AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Como usar as métricas do Google Search Console para otimizar seu site

Como usar as métricas do Google Search Console para otimizar seu site

No meio de tantas ferramentas disponíveis para auxiliar no desenvolvimento, otimização e acompanhamento de sites, existe o Google Search Console.

O Google Search Console é um meio de diagnosticar problemas nas páginas dos sites e assim, analisar e otimizar da maneira que for necessário.

Essa plataforma auxilia você a fazer o gerenciamento dos blogs e acompanhar a visibilidade que as suas páginas tem na internet. Com ele você verifica posicionamento de suas páginas e palavras-chaves, possíveis erros e até mesmo enviar um link para indexação de forma mais rápida do que a natural.

Como usar o Google Search Console e quais as principais funções?

O GSC não é uma ferramenta muito simples de ser utilizada. Ele te dá inúmeras informações, e te avisa quando são encontrados alguns erros nas suas páginas. Mas é interessante usá-la juntamente de outros programas.

Em comparação com o Google Analytics, as informações dadas são bem diferentes e complementares.

Enquanto o GA lhe diz quantas visitas suas páginas tem, o GSC lhe auxilia em:

  • Fazer a indexação de novas páginas ou atualização quando atualiza alguma;
  • Identificar páginas com erro, como pouca velocidade nas páginas e a facilidade no uso de dispositivos móveis;
  • Adicionar sitemap;
  • Desempenho de palavras-chaves e páginas (mostrando CTR média, posição média, total de impressões e total de cliques);
  • Fazer testes de AMP;
  • Verificar a quantidade de pesquisas por dispositivos;
  • Ver os principais links externos e internos, sabendo assim se aparece algum ataque de spam.

Como podem ver, essa ferramenta ajuda não só a ver como seu site reage as pesquisas do Google, como a manter e melhorar seu posicionamento. Com ela você verá se o Google enxergou algum problema no seu trabalho e poderá corrigir, subindo assim nas métricas.

Portanto, se você trabalha com SEO para Ecommerce, blogs e sites, precisa utilizar o Google Search Console para conseguir fazer uma otimização, conforme as informações dadas pela plataforma.

Como configurar o Google Search Console?

O processo de configuração não é muito complicado. O primeiro passo é fazer login na sua conta do Google.

Depois você precisa adicionar as propriedades (os domínios) para poder fazer o acompanhamento. Aí basta seguir o passo-a-passo:

  • Vá em Adicionar propriedade e escolha entre Domínio e Prefixo do URL (Se optar por Propriedade de domínio, precisará fazer uma alteração de DNS no site, já o URL pode adicionar tag HTML ou Analytics),
  • Siga as instruções para confirmar a propriedade que a própria ferramenta lhe guia
  • E seu site estará pronto para monitoramento.

Dicas para um melhor aproveitamento do Google Search Console

Agora que você já sabe como configurar a plataforma para utilizar o seu site, veja algumas dicas de como otimizar o seu site com o auxílio da ferramenta.

Acompanhe as métricas regularmente

É interessante tirar um dia da semana, ou a cada 15 dias para verificar todas métricas do seu site, ver as visitas, posicionamento das principais palavras-chaves e principalmente ver se surgiu algum novo erro que precisa ser corrigido.

Saber como seu site é indexado e a forma como ele é encontrado nas buscas é a melhor forma de otimizar o SEO. Dessa forma você pode trabalhar melhor algum artigo ou palavra-chave que está com bom posicionamento, e deixa-lo ainda melhor.

As métricas que você encontrará são:

  • Impressões – As impressões são o número de vezes em que a sua página aparece em nas buscas do Google.
  • Cliques – Número de cliques que seu link tem nas pesquisas do Google.
  • CTR – Essa taxa compara o número de impressões com o número de cliques. Isso ajudará você a perceber se a meta-descrição do seu site está chamando a atenção dos leitores ou precisa ser melhorada.
  • Posição – Essa é a classificação média que o URL está na classificação. Ou seja, em determinada palavra está com 2° posição e em outra está na 6° posição, a posição média será 4.

Corrija os erros com agilidade

A ferramenta te mostra o erro que o Google encontrou, mas de que adianta se você não fizer a correção necessária?

Então se encontrar o problema, corrija logo! Isso fará com que o Google “te olhe com bons olhos”, e quanto menos erros, mais provável que o seu posicionamento melhore.

Acompanhe o relatório de Links

Link building é muito relevante para SEO e Google Search Console pode te mostrar os links mais internos e externos mais relevantes.

Com ele você verá todos os links que seu blog recebe e qual o URL que foi marcado. Essa estrutura te ajudará a saber se você está recebendo spam ou se são links de qualidade.

Relatório de usabilidade de dispositivos móveis

Grande parte das visitas de um blog são feitas por dispositivos móveis. Esse relatório permite que você saiba como seu site está se portando nos celulares e tablets ou se é necessário melhorias.

Com todas essas funções, e mais algumas, o Google Search Console é capaz de te ajudar a otimizar seu site e melhorar cada vez mais o posicionamento das suas páginas nas buscas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *