Saiba como fazer uma boa gestão de marketing

gestão de marketing

Não é surpresa afirmar que o marketing é importantíssimo, quando se trata de angariar vendas de produtos ou serviços. No entanto, sabemos que muitos profissionais não sabem como fazer uma boa gestão de marketing e acabam perdendo dinheiro e tempo. Além do mais a falta desse conhecimento só prejudica o avanço de qualquer negócio.

Pensando em te ajudar decidimos escrever este texto com algumas dicas de como fazer uma boa gestão de marketing. Porém, antes de começar, vamos entender inicialmente o que é gestão de marketing.

Sendo sucinto, gestão de marketing é toda e qualquer ação que foca em analisar estratégias, que busca o aprimoramento e implementação. Tendo o intuito de melhorar o processo interno ou externo de uma determinada organização.

Afinal, Como fazer uma boa gestão de marketing?

Agora que você já sabe basicamente o que é gestão de marketing, preparamos a seguir alguns passos para que você saiba como fazer uma boa gestão de marketing e com isso garanta a lucratividade e o sucesso do seu negócio. Sem demora vamos aos passos:

Faça uma análise de SWOT

Um dos principais fatores para que você tenha sucesso em uma gestão é conhecer bem o seu produto ou serviço, entender quais os pontos fortes e fracos.

Por isso que fazendo uma assertiva análise de SWOT, você conhecerá de forma meticulosa, quais as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Munidos com essas informações terá maior assertividade nas ações de marketing que realizar.

Fique atento com o ROI (Retorno sobre o investimento)

Uma das coisas que não podem faltar em uma boa gestão de marketing é o acompanhamento do investimento. Ao realizar um acompanhamento detalhado sobre o seu investimento, você poderá perceber quais ações foram assertiva e quais não obtiverão o resultado esperado.

A partir do momento que estiver com essa informação, você poderá manter ou melhorar o que deu certo, e excluir aquela estratégia que não foi interessante para a empresa.

Isso pode parecer algo sem muita importância, ou um clichê. No entanto, é fundamental para a saúde financeira de uma organização.

Cuidado com o exagero

Com o desejo de realizar grandes mudanças, engajar equipes e produzir resultados imediatos. Muitos profissionais “trocam os pés pelas mãos” na hora de realizar uma gestão de marketing.

Vale ressaltar que para realizar uma gestão de marketing eficiente é fundamental ter calma e saber que ser criterioso é um ponto importante para ter maior possibilidade de acerto.

Por isso, cuidado com o exagero, não crie, por exemplo, 25 ações de marketing e comece a executar de uma hora para outra.

Os detalhes fazem toda diferença

Uma das coisas que você precisa saber para fazer uma boa gestão de marketing é entender que os detalhes são cruciais e podem fazer toda a diferença.

Por isso que ficar atento as constantes mudanças no comportamento do consumidor, os avanços tecnológicos, o surgimento de bordões, o crescimento do marketing digital, entre outros fatores, são detalhes que não podem passar despercebido quando se deseja realizar uma gestão de marketing de qualidade.

Pois, quando estamos cientes dessas mudanças, conseguimos gerenciar de forma mais conveniente, e objetiva, obtendo assim resultados mais consistentes.

Tenha uma equipe engajada

Para que possa ser realizada uma boa gestão de marketing é preciso que exista uma equipe focada e engajada com as ações propostas. Por conta disso é essencial que o gestor de marketing saiba engajar sua equipe de forma correta.

Para fazer isso ele precisa de algumas estratégias básicas, como fornecer feedbacks construtivos, definir metas alcançáveis, proporcionar treinamentos de qualidade para sua equipe, entre outras coisas.

O importante é valorizar sua equipe, para que assim você consiga realizar todas as ações de marketing da melhor forma possível.

O Marketing não resolve tudo sozinho

Entender de forma clara que o marketing não faz tudo sozinho é sem dúvida um passo importante para que uma organização tenha sucesso. Para se realizar uma gestão de marketing com maestria é fundamental que ocorra uma sintonia entre os outros departamentos-chave da empresa. Como, por exemplo, recursos humanos, vendas, entre outros.

Ocorrendo de fato esse entendimento as decisões tomadas com certeza poderão gerar resultados mais sólidos.

As dicas que foram citadas nesse texto foram os passos primordiais para se realizar uma boa gestão de marketing. Dito isso, recomendo que você não deixe de lado esses ensinamentos. Pois, eles poderão ser determinantes para o sucesso da sua gestão.

Autor convidado: www.agregarconhecimento.com

Veja também

Leave a Comment