Infraestrutura de TI – Oportunidades e desafios

Infraestrutura de TI

Um questionamento recorrente que surge nas empresas quando estão definindo um projeto de infraestrutura de TI é sobre quais serviços de TI podem ser migrados para nuvem e quais devem ser mantidos internamente. Essa pergunta parece simples, mas existem diversos aspectos a serem avaliados para definir sobre a viabilidade de migração de serviços de TI internos para a nuvem.

Para ajudar a definir quais os serviços uma empresa deve migrar para a nuvem, a Rastek criou um infográfico para ajudar nessa decisão, que pode ser acessado aqui.

 

Infraestrutura de TI

 

A infraestrutura de TI está passando por uma grande mudança com as novas tecnologias existentes, onde as empresas estão deixando de manter uma infraestrutura de TI própria e passando a utilizar os serviços em nuvem como forma de redução dos investimentos em ativos de TI e transformação desses investimentos em custos operacionais, que podem ser devidamente apropriados no financeiro e utilizados como um dos custos que compõe o preço final do produto ou serviço que a empresa vende.

As novas suítes de colaboração e produtividade como o Office 365 da Microsoft e o Google Business do Google proporcionam para as empresas uma nova forma de trabalho mais colaborativa e integrada, onde os colaboradores podem trabalhar de qualquer lugar que estejam tendo acesso aos recursos principais de TI da empresa, como dados e e-mail.

O Office 365 possui novos recursos que vão muito além do e-mail e dados na nuvem. Existe o Microsoft Teams, ferramenta de comunicação e colaboração em equipe, que está cada dia crescendo mais e apoiando equipes de trabalho do mundo inteiro a produzir mais e melhor. O Microsoft Planner, que auxilia no planejamento de projetos e organização de trabalho de equipes, o Sharepoint, que permite criar sites internos e estruturar a documentação da empresa, entre outros serviços disponíveis.

Os serviços de nuvem empresarial como Microsoft Azure, Google Cloud Plataform e Amazon Web Services são serviços que podem ser necessários em um projeto de migração de sistemas internos para a nuvem. Esses serviços possuem diversas opções de configurações de acordo com as necessidades do projeto e são pagos por utilização, o que garante uma boa relação custo x benefício ao projeto.

Caso sua empresa precise de apoio para a decisão sobre quais serviços internos deve migrar para a nuvem ou para planejar e executar o processo de migração, a Rastek pode ajudar nessa tarefa, basta clicar aqui e solicitar um contato.

Outro erro muito comum em projetos de Infraestrutura de TI é o mau dimensionamento dos custos e a sua não utilização para compor o preço de venda final dos seus produtos ou serviços, o que acaba gerando um grande problema que é a falta de orçamento para a TI e aumenta os riscos para o negócio de ordem técnica e legal, pois muitas vezes acabam utilizando softwares não originais para reduzir os custos, pondo em risco seu negócio.

Quando os custos CAPEX (Investimentos) e OPEX (Operacionais) em TI são devidamente dimensionados e utilizados na formação do preço de venda dos produtos ou serviços que a empresa comercializa, o risco de faltar orçamento para criar e manter a infraestrutura de TI é baixo, pois quando esse trabalho de dimensionamento é feito de forma adequada os custos ficam dentro da previsão e o negócio não sofre por problemas relacionados a falta de investimento em TI.

Resumindo, para que uma empresa defina qual o melhor caminho para a sua infraestrutura de TI é necessário avaliar uma série de questões para decidir sobre migrar para nuvem ou manter os serviços internos na empresa.  Atualmente existe a possibilidade de uma empresa trabalhar 100% na nuvem, sistema híbrido (parte dos serviços internos e parte na nuvem) ou 100% interno, a decisão deverá se basear em critérios como desempenho, disponibilidade, acessibilidade, segurança, custos, criticidade para o negócio, qualidade, entre outros fatores.

É importante ter um parceiro de TI para apoiar nesse processo de decisão sobre quais serviços migrar para a nuvem e quais devem ser mantidos dentro da empresa, bem como para a implantação desses projetos. A Rastek possui equipe qualificada para apoiar sua empresa nessa tarefa.

Veja também

Leave a Comment