GO inbound marketing pode alavancar o crescimento da sua empresa

O inbound marketing tem ganhado a preferência de muitos empresários, ajudando a melhorar o posicionamento de suas marcas no mundo digital e também se relacionar melhor com seus públicos-alvos. Mas, você já pensou em ir além disso e transformar a sua estratégia em uma verdadeira máquina de vendas?

Pois saiba que isso é possível, desde que alguns passos importantes sejam seguidos na hora de montar e executar a sua estratégia, fazendo com que o Inbound Marketing lhe gere uma receita previsível e escalável, sem a necessidade de grandes equipes ou investimentos.

Quer saber mais? Continue a leitura!

 

Por que transformar o Inbound Marketing em uma máquina de vendas?

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Pode ser que você esteja se perguntando, afinal, porque modificar as suas estratégias, se elas parecem trazer um resultado interessante ao negócio. Porém, alguns problemas podem ser recorrentes no seu dia a dia, como:

  • seus esforços de marketing e vendas custam mais do que o seu lucro em cada venda;
  • suas vendas estão abaixo do esperado;
  • suas estratégias atraem um bom número de leads, mas eles não são adequados ao seu negócio e não têm propensão de fechar negócios com você;
  • você não tem ideia de quanto venderá no próximo mês porque não tem um processo previsível.

Se viu em algumas dessas situações? Então pode ser uma ótima solução transformar as suas estratégias e usar o conceito de máquina de vendas – ou seja, um processo de aquisição e manutenção de clientes, de forma previsível, escalável e lucrativo.

Mas, para começar, é fundamental que você entenda um ponto importantíssimo: a máquina de vendas deverá sempre ser pensada pelos olhos do cliente. Assim, as suas estratégias não serão montadas com o intuito de vender simplesmente, mas sim de ajudar o seu cliente a descobrir mais coisas que o preocupa e ajudá-lo a se decidir por uma solução.

 

Como começar a montar minha máquina de vendas?

 

Já está convencido da importância de alinhar as suas estratégias de Inbound Marketing e começar a montar a sua máquina de vendas? Então veja os pontos fundamentais que separamos.

 

  1. Entenda quem é o seu cliente certo

 

Para uma máquina de vendas efetiva, você precisa posicionar a sua empresa no mercado certo, definindo o perfil do cliente.

O que isso significa? Explicar para o mercado os valores da sua marca que justificam comprar de você ao invés do seu concorrente, ou ainda porque pagar mais caro no seu produto, em troca de uma performance melhor.

Comece passando pelos pontos:

  • Quem é o seu potencial comprador?
  • Quais dos seus problemas e dilemas podemos resolver?
  • Por que somos a melhor escolha para essas pessoas?

Após criar a sua proposta de valor, teste com seu público interno, analisando se os seus colaboradores entendem e identificam esses diferenciais competitivos no seu negócio. Se isso acontecer, use esse posicionamento como referência para toda a comunicação que você fizer.

 

  1. Desenhe sua estratégia de marketing focada no cliente

 

Para o Inbound Marketing, o foco sempre deverá estar no cliente, por isso ter conhecimento sobre essa pessoa, seu estilo de vida e seus desejos é tão importante.

Aqui, você pode começar a definir o seu funil de vendas, definindo metas para cada etapa e buscando benchmarks para referencial competitivo.

 

  1. Comece a atrair os seus clientes ideais

 

Uma máquina de vendas eficiente é aquela que consegue atrair clientes, mantê-los e ampliá-los, somente assim você terá previsibilidade de vendas e de lucro. Para as empresas que desejam crescer, ter meios previsíveis de gerar bons leads é essencial.

Na atração, você poderá usar uma infinidade de ferramentas, como:

  • mídias sociais, e-mail marketing e marketing de conteúdo;
  • anúncios em buscadores e mídias sociais;
  • otimização para buscadores (SEO);
  • programa de afiliados;
  • relações públicas e assessoria de imprensa;
  • eventos offline;
  • participação em palestras, feiras e eventos (online e offline);
  • criação de comunidade;
  • oferecendo cursos gratuitos;

Uma estratégia com bastante resultado é o uso de landingpages que ofereçam algo gratuito e útil para o seu visitante, como um e-book, um webinar, um whitepaper, um vídeo ou outro tipo de conteúdo que ajudam a resolver as dúvidas dos seus visitantes e engajá-los.

Para definir a melhor estratégia, pense no número de leads qualificados que você precisa gerar por mês e quais serão os papéis das equipes de marketing e de vendas.

 

  1. Qualifique os seus leads

 

A qualificação de leads é quando tentamos entender se esse visitante pode, quer ou precisa da sua solução e se você tem chances de apresentar a sua empresa a ele. Nos casos de marketing B2B esse tempo de qualificação pode ser maior.

Você poderá dividir os seus leads em 3 grupos:

  • os que têm clara intenção de compra;
  • os que ainda não estão no momento claro de compra;
  • os ruins para vendas.

Cada um deles precisará de estratégias e abordagens diferenciadas, sendo que a ideia é que todos se tornem leads com intenção de compra – e que podem ser abordados pelas suas equipes de vendas. Para isso, vá alimentando esses leads com informações sobre o seu mercado e a sua solução.

 

  1. Mantenha-se presente no pós-venda

 

Mesmo após qualificar os seus leads e fazer as abordagens corretas (fechando vendas e aumentando a sua lucratividade), você ainda precisa continuar se relacionando com esse lead, buscando torná-lo um cliente assíduo.

Foi pensando nisso que surgiu o conceito de CustomerSucess – clientes bem sucedidos têm uma relação benéfica com as empresas, identificam novas necessidades e continuam se relacionando com a sua marca.

Uma boa máquina de vendas é aquela que, mesmo após comprar de você, o cliente consegue continuar enxergando valor no que você oferece e benefício para a sua vida – por isso continua sendo um cliente fiel.

Nesse sentido, vale à pena garantir que o cliente use e goste do seu produto, enxergando valor naquilo. Você pode criar atividades que ajudem a engajar, construindo um método de suporte proativo, com medidas simples como ajuda online, fóruns, tutoriais e até interações personalizadas para aqueles clientes de alto valor.

Como você viu, planejar e entender o Inbound Marketing como um verdadeiro propulsor das suas vendas e do crescimento do seu negócio é muito importante, permitindo que você tenha uma taxa fixa de leads gerados por mês e de receita com vendas, de maneira automática e metrificável.

Leia também: Como o Inbound Marketing pode aumentar suas vendas?

Sobre o autor:

A Biz2Digital é uma Consultoria em Marketing Digital de resultados, especializada em Inbound Marketing para pequenas e médias empresas. Somos parceiros e certificados na metodologia de Inbound Marketing e na plataforma RD Station.

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