Gestão de Equipe: 3 dicas para melhorar a performance do seu time

Gestão de Equipe

Ter uma equipe totalmente e com habilidades e competências na medida é o sonho de qualquer empreendedor.

No entanto, aumentar a produtividade e a motivação dos membros da equipe pode ser mais difícil do que parece. Afinal, quando se trata de pessoas, é preciso ter estratégias personalizadas e conhecer cada perfil profissional.

Mas, afinal, quais as medidas que um gestor pode tomar para que cada funcionário seja mais produtivo e agregue valor para a organização?

A tarefa é simples: é preciso se preocupar com a relação e a estrutura interna de todos os colaboradores, ou seja, criar estratégias para aumentar a qualidade de vida e fazê-los se sentir melhor no dia-a-dia!

Esse também é um dos principais erros cometidos pelos empreendedores quando o assunto é produtividade.

E por isso nós produzimos esse post para te mostrar algumas dicas que vão impulsionar a boa performance da sua equipe e gerar resultados altamente positivos! Quer saber mais sobre tudo isso? Então continue nos acompanhando!

1- Deixe claro os princípios da empresa

Os princípios basicamente se tratam do conjunto dos valores, hábitos, atitudes e comportamentos da organização.

Ou seja, os princípios deixam claro a razão de existência das empresas, onde ela quer chegar, e quais os seus valores éticos, morais e profissionais.

Se você tem uma empresa de etiqueta de segurança, por exemplo, e não tem princípios transparentes, os colaboradores não podem ter um bom direcionamento para elaborar suas tarefas diárias.

Além dos princípios, ter uma empresa que seja transparente repasse todas as informações e resultados também é uma ótima maneira de fazer com que os profissionais fiquem mais motivados e possam ir adiante com seus projetos dentro da empresa.

Uma das formas de transparecer seus princípios e informações é por meio de reuniões, treinamentos e palestras, onde a comunicação é mais dinâmica e clara, por exemplo.

2- Invista na comunicação interna

A comunicação entre todos os membros de uma equipe nunca deixou de ser importante. Isso, pois a comunicação promove o alinhamento, diminuição do ruído interno e também deixam os colaboradores na mesma sintonia e motivação!

Por isso, não deixe de investir em planos e ferramentas que otimizem a comunicação e deixe o relacionamento entre os membros mais simples e dinâmico.

Se você atua em uma empresa de molde de injeção plástica, por exemplo, e quer otimizar a comunicação da sua equipe de vendas, uma das formas de investir é por meio do CRM, um software que registra e gerencia todas as informações de potenciais clientes e consumidores, além de registrar os assuntos e negociação de todos os profissionais.

Outra plataforma de comunicação é o Slack, que basicamente funciona como um chat entre os funcionários.

Com as estratégias e ferramentas eficientes, sua equipe deixa de cometer erros de alinhamento e é consequentemente mais produtiva em suas atividades!

3- Aposte nos feedbacks

Os feedbacks são sempre importantes para que um profissional saiba aonde desenvolver sua performance e conseguir entregar os melhores resultados com mais clareza.

Porém, muita das vezes esse processo não é aplicado entre os líderes por falta de tempo ou muita ocupação.

Mas entenda que o feedback é essencial para os funcionários. Eles poderão saber se o trabalho deles está impactando a empresa, seja positivamente ou negativamente.

Essa é uma das melhores formas de mostrar os resultados de forma transparente e engajar os profissionais.

Mostre quais foram as conquistas e as habilidades de cada funcionário e o motive a realizar sempre tarefas eficientes e que gere resultados para a organização.

Por fim, essas dicas podem ser aplicadas em qualquer empresa de qualquer segmento! Seja ela um comércio, escritório de advocacia, indústrias de oxigênio medicinal, entre outros. O que está esperando para aplicar essas dicas e engajar sua equipe? Gostou do post?

 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Veja também

Leave a Comment