Gestão de empresas: o que o atendimento ao cliente pode fazer pelo se negócio?

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Você já parou para pensar na importância que o atendimento ao cliente tem para o seu negócio? Pois deveria!
O atendimento pode determinar os caminhos que o cliente vai seguir dentro da sua empresa. Quando a experiência do consumidor é positiva, ele tende a se tornar um cliente fiel e a recomendar sua marca para os conhecidos. Agora, se você oferece um serviço ruim para o seu cliente, além de deixá-lo insatisfeito, compromete a reputação da sua marca.
O cliente está cada vez mais exigente, além de ter uma infinidade de opções semelhantes disponíveis no mercado. Nesse contexto, o atendimento pode fazer toda a diferença e valorizar ainda mais o seu produto. Empresas que não focam no cliente, ficam para trás.
Ainda não ficou convencido da importância do atendimeto para o seu negócio? Então, confira os benefícios que fortalecer o relacionamento com o seu cliente pode trazer para o sua empresa.

Reconhecimento no mercado 

O reconhecimento no mercado está ligado tanto à credibilidade como à reputação da marca. Credibilidade nada mais é que confiabilidade. Se você constrói um atendimento consolidado e seus colaboradores estão sempre dispostos a acolherem o seu cliente e a resolverem os problemas que ele tem, ele irá confiar cada vez mais na sua empresa. Conquistando essa credibilidade, as chances de você criar uma boa reputação são bem altas.
 

Satisfação dos clientes

 
Importar-se com seus clientes significa tratá-los de acordo com as expectativas dele. Quando um consumidor é bem atendido, ele se sente especial e valorizado, retribuindo o tratamento recebido, seja comprando ou compartilhando a experiência positiva que teve com a marca – mesmo que não tenha levado o produto. Isso significa que o bom atendimento contribui para a satisfação do cliente, aumentando as chances de ele se tornar fiel ao seu negócio.
 

Recomendação 

 
Se seu cliente está satisfeito com a sua empresa e é um consumidor fiel, as chances de ele indicar seu serviço para amigos e conhecidos é bem grande!
Você sabia que a recomendação de um amigo ou família é um dos fatores mais importantes para um consumidor decidir experimentar uma nova marca? Então, se você oferece um atendimento memorável para os seus clientes e eles te indicarem para os conhecidos, bom, você muito provavelmente terá um aumento de vendas.
Lembre-se que o contrário também acontece. Um atendimento ao cliente mal-feito pode fazer com seus clientes façam um boca-a-boca negativo sobre sua marca, afetando a percepção de outros possíveis compradores. De acordo com o CXTrends, 86% dos clientes afirmam que não indicariam ou fariam negócios novamente com uma empresa em que tiveram uma experiência ruim de atendimento.
Por isso, não deixe seu cliente sem resposta e sempre resolva suas solicitações.

Colaboradores motivados

 
O bem-estar dos funcionários é um das bases para construir uma cultura focada em atendimento. Para motivá-los e estimulá-los a realizar um atendimento ao cliente de excelência, é recomendável oferecer benefícios e bonificações.
Além disso, qualificação é fundamental. Quando a equipe está bem treinada e alinhada aos valores da empresa, isso transparece em cada trabalho realizado. Colaboradores motivados vivem e promovem a cultura da empresa durante os atendimentos, investindo na experiência do consumidor, que se sente satisfeito com o tratamento recebido.
Por isso, é importante contar com um sistema ERP online atrelado a um software de atendimento, afinal, eles ajudam a diminuir as tarefas da equipe para ela possa focar mais nas atividades realmente relevantes para garantir um relacionamento duradouro com o cliente.
Isso diminui a rotatividade de pessoal, afinal, os colaboradores tem um propósito no seu dia-a-dia. É preciso pensar que uma equipe de atendimento ao cliente dedica grande parte do seu tempo de vida naquela função. Por isso se o trabalho não é satisfatório, as pessoas não se mantêm no emprego.

Redução de custos do atendimento ao cliente e aumento de lucros 

Como dissemos, investir em um bom atendimento ao cliente garante uma boa reputação para o seu negócio. Se eles estão satisfeitos, fazem recomendação e fidelização de clientes. Qual o resultado disso? Atração de ainda mais consumidores e aumento da receita que os mais antigos trazem para o seu negócio. Afinal, com uma base sólida de clientes, é possível investir em práticas lucrativas. Um dos exemplos é o cross e o up selling, que permitem vender mais para consumidores existentes.
Além disso, mostramos como uma cultura de atendimento fortalece o engajamento e melhora a satisfação da sua equipe. Assim evitamos o turnover de funcionários e o gasto com novas contratações, ou seja, reduzindo os custos que você tem.
Reduzir custos e aumentar os lucros…é o que você quer? Acho que sim, não é mesmo? Então, invista em um bom atendimento e caminhe em direção ao sucesso!
Autor convidado

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