Marketing de Busca: sua empresa precisa aparecer no Google

Marketing de Busca: sua empresa precisa aparecer no Google

Estamos em 2019 e a maneira como as pessoas procuram produtos e serviços mudou. Ao invés de buscar sua empresa em meio a tantos nomes e telefones na famosa Lista Amarela, hoje basta dar um Google para ter na palma da mão inúmeras possibilidades para resolver um problema.

 

A questão é: a sua empresa tem aparecido como uma solução no Google ou está esquecida por ainda não ter uma presença na internet? Pode parecer óbvio a importância de ter uma presença digital, porém estudos apontam que menos de 1% das empresas possuem, de fato, um site ou ações de marketing que as tornem relevantes para os usuários.

 

O Google é um dos maiores buscadores online do mundo e ficar alheio a forma como ele pode contribuir para os resultados da sua empresa é dar um tiro no pé. Para entender como aparecer nesses buscadores, primeiro é importante estudar como o usuário se comporta quando está procurando um produto ou serviço e em segundo lugar como uma agência de marketing digital pode te ajudar a criar estratégias eficientes para chegar até o seu público-alvo.

 

Sua estratégia de marketing precisa pensar no cliente

Quando alguém busca algo na internet é comum que ela siga um passo a passo que se repete vez após vez. Basicamente ele identifica uma necessidade ou alguma informação que necessite, pensa em uma série de palavras que combinadas poderiam dar o resultado para aquilo que procura, ele as insere na caixa de busca e olha os resultados que aparecem procurando o melhor. Caso ache que chame sua atenção, ele clica e procura a informação que vai solucionar a necessidade inicial.

 

Parou para perceber como tudo gira em torno do usuário e não da sua empresa? Esse entendimento é o divisor de águas entre uma presença digital que gera resultados e outra que é feita para agradar apenas os donos e gestores. Entender como as pessoas fazem suas buscas auxilia de forma significativa sua empresa a crescer.

 

Paciência é fundamental

Uma boa estratégia de marketing digital ajuda a construir uma audiência fiel, o que faz com que você converse apenas com quem realmente deseja consumir o que você tem a oferecer. O que eles esperam da sua empresa? Como está sendo a experiência ao usar seus produtos? Colher essas informações, antes mais custosas, está muito mais fácil e concentrada dentro dos seus canais de comunicação.

Além disso, os custos são bem mais acessíveis e é possível realizar a otimização de sites para mecanismos de busca e outras ações estratégicas com um investimento muito menor do que em marketing offline, por exemplo. Porém, para colher todos os frutos, é importante ter paciência e fazer o processo como um tempo de forma consistente.

 

O que vemos são empresas que pulam processos e etapas fundamentais em suas estratégias de marketing digital ou, pior, desistem de gerar resultados entre o terceiro e sétimo mês por acharem que o que está sendo feito não traz resultado algum. Porém é importante ressaltar que fazer cada uma das etapas necessárias leva tempo e não vai ser do dia para a noite que os resultados serão colhidos.

 

Seja encontrado e estabeleça uma comunicação eficiente

Como já comentamos anteriormente, o usuário tem uma dor que seu negócio pode sanar se estiver estabelecido uma presença relevante para os mecanismos de busca. Feito isso, é possível estabelecer uma comunicação na hora certa. Sabe aquela campanha de e-mail que você recebeu, mas não tem nada a ver com o que precisa? Ou o folheto que oferece algo que você já tem? Com o marketing digital esses erros que custam carro podem ser evitados.

 

Uma empresa de links patrocinados consegue criar mais de um público e segmentar a comunicação para cada tipo de audiência. Assim, você consegue estar no lugar certo e na hora certa, sendo a solução que a pessoa precisava. Com uma comunicação e argumentos pensados para o seu público-alvo, fica realmente muito difícil não aparecer no Google.

 

Se a sua empresa ainda tinha dúvidas se valia a pena investir em marketing de busca para crescer e atrair mais clientes, deu para perceber que essa aposta não será um erro. O investimento em boas estratégias pode te diferenciar dos concorrentes e trazer ainda mais  retorno para o seu negócio.

Veja também

Leave a Comment