Qual a importância das hashtags para o Instagram do seu negócio?

hashtags

Você de fato sabe qual a importância da hashtag no Instagram do seu negócio?

Saiba que as hashtags são as grandes responsáveis por transformar palavras em links dentro do ambiente da rede social e dessa maneira considerar um tom de comunicação mais eficiente ao contexto do post que será realizado para a sua base de fãs.

No artigo de hoje vamos explicar a fundo o motivo das hashtags serem tão importantes para o seu negócio e para a sua estratégia de marketing digital.

Pronto para aprender mais? Boa leitura!

 

Mas o que é hashtag?

 

Hashtag é uma palavra-chave antecedida do símbolo popularmente conhecido como jogo da velha. O símbolo (#) é responsável por transformar essa palavra-chave em um hyperlink que direciona para um resultado de pesquisa de todas as pessoas que também compartilharam e marcaram conteúdos com aquela hashtag específica.

Quando você escolhe uma determinada hashtag para uma publicação, ela é automaticamente é adicionada a um grupo do mesmo assunto, em outras palavras, é uma maneira rápida e eficaz de agrupar diversos conteúdos compartilhados diariamente sobre um determinado tema.

Fica evidente, portanto, que é uma métrica que permite medir a popularidade e acompanhar postagens sobre um termo específico e se combinadas com uma boa prática de uso, esse recurso pode aumentar o alcance do seu negócio nas redes sociais.

 

Objetivos das hashtags

 

As hashtags são capazes de expandir o alcance do conteúdo do seu perfil no Instagram, tornar sua marca mais conhecida, posicionar seu negócio, contribuir para as estratégias de SEO e, principalmente, fazer com que o que se escreve sobre a empresa seja encontrado facilmente pelos seus clientes em potencial.

Ou seja, as hashtags são responsáveis por transformarem frases em links (como explicamos mais cedo nesse post) dentro das redes sociais e, com isso, é possível aplicar um tom de voz adequado ao contexto da mensagem com palavras-chave bem trabalhadas no comentário ou na descrição do link.

Mesmo os usuários que não seguem o perfil da empresa poderão encontrar mais facilmente o conteúdo devido a sua relevância para um determinado público interessado no assunto.

 

Como usar as hashtags de maneira correta?

 

O uso das hashtags como estratégia de SEO pode trazer muitos benefícios quando realizada da maneira correta e estratégica, caso contrário, poderá aumentar o índice de rejeição relacionado às suas postagens e consequentemente ao seu negócio.

 

As hashtags devem ser utilizadas para otimizar o perfil da sua empresa

 

Por exemplo: você possui um perfil no Instagram e publica diversas fotos e vídeos sobre gastronomia.

Neste caso, o ideal seria você fazer uma pesquisa para averiguar quais são as hashtags mais utilizadas nesse segmento gastronômico e então começar a otimizar o seu perfil usando elas, conseguindo assim atrair mais seguidores.

 

Utiliza hashtags abrangentes

 

Uma maneira interessante de colocar essa estratégia em prática é através de hashtags mais abrangentes e amplamente utilizadas, como “#instafood”, “#picoftheday”, “#nofilter” e “#lookdodia”.

Como as pessoas constantemente pesquisam palavras-chave como estas, se as fotos e vídeos da sua marca aparecerem entre os resultados, você será instantaneamente exposto para uma audiência altamente qualificada.

 

Quantidade não é qualidade

 

Se a sua empresa ou marca tem como objetivo principal impactar um público considerado amplo, é comum acabar querendo usar uma grande quantidade de hashtags.

Grandes partes dos perfis empresariais acabam tomando essa iniciativa e como resultado acabam não atraindo as pessoas certas para ver suas postagens

Nesse sentido, é importante se esforçar usar sempre para usar no mínimo 2 e no máximo 5 hashtags, procurando sempre que possível adequar muito bem palavras e frases que tenham maior relevância ao contexto do seu post.

Tenha também um especial cuidado com o volume excessivo de hashtags no meio do seu conteúdo proposto.

Isso porque um contexto sem o mínimo de definição poderá acabar acarretando uma grande confusão por parte dos seus usuários, fazendo com que eles não entendam de fato a mensagem que você deseja passar.

 

Use a abuse da criatividade

 

Contar com uma boa dose de criatividade é sempre um caminho promissor para quem deseja ter êxito na sua estratégia junto ao Instagram por meio do uso de hashtags.

O ideal é sempre apostar em um tom que seja mais atraente e chamativo – essa é a formula mais eficiente para consolidar o seu sucesso na hora de estabelecer uma comunicação assertiva com os usuários e conquistar uma boa audiência.

Gostou do artigo? Então deixe um comentário e compartilhe para seus amigos aprenderem também sobre a importância das hashtags.

 

Artigo escrito por Daniel Grazioli da Agência Multicom

Postagens relacionadas

Veja também

Leave a Comment