5 motivos para os empreendedores investirem no registro de marca

Registro de Marcas

Curiosamente, quando um empreendedor inicia o planejamento de seu negócio, o nome comercial é sempre um dos primeiros a ser criado.


Contudo, mesmo que esse nome seja indispensável para a estratégia comercial e de marketing poucos são os que se apressam em proteger esse ativo tão importante para os negócios.


Antes de continuar, é importante destacar que a empresa terá uma Razão Social – nome que será registrado quando formalizada. Mas também há o nome fantasia de estampado na fachada do negócio, no site, etc.


De modo geral, a maioria das empresas escolhe esse nome fantasia como nome de marca para identificar seus produtos e serviços.


E esse nome de marca somente estará protegido juridicamente quando estiver arquivado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).


Ou seja, somente o registro de marca no INPI oferece direitos exclusivos de propriedade de um nome.


Por isso, a marca registrada é vista como um ativo que ajuda a construir uma imagem positiva de uma empresa e, por conseguinte, conquista a fidelidade de clientes.


Por tudo isso, é um investimento indispensável mesmo para quem está apenas iniciando um negócio.


Portanto, se você é uma empresa de pequeno porte, nunca é cedo para começar a pensar no registro de sua marca e no valor que agrega aos seus negócios.


Quer saber como? Acompanhe e descubra 5 motivos para registrar a sua marca.

Noções básicas sobre o registro de marca

Em termos simples, o registro de marca é uma proteção legal que impede que outras pessoas reproduzam ou usem recursos de identificação da sua marca, como o nome ou o logotipo da sua empresa.


Essa proteção se estende também ao uso de nomes ou logotipos que podem ser facilmente confundidos com os seus. Ou seja, não necessariamente iguais, mas até mesmo similares que possam causar alguma dúvida no consumidor.


Por isso, é importante obter o registro de marca primeiro. Ou seja, assim que começar a usa uma marca é importante registrá-la, antes que um terceiro faça isso.


Ao contrário de outras formas de propriedade intelectual, a marca registrada pode existir por toda a vida útil da sua empresa, desde que você a renove a cada 10 anos. Dito isso, vamos aos benefícios de ter uma marca registrada.


1 – Cria uma imagem positiva de sua empresa

Quando você cria uma marca para seus produtos e serviços e protege seu nome, sua empresa passa uma imagem positiva aos seus clientes e ajuda você a se posicionar no seu mercado de atuação.


Todos sabem que mercado está lotado e os consumidores têm muitas opções para um único produto ou serviço. E uma marca de boa reputação já provou ser uma ferramenta eficiente para capturar a atenção do consumidor e destacar seus produtos e serviços.


Portanto, mesmo que a sua empresa seja pequena ou iniciante, uma marca registrada pode torná-la mais valorosa.


2 – Exclusividade


O registro de marca confere a exclusividade explorar um nome e/ou logotipo em conexão com produtos e serviços específicos de uma empresa.


Dessa forma, é possível impedir que uma marca idêntica ou semelhante seja registrada por terceiros.


Quando você é o primeiro a ter arquivado uma marca, os terceiros não podem impedi-lo de usar, visto que a propriedade de marca confere ao titular a possibilidade de defender legalmente o seu direito de uso.

3 – Evitar riscos legais


De modo geral, quanto mais você esperar para registrar uma marca, estará mais sujeito a correr riscos legais.


Por exemplo, se você não fizer uma pesquisa de marca antes de criar a sua, é possível – mesmo sem saber – estar infringindo o nome de uma marca já registrada por alguém.


Mas quando você passa por todo o processo e obtém a certificação de marca, poderá explorar o nome que escolheu sem o risco de estar infringindo os direitos de outra marca estabelecida.


4 – Agrega valor aos seus negócios


As marcas registradas são uma forma de propriedade intelectual, o que pode aumentar o valor do seu negócio e torná-lo mais atraente em um mercado concorrido.


Visto que a sua marca comercial poderá ser divulgada em seu site, suas embalagens e material de marketing. Portanto, quando você registra um nome, está dando mais valor à sua empresa e os efeitos são quase instantâneos.


Além disso, uma marca registrada é um ativo comercial valioso, além de protegê-lo, você poderá se beneficiar economicamente se você decidir vendê-lo ou mesmo licenciá-lo.


5 – Facilita as suas ações de marketing


Uma marca diferenciada – construída a partir de esforço e dedicação – tem aceitação imediata no mercado. Assim, o registro evita que concorrentes usem a mesma marca ou similares que possam causar confusão nos consumidores e prejudicar os seus negócios.


Neste sentido, investir em uma marca contribui para seus objetivos de marketing e comunicação. Da mesma forma, o seu nome, sua identidade visual e ações de branding serão sempre facilmente reconhecidas pelos seus clientes.


Além disso, mesmo quando ocorrer mudanças no mercado, uma marca consistente pode ajudar a manter sua empresa, visto que uma marca desempenha um papel crítico na decisão de compra do cliente.


Finalmente, diante de tantos benefícios você deve ter percebido que o processo de registro de marca não é um processo complexo e oneroso quando bem planejado.


Por isso, sempre buscamos conscientizar os empreendedores sobre a importância de proteger sua propriedade intelectual.

 

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