja ela interna ou externa.

 

A gestão de dados se torna importante pois, todos os dados das empresas devem ser considerados como recursos valiosos. Isso porque é por meio deles que é gerado valor e conhecimento para a empresa, além de auxiliar na tomada de decisões estratégicas. 



Qual a importância da gestão de dados para a empresa?

 

É importante ressaltar que a gestão de dados deve ser implementada em todos os tipos de empresas, desde as de grande porte até para os pequenos negócios. Isso também se aplica ao nicho de mercado: sejam e-commerces, multinacionais, consultorias, agências, indústria,etc.

 

A gestão de dados é importante porque repassa por todos os pontos de uma empresa, sendo relevante para a comunicação interna e também para o pós-venda.

 

Com os dados estruturados e bem definidos, todo o time está informado sobre os status dos clientes. Isso auxilia o time de cobrança, que consegue garantir os pagamentos e geração de boletos e também auxilia a equipe de relacionamento com o cliente, que pode ser efetivo na fidelização de um consumidor.

 

Além de tudo, a gestão de dados garante principalmente a segurança da informação da empresa.

 

Quais são os dados mais importantes para as empresas

 

Toda informação é importante para a empresa, porém vale destacar dois: os dados transacionais e os dados master.

 

Os dados transacionais são os que sofrem mudanças constantes, pois ocorrem com uma certa periodicidade. Por exemplo, vendas e cancelamentos. Já os dados master são os que informam os agentes envolvidos dentro de uma transação. Como o nome e a renda de um cliente.


5 motivos para adotar a gestão de dados na empresa:

#1 Mudanças nos modelos de negócios

Cada vez mais somos impactados pelas transformações digitais e as revoluções da tecnologia. Os modelos de negócios e os softwares internos de comunicação também sofrem grandes impactos com a tecnologia.

 

Para estar alinhado às tendências de mercado, é importante as empresas se estruturarem internamente e se viabilizarem para atenderem aos novos processos organizacionais.

 

#2 Crescente no volume de dados

Além de transformações tecnológicas exteriores, é crescente a troca de dados e o recebimento de informações digitais.

 

Assim, quanto mais dados de diversas fontes, maior a necessidade de gestão. As empresas, principalmente as que estão em desenvolvimento, precisam se atentar para poderem crescer em vendas e também em estrutura de funcionamento.

 

#3 Otimização dos dados

 

Ao implementarem a gestão de dados, as empresas conseguem identificar e caracterizar os dados necessários para cada departamento e para a gestão do negócio como um todo.

Assim, é possível otimizar os processos de captação, tratamento e desenvolvimento dos dados, para propiciar a gerar informações de valor para toda a empresa.

 

#4 Otimização dos processos

 

Os dados levantados são informações completas que são coletadas ao longo de todo o ciclo de vida das empresas. Esses dados precisam ser geridos, atualizados e consistentes durante todo o processo organizacional das empresas.

 

Nesse contexto, a gestão de dados é a solução necessária para apoiar e otimizar os processos organizacionais. Tornando o passo a passo mais rápido e eficiente. 

 

#5 Exclusão dos silos de dados


Silos de dados são considerados os “estoques” de informação, que são isolados dos outros sistemas de informação das empresas. 

 

Com a instalação da gestão de dados, as empresas vão conhecer e integrar todos os dados que são gerados online e offline em uma organização.

 


Conclusão

 

A gestão de dados têm servido como um grande apoio às empresas, auxiliando desde processos internos até os externos. Além de garantir maior segurança e proteção ao bem mais valioso da empresa: a informação.

 

Uma empresa que investe em gestão de dados, melhora suas competitividade no mercado pois tem um processo de tomada de decisão mais assertivo e eficiente. 

 

Para as pequenas e médias empresas, a gestão de dados para alavancar os negócios e fidelizar seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *