Entenda o quanto é importante ter um blog no seu site

Para o site de uma empresa ficar mais interessante para o público, é ideal que exista um blog dentro dele com conteúdo que seja alimentado frequentemente para que lhe traga mais acessos.

 

É possível calcular o retorno de investimento e ter informações que são muito relevantes para a empresa com o ROI. Por meio desse indicador, é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) com cada investimento realizado. Isso inclui tudo o que for feito visando algum lucro em campanhas de marketing, treinamentos de vendas, aquisição de ferramentas de gestão, novas estratégias de retenção de clientes, etc.

 

Assim como podemos calcular o ROI do marketing, de e-mail marketing e das mídias sociais, também podemos calcular o de um blog. Como? Vejamos a seguir.

 

A Rock Content, uma organização que cria conteúdo para o aumento de faturamento de mídias sociais, aplicou uma pesquisa sobre como é feito o cálculo de ROI e em 2016 foi constatado que quem publica conteúdo em um blog tem 3,7x mais visitas de usuários em redes de sua marca e somente 61,7% das empresas possuem blogs no Brasil.

blog no seu site

Podemos analisar a partir dessa pesquisa o quanto é relevante ter um blog e gerar conteúdo de interesse para atrair usuários até uma marca.

 

O primeiro passo é entender a composição dos investimentos realizados, sinalizando cada componente do investimento que está sendo feito no blog para que assim seja possível mensurar todos os custos do projeto.

Mas quais são os custos do meu conteúdo?

Abaixo seguem algumas questões interessantes e que devem ser consideradas na hora de entender o que são os custos:

 

  • Custos da plataforma do seu blog (vai usar uma plataforma gratuita ou paga? Como vai instalá-la?);
  • Custos de hospedagem e desenvolvimento do seu blog (qual serviço de hospedagem você vai utilizar?);
  • Custos de produção de conteúdo (você vai criar o conteúdo em casa? Vai terceirizar?);
  • Custos de gestão e promoção de conteúdo (o tempo gasto pela sua equipe para promoção de conteúdo);
  • Custos relacionados a bancos de imagens e promoção paga do conteúdo.

 

 

Exemplo:

blog no seu site

Colocar essas informações no papel é essencial para que seja possível fazer o cálculo do seu retorno sobre investimento.

 

Vamos supor que 20 artigos foram escritos para esse blog e temos os custos que foram citados acima, o cálculo para o custo ser descoberto ficaria assim:

 

blog no seu site

 

Ou seja, R$200,00 é o valor do seu custo por conteúdo publicado em seu blog.

 

Agora que já sabemos o valor de seu custo é necessário determinar o R (retorno) do ROI. Nesse caso, usaremos a taxa de conversão de visitantes, que é obtida através de informações disponibilizadas pela plataforma do blog.

 

Por exemplo: supondo que você tenha 1.000 acessos em seu blog e, destes, 10 se tornam clientes, cada um pagando R$ 200 pelo seu produto ou serviço. É constatado assim que cada visitante do seu site vale R$ 2,00 em receitas para você.

 

Além de termos todas essas informações, também é importante sabermos quantas pessoas chegarão aos artigos após suas publicações. Quando os blogs ficam ativos, eles têm acesso por toda a sua vida online, através de pesquisas realizadas pelos usuários em suas plataformas, porém o custo por visita cai gradualmente.

 

Foi feita uma análise de visualizações de página sobre o ciclo de vida após a publicação de 4.476 posts de blogs dos usuários da plataforma de sua empresa e chegaram a conclusão de que o tráfego de um artigo apenas cresce com o passar do tempo (veja bem, o tráfego, não o custo). Abaixo segue a tabela da análise de distribuição de visualizações únicas para um artigo ao longo de 24 meses após sua publicação:

 

blog para o seu site

Em média, cada blog post atrai 1.323 visualizações nos 12 meses seguintes à sua publicação. Com todas essas informações dadas como exemplo, faremos o cálculo do ROI que será realizado da seguinte maneira:

blog no seu site

blog no site

 

E assim temos o resultado do ROI em marketing do seu blog! No exemplo acima, o resultado do cálculo de ROI foi de 12,23, ou seja, para cada R$ 1 investido na produção de conteúdo, tivemos um retorno de R$ 12,23. Empresas que fazem esse cálculo tendem a ser 58% mais bem-sucedidas com sua marca.

 

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