AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

A importância da tecnologia para o desenvolvimento da odontologia

A importância da tecnologia para o desenvolvimento da odontologia

Alguns procedimentos odontológicos se tornaram mais rápidos e menos estressantes graças aos avanços da tecnologia odontológica. Confira alguns procedimentos que eliminarão de vez o medo de dentista. 

 

Os avanços tecnológicos recentes têm transformado profundamente a vida das pessoas em diversas áreas. Atualmente, é possível fazer as compras do mês sem sair de casa, gerenciar documentos importantes de qualquer lugar do mundo apenas com um navegador e conexão de internet e, até, carros que se dirigem sozinhos, sem a necessidade de um condutor.

Esse cenário, também,  está mudando profundamente a odontologia. Se antes a ida ao dentista era motivo de medo, agora é uma experiência muito menos dolorosa e invasiva. 

Abaixo, confira alguns avanços tecnológicos na odontologia:

Teleodontologia

Em tempos de pandemia, onde as clínicas estão evitando fazer consultas eletivas, os atendimentos à distância estão sendo uma ótima saída para manter em dia as despesas e a saúde bucal dos pacientes. 

Apesar da telemedicina ser uma prática comum há algum tempo, a teleodontologia só foi regulamentada esse ano. A resolução CFO-226/2020 permitiu o exercício da odontologia à distância quando se trata da interação e trocas de informações e opiniões entre profissionais a respeito de um caso específico, acompanhar pacientes à distância que já estejam em tratamento e a orientação para determinar se é necessário o atendimento presencial. 

Entretanto, a resolução  proíbe a prescrição de remédios à distância e o diagnóstico e planejamento de tratamentos para pacientes novos, já que não é possível uma análise mais minuciosa.   

Esse modelo de atendimento pode ser feito de duas formas: 

  • Síncrona: Em tempo real, por meio de chamada de vídeo. 
  • Assíncrona: Off-line, por meio de mensagens. 

Entre as vantagens da teleodontologia estão:

  • Redução de custos e tempo;
  • Maior eficiência na gestão dos recursos de saúde, devido à triagem; 
  • Acesso rápido aos profissionais.

É importante ressaltar que a teleodontologia não substitui a odontologia tradicional, especialmente em casos emergenciais. É importante sempre contar com um profissional de confiança que indicará a melhor forma de atendimento. 

Cirurgia guiada

Passar por um implante dental é sempre fonte de preocupações e, muitas vezes, dores. Sendo assim, a cirurgia guiada veio para mudar esse cenário e tornar o procedimento  menos invasivo. 

A cirurgia guiada utiliza os avanços tecnológicos em scanners intraorais e tomografias e nos softwares de planejamento e impressoras 3D. 

O procedimento funciona da seguinte forma: 

O dentista faz uma tomografia computadorizada de toda a boca do paciente. Em seguida, as imagens são transferidas para um software que permite fazer todo o planejamento da cirurgia e determinar a inclinação e posição do implante dentário sem precisar fazer qualquer incisão. 

Após o planejamento virtual, o programa produz um guia cirúrgico que será colocado na boca do paciente, dando ao dentista a posição exata em que o implante será instalado. 

Na cirurgia guiada não é preciso fazer nenhum corte na gengiva para determinar onde os implantes serão colocados. Além disso, a  prótese sobre implante dentário pode ser feita na mesma hora ou em até 72 horas. 

Laser para tirar as cáries

Por mais que escovamos os dentes regularmente uma vez ou outra todo mundo já passou pela ameaça das cáries. Esse receio aumenta quando começamos a lembrar do barulho do motorzinho do dentista.

O laser de remoção de cáries promete retirá-las com menos barulho e menos danos ao material do dente. Esse procedimento provoca menos dor e, na maioria dos casos, dispensa a anestesia. 

O laser emite uma luz que age nos tecidos dentais duros e em produtos orgânicos da cárie, retirando-as e preservando os tecidos saudáveis. 

Estética

A pesquisa por aparelho invisível preço na internet tem aumentado muito nos últimos anos. Isso porque, cada vez mais pessoas querem alinhar os dentes sem interferir na estética do sorriso durante o tratamento. 

O alinhador transparente é uma ótima opção para esse casos, além de ser praticamente imperceptível, ele pode ser retirado durante as refeições, eliminando o incômodo de alimentos presos, como é o caso dos aparelhos metálicos. 

Esses alinhadores possuem certa elasticidade e resistência, sendo assim, eles tentarão voltar a sua posição original quando colocados na boca. Desta forma, o alinhador força os dentes para a posição correta. 

Esse procedimento pode ser feito por crianças, adolescentes e adultos. Ao decorrer do tratamento o paciente irá trocando de alinhador a cada duas ou três semanas, conforme o progresso feito.  

Como dito anteriormente, é possível remover o alinhador durante as refeições, facilitando a escovação e o uso do fio dental. Por não possuírem pontas eles são mais confortáveis, já que não provocam cortes nas bochechas, como é o caso dos fios do aparelho metálico. 

Além disso, aquelas emergências causadas pelos machucados ou braquetes quebrados não acontecem, deixando o tratamento mais fácil de ser conduzido. 

 

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Vue Odonto 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *