Skip to main content
: Líder de Alto Desempenho

5 Passos para você se tornar um líder de alto desempenho

 

Falar sobre liderança é voltar na história e entender o processo evolutivo que a função foi tendo com o decorrer dos anos. Se antes a preocupação era mais mecânica, pensada apenas no aumento da produtividade dentro da empresa, hoje ela ganha um perfil mais humano.

Esse processo de valorização das pessoas auxilia o líder a desenvolver suas atividades com maior desempenho, porque ele passa a se preocupar não só com o processo, mas também com os colaboradores que fazem esse ciclo acontecer.

Nesse post vamos mostrar a importância de ser um líder de alto desempenho e quais passos seguir para se tornar um deles.

Boa leitura!

Por que Ser um Líder de Alto Desempenho?

 

Existem vários tipos de lideranças, mas todos exercem um papel fundamental na organização: ser o fio condutor entre os funcionários e a empresa.

Quando o líder não atua com eficiência, a equipe não se compromete, a comunicação falha e causa desentendimentos entre as pessoas, trazendo inúmeros problemas para a organização, como atraso nas entregas, insatisfação dos colaboradores, diminuição da produtividade, entre tantos outros problemas.

Um líder de alto desempenho consegue gerir mudanças, quebrar barreiras, vencer desafios e engajar sua equipe. Esse comportamento direciona o profissional a comportamentos que influenciam diretamente na rotina empresarial e no bem-estar dos colaboradores.

 

: Líder de Alto Desempenho

 

Mas Por Onde Começar Para se Tornar um Líder com Bom Rendimento?

 

Se você está se questionando como fazer para deixar para trás o rótulo de chefe, saiba que existem 5 passos básicos para otimizar o desempenho perante sua equipe.

Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para se tornar um líder inovador e eficiente. Fortaleça seu estilo a partir do autoconhecimento e utilize esse conhecimento para melhorar a forma que você lida com as pessoas em sua volta.

Liderar a si mesmo também melhora seu desempenho! Essa prática envolve muita inteligência emocional e é uma característica essencial para desenvolver equipes de alto desempenho.

Atue como facilitador dentro da empresa. Conheça as pessoas, descubra seus potenciais e passe seu conhecimento adiante. Ter pessoas capazes de  te substituir abre oportunidade para você mesmo se desenvolver em sua carreira!

Outro ponto importante é você ao invés de direcionar, formar equipes autodirigidas. Para fazer isso, desenvolver pessoas é fundamental, porque elas passam a traçar suas metas e acompanhar os próprios resultados. Esse comportamento tornará o ambiente de trabalho em um espaço de constante aprendizado.

E lembre-se: você como líder tem um impacto muito grande na vida das pessoas. Coragem e transparência são a base de tudo para essa “nova forma” de liderar. Mas cuidado com o que você fala e com suas atitudes, às vezes problemas acontecem por um simples descuido na hora de passar um comunicado.

Que Recompensa Eu Ganho Com Isso?

 

Se para o líder do século 21 a maior dificuldade é conseguir ministrar a excelência dos processos com a paixão das pessoas pelo trabalho que exercem, a grande recompensa também está direcionada para esses dois pontos.

Quando você descobre como alcançar resultados e estimula os colaboradores a gostarem daquilo que eles exercem, os resultados passam a ser alcançados de maneira natural. O que quero dizer com isso é que nesse ciclo, quando uma pessoa trabalha com paixão ela passa a entregar suas tarefas com maior perfeição. Isso reflete diretamente na qualidade do produto/serviço e, consequentemente, na satisfação do cliente.

O líder que sabe conduzir a sua equipe num processo de mudança dá um passo para gerar desenvolvimento da empresa, pertencimento dos colaboradores ao trabalho e alinhamento de objetivos.

 

 

Sobre o autor:

Este artigo foi escrito pela equipe do endomarketing.tv. Neste blog falamos principalmente sobre comunicação interna, gestão de pessoas, liderança e TV Corporativa como ferramenta para auxiliar com todos esses tópicos. O endomarketing.tv é uma iniciativa da Progic, empresa que possui uma solução completa de TV Corporativa para melhorar a comunicação com os colaboradores em sua empresa. Acesse nosso site e conheça a Progic!

 

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *