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A Importância da Comunicação Interna para as Empresas

A Importância da Comunicação Interna para as Empresas

Uma empresa com ótimo clima organizacional e com colaboradores engajados e participativos pode até parecer um sonho para alguns, mas certamente é uma realidade para as organizações que investem em Comunicação Interna.

A Comunicação Interna (CI) influencia na maioria dos processos organizacionais, promovendo o alinhamento e engajamento dos colaboradores, desenvolvendo as lideranças, entre vários outros pontos cruciais.

Nesse post vamos mostrar porque a CI é estratégica e quais suas funções dentro da empresa.

 

A Importância da Comunicação Interna

 

Durante muito tempo a comunicação organizacional era orientada para uma estratégia puramente comercial, pensada em estimular as vendas no mercado. Porém, com o passar do tempo, seu papel foi amplificado e cada vez mais sabe-se da importância de incluir os colaboradores nas estratégias comunicacionais das empresas.

O setor de Comunicação Interna é o grande responsável por auxiliar no desenvolvimento de uma cultura colaborativa e por alinhar os membros de uma organização aos objetivos da companhia.

Segundo Margarida Kunsch, referência nacional sobre o tema, a comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores.

Quando falamos de CI, estamos falando de uma prática com alto valor estratégico dentro das empresas, porque ela não só transmite dados, como também contribui para uma correta divulgação dos valores, condutas, hábitos e sentimentos que a empresa deseja passar.

Além disso, se bem trabalhada, a comunicação interna faz o funcionário entender as estratégias da empresa e auxilia-o no desenvolvimento de uma visão ampla do negócio.

Segundo estudo feito pela Tower Watson com mais de 300 organizações ao redor do mundo, empresas com uma comunicação interna eficaz têm 70% mais chances de superar seus concorrentes, além de manter altos níveis de engajamento e satisfação dos seus colaboradores.

A boa comunicação influencia diretamente no relacionamento entre a empresa e os funcionários, permitindo que os resultados entregues sejam melhores, uma vez que estes estarão mais motivados a “vestir a camisa” da empresa!

 

As Vantagens de uma Comunicação Interna Eficaz

Abaixo, preparamos uma lista com 5 benefícios básicos que você tem quando investe na Comunicação Interna. Confira!

comunicação interna

1 – Fortalece a Cultura

A cultura organizacional compreende os hábitos, comportamentos, códigos, normas, políticas e valores de uma organização. Uma empresa com uma boa cultura e que a divulga corretamente, terá colaboradores mais integrados, em sintonia, que respeitam uns aos outros e que estão alinhados com o que a empresa quer transmitir.

2 – Aumenta a Cooperação

Quando se pratica Comunicação Interna, evita-se que a informação fique retida apenas na liderança. Ao compartilhar informações com a equipe, o líder dá oportunidade para seus colaboradores cooperarem com os processos para otimizar os resultados.

3 – Cria Transparência

Muitas vezes a omissão serve de camuflagem para a falta de cooperação. Uma comunicação interna eficaz com foco na transparência é um pré-requisito básico para a construção de uma cultura comunicativa e focada nas pessoas.

4 – Melhora o Clima Organizacional

Investir em diagnósticos e em ações internas para melhorar o clima da empresa é uma excelente forma de manter a boa convivência no ambiente corporativo.

5 – Quebra as Barreiras da Comunicação

Quando se investe em CI, você diminui as barreiras entre as pessoas e desenvolve uma relação de confiança entre os vários níveis da cadeia hierárquica corporativa.

 

 

Viu quantas vantagens? Uma comunicação interna eficaz auxilia a empresa a criar uma cultura coesa, garantindo que todos os membros da organização trabalhem colaborativamente em direção a um objetivo em comum, melhorando a eficiência e a produtividade da empresa, assim como o produto ou o serviço entregue ao cliente.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o blog endomarketing.tv.

 

Sobre o autor:

Este artigo foi escrito pela equipe do endomarketing.tv. Neste blog falamos principalmente sobre comunicação interna, gestão de pessoas, liderança e TV Corporativa como ferramenta para auxiliar com todos esses tópicos. O endomarketing.tv é uma iniciativa da Progic, empresa que possui uma solução completa de TV Corporativa para melhorar a comunicação com os colaboradores em sua empresa. Acesse nosso site e conheça a Progic!

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