Skip to main content
gestao empresarial

Gestão empresarial: Como organizar a gestão de uma empresa

 

Um dos aspectos mais influenciadores para sobrevivência das empresas, principalmente as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) está relacionado a gestão empresarial. A falta de planejamento, controle e visão estratégica são os principais responsáveis pela alta taxa de mortalidade empresarial.

Na maioria dos casos, a deficiência desta competência está relacionada à falta de conhecimento dos(as) empresários(as) sobre gestão. Muitos(as) deles(as) montam seus negócios devido ao elevado conhecimento técnico acerca do serviço ou produto da empresa, e não sobre os conceitos de gestão, liderança, contabilidade, planejamento estratégico, entre outros.

E então, você quer melhorar a gestão do seu negócio? Acompanhe as dicas e orientações a seguir!

Como posso melhorar minha Gestão empresarial?

Para entendermos melhor os conceitos de gestão empresarial vale a pena criar um paralelo entre a gestão de um negócio e o funcionamento de um relógio. Para que um relógio possa funcionar existe uma série de engrenagens que possuem tamanhos e velocidade de funcionamento diferentes. Mas todas elas precisam trabalhar em sincronia para que o relógio desempenhe a sua função da melhor forma possível.

Isto quer dizer que para que uma empresa apresente um bom desempenho e uma boa gestão, é necessário que cada aspecto do negócio esteja em sincronia com os demais. Porém, para que isto ocorra algumas áreas deverão ter maiores cuidados que outras.

Para ajudar você com estas questões, separamos os principais aspectos que influenciam positivamente a gestão empresarial.

Aproveite e conheça “Os 8 principais erros de gestão cometidos pelas micro e pequenas empresas”.

Visão Sistêmica

É preciso ter uma visão sistêmica sobre o negócio, ou seja, também é necessário se desconectar da operação em alguns momentos para desenhar estratégias para a empresa.

Esse tipo de visão possibilita ao empreendedor realizar uma autoavaliação da empresa e enxergar o negócio de forma mais ampla. Além disso, deve-se observar com maior facilidade qual aspecto da empresa apresenta melhor desempenho. Avalie também onde é necessário melhorar (e o que pode ser feito em relação a isto). Observe onde se encontram as oportunidades e ameaças fornecidas pelo mercado.

Planejamento Estratégico

Após pensar estrategicamente, chega a hora de definir todo este planejamento. Ou seja, elaborar o Planejamento Estratégico da empresa.

Através desta ferramenta, você irá definir a razão de existir da empresa, seus objetivos e metas de curto, médio e longo prazo. Bem como, irá analisar o mercado em que sua empresa atua (concorrentes, fornecedores, parceiros, entre outros).

O principal objetivo desta ação é estabelecer um “norte” para todas as ações que a empresa vai realizar daqui para frente.

Gestão Financeira

Para realizar uma boa gestão financeira do seu negócio, você precisa estar atento a todos os custos envolvidos. É preciso analisar se a formação de preço do seu produto/serviço está correta. Também é importante implantar um fluxo de caixa para acompanhamento das contas a pagar e receber.

Atualmente, existem Softwares de Gestão Empresarial que podem ajudar você. Eles  promovem soluções em gestão de estoque, gestão financeira, orçamento e vendas, além de fornecer relatórios sobre cada área da sua empresa. Tudo isso de forma rápida e eficiente.

Gestão de Pessoas

As pessoas são o maior ativo de qualquer empresa, e por este motivo precisam de uma atenção especial.

Então, devemos sempre procurar realizar ações que busquem promover uma melhoria deste aspecto, tais como: mentorias, reuniões de feedback, melhoria do ambiente de trabalho, motivar e engajar a equipe, descentralizar ações e fornecer autonomia, delegar atividades e promover treinamentos e capacitações para a equipe.

Lembrando que todas estas atividades precisam ser acompanhadas, para que possamos analisar estas ações estão gerando os resultados esperados.

Gestão por Processos

Gerenciar as atividades e mapear processos da empresa é fundamental para realizar uma análise crítica de como se executa suas atividades operacionais.  Também é muito importante, identificar onde se encontram os principais gargalos e entraves que prejudicam o desenvolvimento destas atividades.

A gestão por processos também auxilia na identificação e implantação das oportunidade de melhorias presentes em cada processo estudado.

Gestão por Indicadores e Tomada de Decisão

Para otimizar a gestão do seu negócio é interessante que se estabeleça metas e indicadores que possam mensurar o desempenho e disponibilizar informações para a tomada de decisão acerca das estratégia adotadas.

Esta ação permitirá que a sua empresa passe a tomar decisões mais acertadas, baseando-se sempre em dados e indicadores. Essa estratégia aumentará significamente as chances de sucesso do negócio.

Em resumo…

Para organizar a gestão da sua empresa você deve sempre ficar atento a todos os aspectos que citamos anteriormente.

Entretanto, a sua maior parcela de atenção deve se voltar as relações entre todas as áreas da empresa (marketing e vendas, vendas e financeiro, operação e vendas, etc.), com o objetivo de promover melhores resultados por meio da sinergia entres todos estes aspectos.

Continue sua leitura conhecendo mais 5 Dicas para a gestão empresarial eficiente.

 

Autor convidado

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *