Loja virtual na quarentena: Estratégias para quem quer continuar vendendo

Loja virtual na quarentena

Você que tem uma loja virtual provavelmente está se perguntando que estratégias deve adotar para esse período de quarentena, certo?

Em virtude da pandemia provocada pelo Coronavírus, o comércio mundial nos últimos meses vem passando por um período de muitas incertezas.

Independentemente da sua loja ser de pequeno, médio ou grande porte, você já está sentindo no bolso as consequências da Covid-19.

Mas até quando isso irá durar? Essa é uma resposta que ninguém sabe. O que se pode afirmar é que não dá para ficar de braços cruzados esperando esse período passar.

Os estoques estão lotados de produtos e em alguns segmentos a mercadoria tem prazo de validade. Por isso, será preciso multiplicar os esforço para evitar que seu negócio quebre.

Neste conteúdo iremos te dar algumas dicas e sugerir estratégias para você aplicar na sua loja virtual para minimizar ao máximo os prejuízos e continuar vendendo.

Como operar minha loja virtual na quarentena?

Em muitos estados do país, os estabelecimentos comerciais estão fechados para conter a proliferação do vírus e por isso, as lojas virtuais vêm sendo uma das principais alternativas para quem precisa usufruir de bens e serviços.

Mas será que sua loja virtual está preparada para atender essa possível demanda?

Pois não é preciso apenas ter o produto que o cliente procura! 

É preciso treinar seus funcionários para atendimento, aumentar os canais de contato, bem como melhorar sua comunicação dentro da loja virtual e nas redes sociais para transmitir segurança para os novos consumidores.

A seguir, separamos por setores algumas estratégias que podem ser aplicadas na sua loja virtual na quarentena:

Dicas de atendimento

Um bom atendimento é um dos pilares para o sucesso de qualquer empresa, não importa o ramo em que ela atue.

Veja o que você pode fazer:

  • Aumentar os canais de contato com o cliente: telefone, e-mail, redes sociais, whatsapp e telegram;
  • Acompanhar de perto cada pedido feito e atualizar os clientes em cada etapa do processo de compra;
  • Fazer uma pesquisa de satisfação com os clientes (por ligação ou whatsapp), procurar ouvir as necessidades deles.

Se além da loja virtual você tiver uma loja física, você pode utilizar os vendedores da loja física (que em tese podem estar ociosos) para fazer atendimentos personalizados.

Esses vendedores podem ajudar clientes que não tem tanta familiaridade em fazer compras online. Eles podem coletar o pedido, fazer a compra pelo cliente e enviar apenas o link para pagamento.

Estratégias de frete e delivery

Um dos principais desafios de uma loja virtual na quarentena é o prazo de entrega, devido principalmente a necessidade de urgência.

Muitos clientes ficam na dúvida se o produto realmente irá chegar e se é seguro receber a mercadoria devidos aos perigos de contaminação.

O que você pode fazer:

  • Faça novos contratos com empresas que possam fornecer entrega em poucas horas, com motoboys ou e aplicativos de delivery;
  • Transformar suas loja física em ponto de entrega, onde o cliente compra pela loja virtual e agenda um horário para ir fazer a retirada na loja física;

Dicas para a loja virtual

A loja virtual em si é sua principal vitrine de vendas, por isso é importante estar atento ao total funcionando dela.

Dentro da loja você pode:

  • Criar banners e ser extremamente claro com relação a como sua empresa estará trabalhando neste período;
  • Atualizar as vitrines e deixar em evidência os produtos que devem ter maior saída neste período;
  • Criar uma FAQ sobre dúvidas frequentes sobre a quarentena e deixar disponível em alguma aba;
  • Criar packs promocionais, com kits prontos, que facilite as escolhas do cliente dentro da loja.

Estratégias para redes sociais

As redes sociais são seus principais aliados na divulgação do que está acontecendo na sua loja virtual na quarentena.

Use-as de forma estratégica para:

  • Divulgar os canais de atendimento e horário de atendimento;
  • Reforçar o total funcionamento da loja virtual nesse período e garantir de que todos os pedidos serão entregues;
  • Mostrar que os produtos que estão sendo enviados para as casas dos clientes estão passando por todo um processo de limpeza e higiene, para eles se sentirem seguros com você.

Além disso, você pode utilizá-las para se relacionar com os consumidores. Faça um equilíbrio entre as postagens, não queira apenas vender.

Conclusão

Agora é hora de colocar as estratégias sugeridas em prática

Sabemos que é uma fase difícil, ninguém estava esperando por tudo isso que está acontecendo, mas com dedicação é possível gerar vendas e fazer o seu estoque girar.

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Este artigo foi escrito por Wandeson Felipe, Analista de Marketing na Bleez E-commerce, agência especializada em criação de loja virtual.

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