Nas mídias tradicionais, os anúncios já são opções de publicidade bastante conhecidas. E, no universo virtual, também existem opções semelhantes, os chamados “ads”.
Entre os mais populares estão o Google Adwords e o Facebook Ads. Porém, apesar de conhecidas, essas opções costumam deixar muitas pessoas confusas, principalmente na hora de optar entre qual das duas investir.
Esse é o seu caso? Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!
O que é o Facebook Ads e como ele funciona?
O Facebook Ads é a rede de anúncios do Facebook, e, embora existam opções semelhantes em outras redes sociais, esse ainda é o preferido de muitos especialistas em marketing digital, já que o Facebook é hoje a rede mais usada (e com maior taxa de retorno).
Esse tipo de ads é bem dinâmico e permite o uso tanto de textos, como de fotos e vídeos, redirecionando o público que recebe o anúncio tanto para a sua fanpage, como para o site da sua empresa.
Veja o exemplo:
Diferente dos demais tipos de anúncios virtuais, o Facebook Ads possui um alto poder de segmentação, afinal, a maior parte dos usuários oferece uma vasta riqueza de detalhes na hora de preencher o seu perfil.
Essa segmentação mais alta permite, claro, que você potencialize os seus esforços e recursos, ficando mais fácil encontrar e falar com a audiência exata do seu negócio, aumentando as chances de sucesso das suas estratégias.
Além disso, por permitir o uso de recursos visuais como fotos e vídeos, os anúncios tendem a ser mais persuasivos do que os que contam com apenas texto, mexendo com outros sentidos do usuário.
Forma de pagamento:
O Facebook Ads funciona com o pagamento por cliques ou por visualizações, sendo que o último é feito a cada mil exibições do seu anúncio e pode ser também chamado de custo por mil (CPM).
Tipos de anúncio:
Outra vantagem é que o Facebook permite que você crie tipos de anúncios variados, que podem ser mais ou menos interessantes dependendo da sua estratégia. As possibilidades são:
- post promovido: um post orgânico é capaz de atingir apenas uma quantidade pequena de pessoas que curtem a sua página, graças as alterações constantes nos algoritmos do Facebook. Assim, ao impulsionar uma postagem você faz com que um número maior dos seus seguidores consiga visualizá-lo no seu feed de notícias, aumentando as chances de engajamento com o seu negócio;
- história patrocinada: esse é um tipo de anúncio exibido para os amigos de pessoas que já curtem a sua página e funciona como uma espécie de propaganda “boca a boca” virtual, mostrando as interações que os usuários estão tendo com a sua página (como compartilhando posts ou votando em enquetes, por exemplo).
Alcance:
Os anúncios no Facebook são direcionados para os usuários de acordo com o perfil determinado na campanha e também no comportamento dessas pessoas online.
Isso significa que, com uma boa estratégia de anúncios, é possível que um usuário entre em contato com o seu anúncio mesmo sem ter demonstrado ativamente nenhum interesse por algum tipo de conteúdo relacionado.
Assim, ele é bastante indicado para quem deseja capturar pessoas que ainda estão no estágio da descoberta, sendo que a conversão apenas acontece com anúncios extremamente atrativos.
O que é o Google Adwords e como ele funciona?
O Google Adwords é um tipo de anúncio do Google, também conhecido como “busca paga”. A cada ano esse sistema se torna ainda mais sofisticado e interessante, graças aos incentivos de pesquisa do Google e ao uso de tecnologias modernas como a inteligência artificial e a aprendizagem automática.
Nessa possibilidade, você poderá criar anúncios em texto que redirecionem para o seu site, um hotsite, uma landing page ou até para as suas mídias sociais.
Ele funciona da seguinte maneira: você criará um anúncio e dará um lance na palavra-chave escolhida. Cada vez que um usuário fizer uma pesquisa no Google para a palavra-chave em questão, o seu anúncio será exibido ao lado dos resultados orgânicos, em áreas de destaque da página.
Veja como funciona o valor do lance de cada palavra-chave:

Formas de pagamento e fator de ranqueamento:
Ao contrário do Facebook Ads, aqui você pagará por cliques efetivos. Outra diferença está no fator de ranqueamento, ou seja, quando um usuário faz uma pesquisa, os motivos que levam o Google a colocar um anúncio mais bem ranqueado que o outro.
Para o Google são importantes pontos como: a qualidade e a relevância do seu anúncio para o usuário que está fazendo a pesquisa (muito mais do que o budget da sua campanha).
Assim, aqueles anúncios que trazem uma melhor experiência ao usuário acabam ranqueando melhor e, claro, trazendo também melhores resultados aos anunciantes.
Rede de Pesquisa e Rede de Display:
Hoje, o Google Ads possui uma infinidade de possibilidades para que você torne as suas campanhas de anúncios muito mais efetivas, entre elas está a possibilidade de anunciar na rede de pesquisa ou na rede de display.
A rede de pesquisa é a mais conhecida e são aqueles resultados mostrados diretamente na página de buscas do Google. Por isso, nessa opção, apenas são permitidos os anúncios em texto.
Já a rede de display é composta de sites que participam do programa de afiliados do Google, além de outras redes do próprio Google, como o Google Shopping e o Youtube.
Esses anúncios têm a possibilidade de serem mais visuais, contando com imagens ou vídeos, ajudando a aumentar a persuasão do usuário.
Alcance:
O Google Adwords possui uma diferença significativa em relação ao Facebook Ads, já que apenas consegue atingir aquelas pessoas que estão buscando pela palavra-chave relacionada ao seu anúncio.
Isso significa que suas taxas de conversão são mais altas, já que esse é um público um pouco mais segmentado e decidido. Por outro lado, se o usuário não pesquisa pela palavra-chave que você escolheu, ele nunca verá o seu anúncio.
Além disso, muitas pessoas sequer sabem que possuem um problema, e por isso não pesquisam por possíveis soluções para elas, sendo difícil atingir esse público com o Adwords.
Google Adwords ou Facebook Ads: qual usar?
Depois de entender um pouco mais sobre as diferenças de cada um deles, você já deve estar mais propenso a responder essa questão, não é mesmo? Afinal, decidir entre um e outro dependerá muito da sua estratégia e dos seus objetivos.
Se você procura, por exemplo, por uma melhoria no resultado de vendas da sua empresa, o Adwords é mais indicado, porque tem uma taxa de conversão maior.
Por outro lado, se você deseja construir ou consolidar a sua marca e melhorar o relacionamento com os seus clientes, o Facebook Ads é a melhor solução.
Lembre-se, contudo, que não é preciso escolher entre um e outro. Uma boa estratégia digital é capaz de trabalhar com as duas ferramentas. O Facebook Ads gerando uma nova demanda para o seu negócio, e o Google Adwords atendendo a demanda que já existe, juntos ajudando a aumentar ainda mais a visibilidade do seu negócio!
A Biz2Digital é uma Consultoria em Marketing Digital de resultados, especializada em Inbound Marketing para pequenas e médias empresas. Somos parceiros e certificados na metodologia de Inbound Marketing e na plataforma RD Station.
Gostou do conteúdo? Leia também: Por que contratar uma agência para campanhas de mídia paga?