Investir o seu tempo no que mais te importa!

Administrar-tempo

 

Administrar o tempo é bem mais do que uma questão de anotações, agendas, relógios, métodos e outros instrumentos. Administrar o tempo está relacionado a visão que temos do mundo, e do que queremos e esperamos das nossas vidas.

Não, você não está viajando, você leu certinho! E este artigo pretende justamente te acompanhar nessa reflexão toda. Então pegue um papel e uma caneta, e bora lá!

 

Que tal algumas perguntas para aquecer um pouco:

 

Quais são os seus sonhos?

Onde quer chegar?

O que você está fazendo com o seu tempo para alcançar os seus objetivos?

 

Tome alguns minutos para pensar e responder… Pronto? Olhando para suas respostas, pense em um dia comum seu. Quanto tempo deste dia você dedica para chegar a este sonho?

 

Para realizar ações que pouco a pouco te permitirá atingir seus objetivos? Temos uma atividade para te ajudar nessa reflexão que chamamos de Roda do Tempo. Nos inspiramos da “Roda da vida” que talvez já conheça, mas focando em outro critério.

 

Primeiro desenhe um circulo bem grande. Vamos dividir ele em fatias, cada uma representando uma área da sua vida. No nosso artigo, iremos usar 7 delas, mas conforme o que deseja analisar, pode tirar algumas ou adicionar outras. São as seguintes:

 

#Trabalho

Representa o tempo que você passa no negócio, e também todos os momentos que você dedica a resolver questões do empreendimento, como fazer contas, compras, deslocamento, entre outros.

 

#Família

Quanto tempo você está dedicando a sua casa e à sua família durante a semana. Pense nos momentos que você dedica aos seus filhos, aos seus parentes, para organizar a sua casa e no dia a dia da família.

 

#Espiritualidade

Você dedica algum tempo para fazer orações, meditações ou outra atividade espiritual? Quanto tempo da sua semana você dedica para a sua espiritualidade?

 

#Lazer

Quanto tempo da semana você utiliza para sua diversão? Independente de como você se diverte, podendo ser: assistir televisão, leitura, ir ao cinema, passear no parque, entre outros.

 

#Saúde

Você faz algum exercício físico? Quanto tempo você dorme? Quanto tempo na sua semana você está dedicando à sua saúde?

 

#Relacionamentos

Quanto tempo da semana você está utilizando para cuidar e aprofundar seus relacionamentos? Você tem dedicado tempo para estar com seu marido, sua namorada? Tem visto seus amigos, tem procurado estar interessado em suas vidas? Relacionamentos são muito importantes para manter a nossa área emocional equilibrada.

 

#Estudos

Você utiliza algum tempo da sua semana para estudar, se atualizar, aprender coisas novas? Quanto do seu tempo você está utilizando para isso?

 

Agora, pensa numa semana comum sua e o tempo que investe em cada dessas áreas. Pode colorir agora cada fatia conforme à distribuição do seu dia-a-dia nessas fatias (uma porção vazia sendo que não gasta nenhum minuto, uma cheia significando que todo o seu tempo está investido nesta área).

 

Feito?

 

Observe a representação da sua semana, alguma coisa te surpreendeu?  Reflita o seguinte: O jeito que você está usando o seu tempo, está te deixando mais próximo(a) de seus objetivos? O que você mudaria na sua roda do tempo para conseguir se dedicar ao que deseja? Que tal refazer a Roda do tempo mas com o cenário perfeito para você?

 

#Simplifique sua rotina: tire o irrelevante!

Vemos muitas vezes empreendedores com muito tempo investido no trabalho. É claro que é importante mas ser empreendedor é diferente de ser escravo do seu negócio!

Por isso, tome cuidado para separar o tempo dedicado ao trabalho à vida pessoal. Por mais que seu negócio seja uma parte importante e grande na sua vida, é fundamental que você também tenha tempo para as outras áreas pessoais, sem misturar.

 

“É possível achar pessoas
que te ajudem a
realizar atividades.”

 

Para evitar o estresse e cansaço gerados por trazer trabalho para dentro de casa, é fundamental olhar para dentro do seu negócio e avaliar como você está usando o tempo para suas atividades.

 

É preciso focar nas ações que são importantes e que geram resultados, e não preencher o seu tempo com pequenas atividades ou ações que não levam a lugar nenhum.

 

Precisa também ter a consciência que não é fundamental fazer tudo no seu negócio: é possível achar pessoas que te ajudem a realizar atividades. Assim você tem tempo para realmente empreender e ter novas ideias para seu negócio.

 

Para tomar essas decisões, você pode começar fazendo uma lista das coisas que deveria parar de fazer: ou porque não está te dando resultado e roubando seu tempo, ou porque outra pessoa poderia estar fazendo por você. Aproveite também para listar quais as pessoas que poderiam te ajudar com cada uma dessas atividades.

 

#Use listas para organizar seu dia a dia

Muitas coisas para fazer? Tantas que acaba esquecendo parte delas? É simples: não confie em sua memória! Use algum método espontâneo, flexível e adaptado à sua forma de trabalhar como agenda, bloco de anotações, lembretes, planilhas, celular, agenda do e-mail, sites e aplicativos, para anotar em lista as ações que você precisa realizar durante o dia ou durante a semana.

Melhor ainda, assinale de alguma forma distinta (escrevendo de outra cor, colocando uma estrelinha na frente, etc.) as tarefas prioritárias.

Existem algumas questões que você deve ficar atento quando estiver organizando as suas listas:

 

  • Separe o tempo necessário para cada tarefa: lembre-se de tudo que você precisa para realizar a atividade, desde deslocamento, separação de material, entre outros. E seja realista na hora de definir o tempo, não ache que a atividade vai levar menos tempo do que ela realmente vai.
  • Resolva logo coisas que geram ansiedade. Sabe aquelas ações que enquanto você não realiza, vai ficar pensando nelas? Isso acaba atrapalhando o seu planejamento, então, tente resolver essas questões o quanto antes.
  • Reduza o número de opções do dia a dia: não encha seu dia com muitas ações que você não vai conseguir realizar. Coloque as ações necessárias, contabilizando o tempo correto para a sua realização e deixe tempo para o café da tarde e para os imprevistos que possam aparecer.

 

  • Isso é importante porque se você planejar muitas ações e conseguir executar apenas metade delas, irá se sentir frustrado com isso.

 

Tome também cuidado com os “ladrões do tempo”, como por exemplo, reuniões que não tem tempo definido, ou tema definido, ou ligações compridas que não geram resultados.

 

Tenha horários para ler seus e-mails, e não deixe a sua caixa de e-mail aberta o tempo todo, pois ela também pode estar roubando seu tempo.

Cuidado com ambientes que são muito dinâmicos. Quando você precisar fazer alguma atividade que precise de concentração, vá para ambientes mais tranquilos e avise as pessoas que você estará indisponível durante algum tempo.

 

#Imprevistos acontecem!

Mesmo mantendo todo esse planejamento, seguindo a realização de suas ações e o cuidando do seu tempo, saiba que imprevistos sempre podem acontecer.

Caso isso ocorra e você perca o seu planejamento, renegocie com quem está esperando resultado das suas ações e replaneje as suas atividades.

 

Lembre-se: Trabalhar muito, ficar sempre correndo e estressado não é sinônimo de sucesso. Você pode ser uma empreendedora ou um empreendedor com ótimos resultados trabalhando o suficiente e tendo tempo para investir na sua vida pessoal! 😉

 

Hospede seu site aqui!

 

“Acesse o www.tamojunto.org.br
para mais conteúdos sobre empreendedorismo.”

 

Veja também

Leave a Comment