Entenda como o Inbound marketing pode contribuir para o aumento de leads

Naturalmente, um desenvolvimento satisfatório pode ser relativo para as empresas, porém, há alguns pontos básicos que são almejados, como o fortalecimento da identidade da marca e a atração de novos negócios. São metas possíveis de alcançar por meio do marketing digital, que reúne uma série de técnicas para que as empresas sejam promovidas através das mídias digitais.

Além dos métodos empregados, é possível se deparar com diversos conceitos, como leads, que correspondem às oportunidades de negócios. Basicamente, eles são captados por meio de estratégias, nas quais as pessoas passam seu contato em troca de algo. O interesse do usuário é detectado devido ao preenchimento em um determinado formulário.

Esse é o exemplo de uma pessoa que almeja um stand para eventos e que ao acessar o site da empresa, se depara com um formulário que oferece dicas para compor um stand ou a oportunidade de se inscrever para receber novidades no e-mail.

Os leads são predominantemente captados por meio de uma estratégia que recebe o nome de inbound marketing, que será abordada no decorrer do texto e que tem os seguintes pilares como destaque em relação ao conteúdo criado para os clientes:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Vender;
  • Encantar.

Vale observar que nem sempre o usuário sabe exatamente o que quer, o que reforça a necessidade de conteúdos bem estruturados para os clientes.

A partir da captação dos leads, os compradores em potencial são nutridos com dados relevantes, como e-mails disparados por meio de ferramentas de automação, algo que é muito significativo para direcioná-los para a decisão de compra. Os processos não se encerram após a realização da transação comercial, pois há possibilidade de encantá-lo e atrair novos negócios.

A atração do consumidores

Conforme abordado, o inbound marketing tem grande potencial para a captação de leads, uma vez que corresponde ao marketing de atração.

De uma forma geral, nessa estratégia, um canal de comunicação diferenciado é estabelecido com os usuários, em prol de proporcionar as soluções que possam almejar.

É interessante abordar que com a identificação dos interesses do público, o mais comum é que a prática se torne constante, ou seja, a audiência passa a contar com uma comunicação de maior valor.

Uma das principais consequências é que os conteúdos da marca podem ser procurados por mais pessoas e captar cada vez mais leads. Afinal, nessa modalidade o cliente é atraído pela mensagem da marca.

No entanto, é válido citar que não se trata somente de quantidade, mas da qualidade, uma vez que o conteúdo criado é extremamente segmentado.

Para garantir um bom direcionamento de conteúdo, tráfego qualificado, entre outros aspectos satisfatórios para o sucesso do inbound marketing de forma geral, é preciso garantir que os canais certos sejam explorados, como blogs e sites.

Os blogs são canais interessantes para a produção de conteúdo, principalmente pelas diferentes formas que podem assumir.

Por exemplo, alguém que está em busca de gravação a laser em metal e se depara com um conteúdo bem estruturado de gravação a laser de uma determinada marca. Neste ponto, o cliente se sente ainda mais atraído pela marca.

O mesmo se enquadra ao abordar o site, porém, está ainda mais relacionado com a venda do produto ou serviço, uma vez que é por meio dele que os clientes podem conhecer a empresa.

As mídias sociais também podem têm um grande papel para o inbound, pois são ideais para a interação com o público, fortalecimento da imagem e para compartilhar o conteúdo. Naturalmente, deve-se  respeitar o perfil do público-alvo para obter sucesso no canal selecionado.

A importância de nutrir os leads

A nutrição de leads é crucial para a construção e preservação do relacionamento com as pessoas interessadas na empresa, estejam elas prontas para fechar o negócio ou não.

Com a nutrição, a credibilidade da marca pode ser potencializada por meio de conteúdos adequados e principalmente, para as pessoas corretas.

O ideal é levantar informações relevantes para que os conteúdos sejam criados de forma personalizada e que atenda de fato as características dos leads. Todo esse processo está relacionado com o fato de que um potencial consumidor nutrido corretamente tem maiores chances de ser convertido.

Com as informações abordadas, a importância da informação para o marketing digital fica evidente, em especial, ao dar ênfase no inbound marketing, que apresenta um grande potencial na captação de leads. No entanto, independente da estratégia a ser empregada, é indispensável que a corporação tenha suporte profissional para o desenvolvimento de um plano de ação preciso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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