AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Gestão de Marketing: O que é e como aplicar na sua empresa?

Gestão de Marketing: O que é e como aplicar na sua empresa?

A gestão de marketing tem como objetivo criar o planejamento, definir os objetivos, indicadores, e metodologias que serão utilizadas para alcançar os objetivos da empresa.

É comum que as pessoas confundam marketing com promoção de vendas, porém às tarefas são bem mais complexas. O gestor de marketing fica responsável por planejar todas às áreas de contato com o público-alvo.

Neste momento entra a pesquisa, planejamento, estratégia, mensuração e processos, que irão nortear todas às decisões e apresentar a efetividade das ações.

Para lhe ajudar, iremos explicar o que é gestão de marketing, como o gestor atua dentro das empresas, qual a importância deste setor e como você pode amplificar os seus resultados.

Separamos cada etapa da gestão de marketing e os pontos que merecem destaque. Aproveite a leitura!

O que é gestão de marketing?

Gestão de marketing compreende todo o gerenciamento dos processos, pessoas e estratégias de marketing com o objetivo de cumprir as metas definidas pela direção da empresa.

A gestão do marketing é uma ciência, onde os profissionais precisam entender às necessidades e desejos do público, e transformar em produtos e serviços que gerem lucros para a organização.

Dentro do marketing podem existir um setor apenas para publicidade, mídia online, relacionamento com parceiros, porém todas eles estarão sob a supervisão da gestão de marketing.

O que faz o gestor de marketing?

Em pequenas empresas, não é comum ter um departamento de gestão de marketing, já que muitas vezes às equipes são reduzidas. Porém isto não exclui a necessidade de uma profissional capacitado para executar um marketing estratégico.

A existência do gestor de marketing, demonstra o grau de importância com o qual os diretores tratam a comunicação da empresa.

O gestor atua como um elo entre a equipe operacional e a direção da empresa, certificando-se que o planejamento está sendo executado corretamente. Este profissional irá alinhar todos os processos e garantir que a empresa alcance o resultado esperado.

As principais tarefas do gestor de marketing são:
⦁ gerenciar a equipe;
⦁ acompanhar os projetos;
⦁ relacionamento com parceiros;
⦁ desenvolvimento de campanhas;
⦁ monitorar os KPIs;
⦁ gerenciar o orçamento de marketing;

Então podemos ver como o próprio nome sugere, o papel do gestor de marketing é coordenar todo o departamento, e embora não seja obrigatório que este profissional coloque a mão na massa, é importante que conheça a prática.

Qual a função da gestão de marketing?

Todas as empresas precisam divulgar seus produtos ou serviços, desta forma conseguirão atrair novos clientes e aumentar as suas vendas.

É preciso compreender a importância do marketing para o sucesso da empresa, pois é preciso um planejamento estratégico para que as ações tenham efeito, caso contrário, serão apenas ações isoladas e ineficientes.

É fundamental que o responsável pela gestão de marketing realize um planejamento dos canais de aquisição de cliente, persona, linguagem que será utilizada, pois isso aumentará as chances das ações terem um resultado positivo.

Quando o gestor age desta forma, às ações têm um embasamento técnico que serve como suporte para a equipe operacional, além de tornar os resultados das ações de marketing mensurável.

Às vantagens deste tipo de planejamento são inúmeras, como o fortalecimento das relações mercadológicas, gerar valor para a marca, aproxima o relacionamento com os stakeholders, e sem bem trabalhadas, trazem resultados positivos a médio e longo prazo.

Estas ações tornam a empresa mais competitiva, permite uma atuação macro e micro, permitindo que os gestores de marketing se antecipem diante dos possíveis cenários do mercado, o que pode gerar grandes oportunidades de negócio e impedir que sua empresa sofra grandes prejuízos.

Por que devo realizar a gestão de marketing na minha empresa?

A gestão de marketing é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, porém é preciso entender quais são os benefícios que este tipo de setor pode trazer para a sua empresa. São eles:

Ter conhecimento do mercado

A pesquisa de mercado é uma ferramenta muito importante para o marketing, pois desta forma é possível conhecer os concorrentes, o público-alvo, os fatores externos que podem afetá-lo, e desta forma é possível traçar estratégias.

Melhorar a relação com os clientes

Conquistar consumidores é um dos objetivos principais do gestor de marketing, por isso é preciso conhecer profundamente o comportamento do cliente. Mais caro do que utilizar a estratégia errada, é criar uma boa estratégia de marketing para trazer o público errado.

Isso porque trazer às pessoas erradas para o seu produto ou serviço, faz com que não importa quão bom ele seja, nunca atenderá às expectativas deste público.

Alcançar resultados melhores para a empresa

Uma das funções da gestão de marketing é garantir que os objetivos e metas sejam cumpridas, e caso não tenham o resultado esperado, identificar onde ocorreram os erros e resolvê-los.

O marketing vai muito além das métricas de vaidade, como o caso dos likes e compartilhamentos nas redes sociais, aliás, isso inclui também o tráfego nos sites, afinal tráfego sem vendas, é energia desperdiçada.

Aumento da performance da equipe

Nem sempre é necessário ter uma equipe com muitas pessoas, porém é importante que elas estejam capacitadas para executar às suas tarefas com eficiência.

Isso significa que é papel do gestor de marketing identificar as habilidades de cada membro da equipe e distribuí-los da melhor forma possível. Colocar a pessoa certa em determinada função, pode gerar um ganho de performance muito alto, e que pode impactar todo o trabalho da equipe.

Manter a equipe motivada também não é uma tarefa fácil, requer planejamento, domínio das técnicas, o que um bom gestor de marketing deve dominá-las.

Como podemos ver a gestão de marketing é uma complexa, requer um profissional multitarefas e com experiência em diferentes áreas, afinal, este profissional irá auxiliar os demais membros da equipe.

Gostou deste artigo? Ele foi escrito pelo William da Logos BR, uma consultoria de marketing especializada em pequenas e médias empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *