AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Lições de empreendedorismo com a Louis Vuitton

Lições de empreendedorismo com a Louis Vuitton

Se você já é um empreendedor ou pretende começar um negócio, é bom se inspirar em histórias de marcas e empresas renomadas para garantir o sucesso. Pode ter certeza que boa parte das empresas mais famosas do mundo começaram com muito pouco e de forma humilde, mas com luta e determinação correram em busca do sucesso e o conseguiram achar. 

Se você acha difícil empreender, principalmente durante essa época complicada de pandemia, a história de Louis Vuitton pode te encorajar. Muitas pessoas pensam em abrir o seu próprio negócio, mas não tem recursos suficientes para isso e acabam desanimando.Outros já possuem uma empresa, mas não sabem como administrar da melhor forma para obter sucesso.

Se você se identifica com alguma dessas situações, vamos te ajudar com lições de empreendedorismo de uma das marcas mais famosas do mundo , que é a Louis Vuitton.

Quem vê essa marca de grande sucesso hoje, não imagina os desafios que o seu fundador teve que enfrentar para chegar nesse nível.

Quem foi Louis Vuitton

Nascido em 1821 na França, em uma região chamada Jura, Louis era filho de artesã e carpinteiro. Os pais dele morreram muito cedo e até a sua adolescência foi criado pela madrasta apesar de não terem um relacionamento muito bom. 

Visto que ele e a sua madrasta não se davam bem, Louis saiu de casa ainda adolescente com destino a Paris. Saindo do interior onde morava ele percorreu a pé mais de 400km até a capital da França, Paris. 

Logo quando chegou em Paris ele se tornou aprendiz de um fabricante de malas e baús para transportar em carros da época. Pelo seu bom trabalho como aprendiz, Louis começou a se tornar conhecido pela alta sociedade de Paris e até mesmo pela família real, se tornando o embalador oficial do Imperador Napoleão. 

No ano de 1854, aos 33 anos ele se casou e abriu a sua própria loja de malas com objetivo de fabricar itens mais estilosos e seguros. As malas que ele fabricava eram sempre inovadoras e superaram a concorrência. 

Em 1886 ele e seu filho George criaram as malas com fecho inviolável que eram super seguras e possibilitaram famílias ricas levarem seus objetos de valor nas suas viagens.

Com o objetivo de se tornar ainda mais conhecido, 1896 criou uma identidade para marca que é usada até hoje e todos sabem que pertencem à Louis Vuitton. O monograma LV é mundialmente conhecido e estampa bolsas e malas da marca.

 

Lições de empreendedorismo 

Agora que você conhece a história de Vuitton e sabe das coisas que ele passou e enfrentou para conquistar o sucesso, vamos ver lições que podemos aprender com ele.

Nunca é cedo demais para começar

Essa lição vale tanto no que diz respeito à sua idade, como também ao seu nível de experiência. 

Vimos que o fundador da Louis Vuitton foi em busca de seus sonhos quando ainda era apenas um adolescente e não tinha experiência nenhuma de vida.

Não tenha vergonha de começar por baixo

Para empreender é necessário um passo de cada vez. Vuitton começou apenas como um aprendiz e aos poucos foi chegando ao sucesso.

Não tenha preguiça de trabalhar!

Um adolescente que andou mais de 400km de uma cidade para outra, com certeza não tem preguiça. 

Talvez você não precise andar tanto assim, mas o ponto é: trabalhe até conseguir o que deseja, independente do quanto tenha que se esforçar para chegar lá.

Inove

Hoje em dia tem muita gente fazendo mais do mesmo e isso faz com que nenhum deles se destaque. Crie coisas inovadoras, faça diferente, use a sua criatividade e pense nas necessidades dos seus clientes. 

Não tenha medo de inovar, pois isso vai fazer com que seu empreendimento se destaque no meio de outros. 

Crie uma identidade para o seu negócio 

A marca da Louis Vuitton foi criada há mais de 100 anos, mas até hoje conseguimos identificá-la.

Para se destacar você precisa criar não só uma marca, mas uma identidade que faça com que as pessoas pensem na sua empresa ao pensar em algum produto ou serviço.

Torne seus serviços e produtos conhecidos por pessoas de sucesso

Os produtos fabricados por Louis eram tão bem feitos que ele chamou a atenção até mesmo do imperador.

Trazendo para os nossos dias, algo que pode  fazer o seu negócio engajar é fazer parcerias com digitais influencers da sua região a princípio e com o tempo ir ampliando os horizontes. 

Atualmente a Louis Vuitton é considerada uma das marcas mais bem sucedidas do mundo inteiro e em 2019 foi considerada a marca mais famosa do ano. 

Vimos que esse sucesso não veio do nada, foi necessário muito esforço e foco do seu fundador Louis Vuitton e de outros que sucederam o seu legado para chegar onde chegou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *