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Gestão de qualidade, entenda sua importância no seu negócio

Gestão de qualidade, entenda sua importância no seu negócio

A gestão da qualidade se relaciona à diversas atividades coordenadas para gerenciar uma determinada empresa, com o objetivo de proporcionar melhorias nos processos e oferecer produtos diferenciados para os clientes.

 

É a ação voltada para dirigir e controlar todos os processos organizacionais — finanças, contabilidade, gestão de pessoas, gestão de dados, entre outros, possibilitando a melhoria de produtos e serviços, procurando fornecer uma satisfação completa às exigências de expectativas dos clientes.

 

O investimento nessa atividade, tem sido feito desde o pós-guerra no Japão. Hoje ele conta com três pilares, são eles: A busca de melhoria contínua, a comunicação e o uso de tecnologias adequadas. São diversos os benefícios de investir nesse fato, as quais afetam positivamente muitas áreas, equipes e processos da corporação.

 

Qual a sua importância?

Com o mercado cada vez mais competitivo e cheio de concorrentes, as empresas são obrigadas a ter uma vantagem sobre essa situação. Para que isso aconteça, existe um investimento em produtos e serviços de qualidade. 

 

Há uma série de fatores que pode afetar negativamente o desempenho e a competitividade das empresas,  em termos de qualidade e produtividade, como:

  • Capacitação deficiente de recursos humanos;
  • Modelos gerenciais ultrapassados;
  • Decisões sem base ou verificação dos fatos;
  • Posturas e atitudes que não promovem a melhoria contínua.

A gestão de qualidade, é quem pode reparar esses desempenhos através de uma análise sistêmica que consegue identificar pontos que necessitam de melhora. É por meio dela que é possível otimizar os processos, estabelecendo um vínculo maior com os clientes e, consequentemente, gerando fidelização.

 

Tal gestão de Qualidade trabalha em fluxos e processos dentro do ambiente corporativo para que cada vez menos, produtos eletrônicos de uma empresa, por exemplo, vá parar em qualquer local de Reciclagem de componentes eletrônicos, e sim, vá para uma empresa de confiança que seja sustentável.

 

A gestão de Qualidade, além de transformar um negócio, pode garantir uma saúde financeira muito mais alinhada. A organização ganha credibilidade e confiança na realização de fluxos diários, mostrando o potencial de seu funcionário e deixando de lado essa preocupação sobre o que está sendo feito ou não, pois existem regras e metas para tal objetivo.

 

Vantagens da Gestão de Qualidade

  • Aumento de satisfação e fidelização dos clientes

Ao comprar um aparelho eletrônico, por exemplo,  você não vai querer levá-lo a uma Coleta de Lixo Eletrônico ou uma assistência técnica tão rapidamente. Pensando nisso, a gestão de qualidade realizando estratégias de vendas, proporciona os melhores produtos aos consumidores. 

 

Conseguindo assim uma satisfação do consumidor, é possível fidelizá-lo. Fidelizar pessoas é super importante para manter sua empresa no ramo competitivo, entenda que grandes empresas só se mantém no mercado quando existe clientela fixa e fiel ao seu produto.

 

Além disso, mesmo que o consumidor não volte mais à loja, existe a possibilidade dele recomendar os seus produtos para outras pessoas. O chamado marketing orgânico (ou seja, não pago) entre os próprios clientes, é uma forma poderosa de divulgação dos seus produtos e funcionalidades, tal benefício permeia mediante o uso de uma boa gestão.

 

  • Redução de custos operacionais

Ao vermos a falta de qualidade de uma empresa, certamente haverá vários custos. Confira alguns deles:

 

  • Descarte de produtos;
  • Recall;
  • Retrabalho;
  • Danos à marca;
  • Reclamações dos clientes.

 

Investir na qualidade é um modo de suavizar tais problemas como esses, assegurando que eles sejam cada vez mais raros no seu negócio. Assim, o negócio poderá progredir, realizar fluxos e processos de grande  lucratividade e ter uma atuação mais específica.

 

A gestão de qualidade por traz do Marketing de um determinado produto, pode ajudar a efetuar um plano de publicidade que agregue interesse no consumidor em adquirir tal produto levando em consideração o descarte dele de forma positiva.

 

Quando o seu cliente faz uma compra de um celular, por exemplo, ele pretende que o produto dure um tempo razoável para posteriormente fazer um Descarte de lixo eletrônico corretamente.

 

Com a rotina produtiva da organização se tornando mais eficiente, os custos de produção são reduzidos, já que é possível orçar com precisão todo o gasto necessário do início ao final do produto. 

 

Assim, falhas comuns nos processos, como o retrabalho e o desperdício de recursos, tornam-se raridade, e o engajamento dos colaboradores se torna melhor, gerando uma economia valiosa para a empresa.

 

  • Elevação dos lucros e da competitividade no mercado

Quando existe atração de novos consumidores, funcionários comprometidos e diminuição considerável de custos administrativos, o resultado é ser pioneiro no mercado e se tornar mais competitivo.

 

Com esses diferenciais, os lucros sobem e a empresa se torna referência no ramo em que opera. Quando o nome da companhia aparece, ela vem como uma das primeiras opções do cliente quando se pensa em um  determinado produto, com isso existe uma gestão de qualidade bem aplicada.

 

A credibilidade sofre uma grande evolução, podendo fazer sua empresa ser divulgada em revistas científicas, por exemplo, por isso, a gestão bem aplicada gera admiração, reconhecimento e respeito pela sua marca.

Invista na Gestão de qualidade e ganhe mais confiança no seu negócio. 

 

Adotar os métodos da gestão de qualidade é aumentar a credibilidade e competitividade, gerando assim mais lucro para a empresa e fidelização dos consumidores.

A importância da gestão de qualidade reside, principalmente, na melhoria dos serviços prestados, evitando a ida dos consumidores a postos de coleta de lixo eletrônico, assistências de manutenção, realização de reclamações, entre outros. 

 

A gestão de qualidade trabalha para uma melhor experiência do consumidor. Ela é um dos requisitos mais importantes para as organizações, podendo melhorar fluxos e processos internos fidelizando clientes e funcionários a uma determinada marca.   

 

Conteúdo produzido por Business Connection

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