AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Google Meu Negócio: O que é e 3 dicas para ter sucesso com essa ferramenta

Google Meu Negócio: O que é e 3 dicas para ter sucesso com essa ferramenta

O Google Meu Negócio ou Google My Business, objetiva facilitar que a sua empresa seja facilmente encontrada no Google Maps e em pesquisas locais. 

 

Em suma, o Google Meu Negócio é uma ferramenta que foi lançada em 2014, e tem como objetivo aumentar a visibilidade da empresa, deixando a marca com um bom posicionamento no buscador. 

 

Neste post, saiba como ser referência na sua região. Confira abaixo dicas para ter sucesso com a ferramenta!

O que é Google Meu Negócio?

O  Google Meu Negócio faz parte da lista de produtos oferecidos gratuitamente pelo Google. A ferramenta gratuita visa ampliar seus negócios através de recursos para chamar atenção de clientes próximos a sua empresa.

 

Antigamente, contar com a clientela local apenas por divulgações rasas, poderia ser suficiente. 

 

Contudo, essa realidade mudou faz tempo. Hoje, mesmo tendo conhecimento da sua empresa, o cliente procura de antemão através da pesquisa do Google

 

Não encontrar informações pelo mecanismo, gera vários pré-julgamentos a respeito da sua marca.

Afinal, o cliente deseja saber da infraestrutura, opinião de outros clientes, sua postura diante do oferecimento de serviços e a localização correta.

 

Ao cadastrar sua empresa na ferramenta, você pode gerenciar como o seu negócio aparece no Google Maps e na pesquisa do buscador.

 

Isso passa mais credibilidade ao possível consumidor local do seu serviço ou produto.

Impacto do Google na tomada de decisão do usuário

 

A proposta do Google Meu Negócio, também é fomentar empresas locais. Afinal, provavelmente, existe uma empresa que atenda a sua necessidade perto de você.

 

Por exemplo, digamos que alguém precise consertar sua TV e pense em levar numa loja de consertos muito conhecida, porém longe dali. 

 

Contudo, se esse cliente pesquisa no Google e encontra uma empresa local, bem ranqueada na SERP, localização do Google Maps e com todas as informações necessárias, é bem capaz que mude de ideia.

 

Logo, você é a única pessoa responsável em mudar a visão do seu cliente sobre o seu empreendimento, bem como mudar o pensamento errôneo de não existir um negócio confiável sobre determinado nicho perto de casa.

Benefícios de usar o Google Meu Negócio

Ao clicar na opção “Insights”, você tem acesso a dados muito úteis para serem usados na estratégia da sua empresa. São eles:

 

  • Quantas pessoas acessaram o seu site;
  • Quantas pessoas pediram rota até sua empresa;
  • O número de visualização das fotos;
  • O número de ligações feitas direto pelo Google;
  • Quantas pessoas descobriram sua empresa por meio da pesquisa;
  • Quantas pessoas buscaram o nome do seu negócio diretamente.

 

Estatísticas como essas, somadas às métricas mensais da sua empresa, compõe tomadas de decisões mais precisas.

 

Procure organizar tais informações na ferramenta Power BI, que comporta diversos formatos e tamanhos de dados numa tela super intuitiva.

 

Para isso, invista em um curso de Power BI para entender melhor como transformar os dados em insights e se destacar no mercado.

Como o Google Meu Negócio auxilia nas ações de SEO?

Para potencializar as vantagens oferecidas pela ferramenta, é recomendável combinar o SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) no site da sua empresa.

 

Isso é feito através da produção de conteúdo e com uso de palavras-chave relacionadas ao seu ramo.

 

Enquanto o Google Meu Negócio facilita que sua empresa seja encontrada de forma local, aplicar a estratégia SEO possibilita maior visibilidade da sua empresa em outros lugares e alcançar a primeira página do Google. 

 

Logo, você se torna referência além da sua cidade, mesmo que o seu potencial consumidor more longe e procure seus serviços sem a intenção de um lugar específico.

 

Como a atração de novos clientes, investir em brindes personalizados para aumentar o alcance da sua marca e acionar o gatilho de reciprocidade ao cliente, como uma boa avaliação do serviço no Maps.

 

3 dicas para ter sucesso com o Google Meu Negócio:

#1 Use as tags

O uso de tags ou etiquetas funciona como a seleção das principais palavras-chave relacionadas ao seu negócio. 

 

As tags ajudam a categorizar melhor a sua empresa. Nelas, você pode incluir produtos e serviços oferecidos.

#2 Tenha frequência nas publicações

Mantenha o seu perfil atualizado. Como todo empreendimento que se preze, mantenha as pessoas informadas sobre qualquer mudança. 

 

Seja mudança na fachada, reforma na estrutura, ações solidárias, compra que novos equipamentos, novos serviços, fotos de brindes personalizados e etc.

#3 Tenha uma seção de perguntas e respostas

Outro objetivo buscado pela funcionalidade, está em promover maior interação da sua empresa com seus clientes. 

 

Essa é uma boa forma de atrair novos clientes para sua base, portanto, seja prestativo quando alguém fizer uma pergunta por lá. 

 

Você também pode direcionar qualquer questionamento para sua página ou canais privados, como um e-mail comercial.



Agora que você já sabe como ter sucesso no Google Meu Negócio, bem como aproveitar as estatísticas trazidas pela ferramenta.

 

Contudo, não deixe de organizar esses dados e aplicá-los na sua estratégia de crescimento! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *