Marketing de conteúdo para pequenas empresas: dicas para ter bons resultados

Marketing de conteúdo para pequenas empresas

Nos anos 2000 o marketing digital popularizou-se devido ao crescimento de usuários na internet. Com esse crescimento, pequenas e grandes empresas começaram a ver boas oportunidades de obtenção de clientes e aumento de vendas no mundo digital.

Desde lá, o marketing digital foi sendo lapidado para que conseguisse evoluir junto com as expectativas criadas em cima dele, chegando finalmente ao formato que é utilizado hoje.

Mas, em primeiro lugar, o que é marketing digital? Marketing digital é um conjunto de ações e estratégias utilizadas por empresas ou pessoas para atingir um determinado público-alvo.

Dentro do marketing digital existem várias vertentes, que são utilizadas para atingir os objetivos estipulados. Entre essas vertentes, existe o marketing de conteúdo, que pode ser utilizado não apenas nos meios online mas também no mundo offline.

O marketing de conteúdo para pequenas empresas surge como uma ótima opção, pois através dele que as pessoas podem conhecer e confiar no seu trabalho ou produto.

Diferente das grandes empresas que já possuem um certo reconhecimento e podem simplesmente lançar um produto e obter bons resultados, o mesmo não acontece para as pequenas, onde as pessoas precisam confiar no que você oferece para que gastem dinheiro com você.

O que é o marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma maneira de criar engajamento com o público-alvo (persona) de uma empresa. Com ele você pode fazer crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e de qualidade. Esse conteúdo tem poder de atrair, envolver e gerar valor para as pessoas, fazendo com que elas tenham uma visão positiva da sua marca ou negócio, e assim comprem o que é oferecido.

O marketing de conteúdo para pequenas empresas é uma mudança de mentalidade, pois é através dele que marcas compreendem que não basta apenas se promover, mas sim gerar valor por meio de conteúdo interessante para o seu público ter interesse por você.

Atualmente o marketing de conteúdo se popularizou por ser uma forma barata para os empreendedores atingirem seu público-alvo. Porém não pense que ele é simples, na realidade é necessário muito esforço, empenho e sobretudo paciência, pois ele demora para trazer grandes resultados, mas quando traz, é algo fiel e contínuo.

Como começar com o marketing de conteúdo

Antes de iniciar a publicação de conteúdos, para que não seja uma grande confusão, sem objetivos definidos, é importante que você defina três coisas:

  • Para quem? Isso mesmo, defina quem é sua persona, seu público alvo ideal. Para quem esse conteúdo será feito? Sabemos que na vida quem tenta agradar a todos, acaba agradando ninguém. Por essa razão, foque no cliente ideal para o seu negócio.
  • Por que? É com essa pergunta que você define qual o seu objetivo com o marketing de conteúdo, quais métricas busca atingir.
  • Como? Aqui você define como será feita a entrega do seu conteúdo, por qual meio chegará a sua audiência.

Ao ter as respostas para as perguntas acima, não esqueça de documentá-las para que assim mantenha seus objetivos sempre bem organizados.

Respondendo essas três perguntas, você dará o pontapé inicial para começar suas estratégias.

Defina seus objetivos

Após ter respondido as perguntas “Para quem? Por que? e Como?” o segundo passo é definir seus objetivos.

Com o marketing de conteúdo você pode atingir algumas metas como:

  • Aumentar o número de leads: Leads são potenciais interessados pelo produto que você oferece. Certamente esse é um dos objetivos mais buscados dentro das estratégias, principalmente dentro marketing de conteúdo para pequenas empresas. Onde os negócios precisam atingir um maior número de pessoas.
  • Gerar autoridade: Normalmente quando você gera conteúdo, se ele for de qualidade e realmente gerar valor, a tendência é que as pessoas confiem em você ou na sua marca e queiram fazer negócio com o que é oferecido. Esse objetivo acaba sendo como um bônus do marketing de conteúdo.
  • Redução de custos: Quando você faz qualquer tipo de marketing, seu objetivo normalmente dentro de todas as estratégias é gerar lucro. Quando você amadurece suas estratégias, acaba sendo essencial começar a reduzir os custos.

No caso das vendas, é muito importante que você observe o seu custo por cada cliente. De nada adianta você conseguir adquirir inúmeros clientes se o seu lucro com eles for mínimo.

  • Aumentar o reconhecimento da marca: Fazer que você, seu produto ou marca sejam vistos por um número maior de pessoas é importante. Com o marketing de conteúdo voltado a esse objetivo, torna-se mais barato alcançar novas pessoas do que através da publicidade tradicional.
    O bom de você atingir um número maior de pessoas através dos seus conteúdos e não da publicidade, é que quando as pessoas chegam até você elas já possuem uma imagem positiva, pois você oferece algo de qualidade para elas.

Esses são apenas alguns dos objetivos que você pode ter com o marketing de conteúdo para sua empresa, obviamente existem outros, basta que você defina as suas estratégias.

Dessa forma, seguindo os passos de definição citados anteriormente, certamente você começará da forma correta para atingir bons resultados.

Para finalizar, lembre que: “Não existe uma fórmula para o sucesso. Mas há uma forma infalível para o fracasso: tentar agradar a todos” – Herbert Bayard Swope

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