Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo para empresas de SaaS?

O mercado de SaaS (Software as a Service ou Software como Serviço, em português) é um dos que mais crescem em todo o mundo, demonstrando a força e a importância desse setor para a nossa sociedade atualmente.

Justamente por essa relevância é que inúmeras empresas têm aparecido, aumentando a concorrência e fazendo com que o marketing para empresas de SaaS se torne também um diferencial na hora de captar e reter clientes.

Entre essas possibilidades está o marketing de conteúdo para empresas de SaaS, ajudando o seu negócio a se relacionar melhor com seu público-alvo, a se diferenciar da concorrência e a criar uma base de seguidores e propulsores fiéis da sua marca.

Quer saber mais? Continue a leitura.

Por que investir em uma estratégia de marketing de conteúdo para empresas de SaaS?

 

marketing de conteúdo saas

Se você ainda não trabalha com nenhuma estratégia de marketing de conteúdo, pode estar se perguntando se essa é realmente uma boa opção. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, investir em conteúdo de qualidade e relevante é uma forma muito barata de conseguir atrair e fidelizar clientes. Veja algumas vantagens importantes.

 

Redução do Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

 

A produção de conteúdo funciona como um ótimo “chamariz” para as suas estratégias digitais, atraindo leads qualificados e fazendo com que essas pessoas passem a se relacionar sistematicamente com a sua marca.

Além disso, o marketing de conteúdo possui uma vantagem sobre as outras formas de atração: ele é mais barato. Um mesmo texto poderá continuar atraindo pessoas para a sua empresa por anos, sendo que você apenas terá de investir na sua produção uma única vez.

 

Reduz o investimento em links patrocinados

 

Outra vantagem óbvia é que, com uma boa estratégia de conteúdo, o seu site passará a ter muito mais acessos orgânicos, reduzindo a necessidade de investimento constante em links patrocinados.

Quanto mais conteúdos você tiver, e melhores forem suas performances para palavras-chaves importantes para o seu nicho, melhor será a sua classificação nos mecanismos de busca, tornando o seu domínio forte e importante.

 

Reduz a taxa de churn

 

A taxa de churn, ou seja, os cancelamentos, é um fator impeditivo de crescimento de muitas empresas de SaaS e isso pode acontecer, entre outros motivos, pelo fato de o seu cliente não saber usar corretamente a sua solução – e acabar não vendo valor na mesma.

Com uma boa estratégia de conteúdo, você irá educar essas pessoas, fazendo com que elas aproveitem melhor o seu software e, claro, se tornem clientes fiéis, reduzindo a taxa de cancelamento e otimizando a sua vida financeira.

 

Aumenta as taxas de upsell e cross-sell

 

Upsell acontece quando o seu cliente adquire uma versão do seu software que tem mais recursos e cross-sell quando ele compra gadgets complementares. Ambas são extremamente importantes para otimizar seus lucros e podem ser melhoradas com uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

Novamente isso acontece graças à educação da sua clientela, que passa a entender melhor os benefícios que suas soluções oferecem e a buscar outras possibilidades tecnológicas para ter resultados ainda mais expressivos.

 

Como desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo para minha empresa de SaaS?

 

Depois de ler o tópico anterior, você já está convencido de que o marketing de conteúdo pode ajudar o seu negócio? Então veja algumas dicas para atingir esses objetivos.

 

Entenda as suas personas

 

Nenhuma estratégia de marketing de conteúdo funciona sem a definição correta das personas. Elas são o perfil semifictício dos seus clientes reais. Quanto mais informações precisas você tiver, mais fácil será pensar em conteúdos que sejam realmente relevantes.

Lembre-se que marketing de conteúdo não é escrever sobre o que você acha interessante ou apenas sobre os diferenciais da sua empresa – mas, sim, oferecer informações ricas e interessantes para seus clientes e potenciais clientes e resolver os problemas deles.

 

Defina corretamente suas palavras-chaves

 

Entendendo muito bem quem são suas personas, suas principais dificuldades e dilemas e a forma como se comunicam, ficará mais fácil pensar em temas e palavras-chaves que sejam realmente relevantes para essas pessoas e que tenham um bom volume de busca.

Não foque apenas em palavras-chaves curtas ou que tenham muita concorrência. Lembre-se que as palavras-chaves de cauda longa (aquelas que formam frases) também são muito interessantes e podem ajudar a começar a ranquear o seu blog, principalmente se o seu domínio ainda é recente.

 

Crie um calendário editorial

 

Agora que você já sabe quem é o seu cliente e quais palavras-chaves ele está pesquisando, defina os temas dentro da jornada do comprador e monte o seu calendário editorial.

Isso significa pensar em temas e conteúdos relevantes para quem ainda está descobrindo que tem um problema, para quem já sabe que tem um problema e para aquelas pessoas que já se decidiram por contar com uma solução tecnológica, mas ainda não sabem de quem comprar.

Não se esqueça de definir também os CTAs adequados para cada um desses conteúdos e que ajudem na sua estratégia. Por exemplo, um conteúdo de fundo de funil, voltado para a conversão, deve orientar que o leitor entre em contato com a sua empresa, enquanto um conteúdo de atração pode solicitar que ele compartilhe o conteúdo ou que curta as redes sociais do seu negócio.

Além dos temas para cada uma das etapas da jornada do comprador, coloque também a data de publicação dos conteúdos, buscando manter uma frequência de postagem.

 

Defina a forma de divulgação

 

Não adianta apenas postar no seu blog e não divulgar esses conteúdos, que os seus acessos acabarão sendo menores do que o esperado e a sua estratégia não terá retorno.

Existem muitas formas de divulgação de um conteúdo, como nas suas redes sociais e também pela sua lista de e-mails. Aliás, criar uma base de assinantes do seu blog é uma ótima maneira de se relacionar com essas pessoas, enviando conteúdos interessantes e de acordo com o perfil de cada um dos seus leads, favorecendo a conversão.

 

Fique de olho nas métricas

 

A melhor maneira de saber se a sua estratégia de marketing de conteúdo está trazendo resultado é analisando as suas métricas, que podem ser diferentes dependendo dos seus objetivos.

Para quem está começando agora com um blog, atrair tráfego orgânico é uma das metas mais importantes, por isso o número de acessos por postagem e também de redirecionamentos para o seu site são dados importantes.

Além desses, você poderá analisar também a taxa de novos leads, de compartilhamentos de determinadas postagens, de comentários, de solicitações de orçamentos, de cadastro na newsletter e assim por diante.

 

Não se esqueça dos conteúdos ricos

 

Blog posts são muito importantes em uma estratégia de marketing de conteúdo, mas não são os únicos. Você também deverá pensar em criar conteúdos ricos, como e-books, whitepapers, webinars e outros, ajudando a otimizar a sua estratégia e atrair ou converter mais leads.

Uma boa ideia é usar uma landing page específica para cada um desses conteúdos, aumentando a sua taxa de captação de leads.

 

Faça testes e encontre o modelo certo para o seu negócio

 

Apesar dessas dicas, marketing de conteúdo não funciona como uma receita de bolo e para cada empresa existem práticas mais ou menos interessantes. É importante que você não tenha medo de testar e de encontrar o formato que mais funciona para você.

Existem muitas variações que você poderá fazer, como conteúdos maiores ou menores, linguagens diferenciadas, uso de outros tipos de conteúdos (como vídeos ou infográficos), horário de postagens, entre outros, sempre analisando as métricas e descobrindo o que mais está de acordo com as preferências das suas personas.

E, então, com essas dicas, ficou mais fácil montar uma estratégia de marketing de conteúdo para empresas de SaaS? Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos!

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