AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

7 livros essenciais para você iniciar sua startup

7 livros essenciais para você iniciar sua startup

Confira dicas e aprenda ferramentas que vão te ajudar a começar seu empreendimento!

Atualmente, as startups estão ganhando cada vez mais espaço no mercado e chamando atenção de investidores. Tratam-se de “empresas” com ideias inovadoras e possuem como objetivo desenvolver um modelo de negócios escalável.

Assim como qualquer negócio, as startups também enfrentam alguns desafios e requerem alguns cuidados na hora de sua criação, que vão desde os investimentos iniciais até a consolidação de sua marca.

Para isso, criamos essa lista com 7 livros que vão te ajudar a começar o seu negócio, trazendo dicas para você montar uma startup de sucesso!

1. Oportunidades Disfarçadas – Carlos Domingos

Se você não sabe por onde começar, mas deseja criar um empresa inovadora que resolva problemas de forma diferente, primeiro precisa identificar as oportunidades.

Com o livro “Oportunidades Disfarçadas”, você vai aprender que na crise se encontram formas inimagináveis de faturar, pois é o momento de pensar diferente e aflorar a criatividade.

Você enxerga oportunidade, onde todos veem problemas? Essa leitura é indispensável para quem pretende iniciar uma startup.

2. A Startup de $100 – Chris Guillebeau

Você enxergou a oportunidade porém continua confuso sobre a sua ideia? O próximo passo é saber como desenvolvê-la. É hora de aprender um pouco mais sobre como estruturá-la e os desafios que ela pode enfrentar.

Segundo Chris Guillebeau existem três fatores que fazem com que você encontre a ideia certa e estruture-a de maneira enxuta: paixão, habilidades e resolução de problemas.

Em “A Startup de $100”, você verá que é possível montar um plano de negócios em apenas uma página, para que todos tenham conhecimento de forma rápida e resumida sobre sua marca, além de adquirir ensinamentos valiosos para destrinchar os desafios do início do empreendimento.

3. A Startup Enxuta – Eric Ries

Para desenvolver sua ideia é preciso testá-la, e o terceiro livro dessa lista te guiará pelo ambiente da experimentação, onde você será capaz de entender o que precisa mudar para que sua ideia alcance os resultados desejados.

No livro “A Startup Enxuta” você vai aprender a experimentar suas ideias e utilizar a inovação constante para validá-las. O autor Eric Ries ainda irá lhe mostrar a como criar o Mínimo Produto Viável (MVP) e utilizar as necessidades do cliente como um propulsor de desenvolvimento constante, analisando o crescimento.

Ele também cita o loop “construir-medir-aprender” e diz que a prioridade de uma startup é o aprendizado.

4. O Estilo Startup – Eric Ries

Eric Ries é um empreendedor do Vale do Silício e reconhecido por criar o conceito de Lean Startup. Assim, nada mais justo ter ele novamente em nossa lista de livros para dar início em uma startup.

Depois de testar sua ideia, é preciso estar inovando constantemente para não ficar ultrapassado. Com o livro “O Estilo Startup” você aprenderá como criar um ambiente colaborativo e focado em inovação além de aprender os princípios que toda startup deve ter para atingir o sucesso.

Nesta obra você verá como estimular os colaboradores a inovar, terem sentimento de dono e liberdade para experimentarem novas ideias. Dessa forma, Eric Ries ressalta que responsabilização, processo, cultura e pessoas são a base da pirâmide startup para atingir resultados.

5. Hacking Growth – Sean Ellis e Morgan Brown

Para saber se a inovação está dando certo, é preciso analisar os resultados. É hora de continuar o crescimento rumo ao sucesso, entrando em um loop de desenvolvimento recorrente. Os autores Sean Ellis e Morgan Brown dizem que o caminho para o crescimento é análise de dados e experimentação.

Com esse livro, você verá que conhecer seus clientes é o primeiro passo para desenvolver ideias inovadoras, montar uma equipe alinhada às necessidades dos consumidores e entrar em melhoria contínua, fazendo reuniões periódicas de crescimento.

Se ficou interessado em aprender mais sobre as análises, o livro “Hacking Growth” vai lhe ajudar, fazendo com que o crescimento de sua startup seja exponencial.


6. Startup: Manual do Empreendedor – Steve Blank e Bob Dorf

Depois de alcançar potenciais clientes, você precisa desenvolvê-los, e com o livro “Startup: Manual do Empreendedor” você vai aprender a observar a origem de suas vendas para estruturar um modelo de negócios compatível.

Para Steve Blank e Bob Dorf, autores do sexto livro dessa lista, encontrar um modelo escalável, lucrativo e recorrente deve ser o principal objetivo de qualquer startup, sendo que o desenvolvimento de clientes é a chave para que isso aconteça.

Eles também falam que criar um Modelo de Negócios depende de um estudo detalhado de quem são seus clientes, seu mercado e como atingí-los para ser uma startup vencedora.


7. Business Model Generation – Alexander Osterwalder e Yves Pigneur

Para iniciar uma startup é importante criar um modelo de negócios para elaborar estratégias, e o ideal é aprender a escolher um padrão. Com o livro “Business Model Generation”, você irá entender tudo sobre o Business Model Canvas para adequar sua startup ao perfil do seu público.

Assim, os autores Alexander Osterwalder e Yves Pigneur apresentam os nove blocos de desenvolvimento do Canvas, um modelo inovador capaz de tornar visível tudo que você precisa para atingir seu público.

Conhecer os vários padrões de modelos de negócios é essencial para identificar o seu, visando remodelá-lo frequentemente para transformar a startup continuamente, melhorando seu desempenho e caminhando rumo ao sucesso.

Crie uma startup vencedora e alavanque seus resultados!

Os ensinamentos desses livros são engrandecedores para todo empreendedor que deseja iniciar uma startup. Eles mostram desde o aproveitamento de uma oportunidade até a criação do modelo de negócios da empresa.

Esperamos que se você possui a ideia de começar uma startup, tenha se inspirado com todos os conhecimentos dessas grandes obras e desejamos muito comprometimento e disciplina para alcançar o sucesso!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *