Coaching: a importância de um treinador para o empreendedor

Instagram Stories

Lidar com mudanças no mercado faz parte da vida de todos, principalmente a do empresário. Para manter um negócio de sucesso é preciso ter habilidades especiais, ter jogo de cintura e saber o momento em que uma ajuda será bem vinda. Em qualquer segmento é necessário reconhecer oportunidades e transformá-las em resultados que aumentem as vendas e a procura por uma marca.

 

Assim como cada pessoa deve trabalhar internamente seus pontos fracos e fortes, com uma empresa não é diferente. Identificar situações onde você pode aplicá-los e transformá-los, lidando com situações diversas de maneira prática, faz parte do reconhecimento e a base disso tudo vem de seus ideais e objetivos, por isso, conhecer o negócio é fundamental para que se consiga superar barreiras que eventualmente acabam surgindo na trajetória de quem é empreendedor.

 

Como se diferenciar diante da concorrência? Como se manter no mercado sem ser engolido pelas crises econômicas? Quais vantagens estou tendo com os meus resultados? Eles poderiam ser melhores? Caso algumas destas perguntas estejam surgindo na sua cabeça, não se desespere: você pode mudar o seu cenário. Mesmo profissionais experientes possuem algumas inseguranças e está tudo bem em tê-las, afinal, você só quer o melhor para o seu negócio, não é mesmo? E é exatamente para isso que existe o processo do Coaching.

 

De acordo com a ACT Coaching, escola superior de coaching, o Coach é o profissional especializado no processo de Coaching. Pode ser considerado um treinador que assessora o cliente (coachee), levando-o a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos. A essência do coaching está em fornecer suporte para uma pessoa mudar da maneira que deseja, assim como auxiliar a seguir na direção desejada. O coach não precisa ser um especialista na área de atuação de seu cliente.

 

O autoconhecimento

 

Aplicar o processo fará com que sejam detectadas falhas e consequentemente melhorar a eficiência do negócio, empregando com sabedoria a sua reestruturação.

Isso fará com que a sua visão seja ampliada e você consiga ver boas oportunidades para os seus objetivos, transformando-os em resultados positivos e tomando decisões mais assertivas sobre o rumo do seu empreendimento.

 

Por meio do autoconhecimento é possível detectar melhor as forças e tirar bom proveito delas em benefício ao negócio, fazendo com que o empresário reaja de forma positiva e proativa às mudanças que serão necessárias serem aplicadas.

 

A aplicação

 

O profissional que aplicará o processo identificará o ponto de vida em que o cliente está e a partir disso, estabelecerá um planejamento utilizando metodologias eficientes para alcançar os objetivos desejados. Ao ter a identificação dos pontos positivos e negativos, o empreendedor perceberá situações e saberá calcular os riscos dentro da situação em que se encontra.

 

Aumente sua produtividade tendo uma melhor gestão de tempo, organizando-se para que você e a sua equipe consigam executar todas as tarefas e atividades necessárias do dia a dia. Atualize-se e saiba prever possíveis mudanças em momentos de crises e econômicas para que você saia desse cenário sem prejudicar o seu empreendimento.

 

Postagens relacionadas

Veja também

Leave a Comment