Como ganhar tempo na gestão do meu negócio?

gestão de negócios

“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito” (Pitágoras). No mundo dos negócios e na vida pessoal vivemos perseguindo o objetivo de dar conta de tudo e sob o desafio da escassez de tempo. Como driblar esta questão?

 

Tempo é uma moeda que desapareceu do mercado. A correria do dia a dia, nos faz até  desconfiar se a tecnologia chegou para nos auxiliar neste quesito ou não. A falta de tempo é uma das principais queixas da humanidade nos dias atuais e seguimos atentos à toda e qualquer alternativa que nos permita ter um pouco mais deste recurso precioso no nosso cotidiano.

Alternativas como acordar mais cedo, dormir mais tarde, esticando ao máximo o horário que nos dedicamos ao negócio pode ser um começo. Mas mesmo os workaholics (viciados em trabalho) precisam descansar.

Quando o assunto é otimizar este recurso na empresa, o segredo está em ser mais eficiente, dar foco ao que merece foco e aproveitar ao máximo as tecnologias que nos fazem poupar tempo.

 

Mas como o gestor pode aumentar a sua eficiência?

Muitos empresários se sentem desconfortáveis com esta questão porque sabem o quanto se dedicam aos negócio. Contudo, se sentem pouco efetivos em alguns aspectos e improdutivos em outros. Apesar de reuniões de metas e de acompanhamento com toda a equipe, a realidade da empresa não demonstra um crescimento sólido. É como se as coisas não engrenassem nunca.

Para este mal, existe um remédio! A Gestão de Indicadores ou Gestão de Desempenho é uma técnica que identifica o que, comprovadamente, deve merecer maior atenção do empresário através da análise de dados, destacando as variáveis que mais impactam quando o assunto é o aumento da produtividade, a geração de receita ou redução de custos e despesas.

A partir da descoberta destes fatores mais relevantes, são definidas metas mensuráveis por função e são desenvolvidos e utilizados programas (softwares) para facilitar o controle e a visualização dos resultados daquilo que é mais estratégico para o aumento dos lucros e o crescimento do negócio.

Desta forma, a empresa e a equipe “entram nos eixos” e os resultados que só podiam ser acompanhados manualmente, setor por setor, e que demoravam dias, às vezes, semanas, passam a ser visualizados em tempo real.

Todos sabemos que ter foco é primordial para aqueles que sabem onde querem chegar.  E ter foco no que aumenta o lucro é a melhor maneira de definir o que realmente deve estar na lista de prioridades do empresário. Por isto, podemos afirmar que a Gestão de Indicadores, ao atribuir mais agilidade à tomada de decisão, é uma expertise que economiza tempo.

Outra forma de administrar bem este escasso recurso e está, intimamente, ligada ao que acabamos de mencionar, é usar ferramentas que garantem o funcionamento da empresa.

 

Gestão Empresarial

Investir em ERP é investir na automatização da gestão empresarial, integrando diversos setores dentro de um ambiente confiável e previsível. O ERP atua como um ponto de equilíbrio dentro de sua gestão, integrando diferentes setores e medindo todas as variações mensais de seu negócio.

 

Assim, de maneira simples e fácil, você pode visualizar e acompanhar o andamento do que importa na sua empresa, poupando aquelas horas e horas de conferência /retrabalho e de trabalho sem foco no que realmente trará resultados para o seu negócio. É dessa forma que você, empresário/ gestor conseguirá investir seu tempo de maneira eficiente.

 

Conclusão

A Solverus realiza uma consultoria de gestão diferenciada, utilizando Ciência de Dados para  selecionar indicadores e monitorar o desempenho da sua empresa. Analisando dados históricos, nossos especialistas conseguem mostrar tendências, explicitar relações de causa e efeito que identificam os pontos de foco para ajustes dentro do negócio e revelam o caminho a ser percorrido para encontrar oportunidades que contribuirão para aumento da produtividade, diminuição de custos e despesas e aumento percentual de lucro. Leia mais sobre a contribuição da Ciência de Dados na Gestão de Desempenho em: “O que é e para que serve a Gestão de Indicadores” no blog da Solverus).

 

Gostou do artigo? Compartilhe. Saiba mais sobre gestão de empresas em nosso blog.

 

Postagens relacionadas

Veja também

Leave a Comment