Marketing de influência: por que sua marca deve investir nessa área?

Marketing de Influência

A influência digital se tornou uma realidade graças à popularidade que as redes sociais ganharam com os anos. Assim, debaixo do guarda-chuva do marketing digital, se consolidou o marketing de influência, que hoje é uma das formas encontradas pelas marcas para atrair visibilidade.

No entanto, ainda há quem não entenda muito bem o que é esta modalidade de divulgação. 

Apesar dos influenciadores marcarem presença também em mídias tradicionais – como programas de televisão, por exemplo -, existem empresas que desconhecem o papel de um influenciador digital. Ou ainda como “influencers” podem fazer parte da estratégia de marketing das marcas.

Por isso, vamos começar este artigo explicando o que é a influência digital e, em seguida, mostraremos por que e como sua empresa pode se beneficiar com ela.

Afinal, o que é o marketing de influência?

 

O marketing de influência é formado de ações que, geralmente, envolvem três frentes:

 1 – Influenciadores digitais – pessoas que devido à sua relevância nas redes sociais têm um público fiel para o qual falam sobre um ou mais assuntos;

2 – Marcas – empresas, organizações, projetos, etc, que atuam com vendas ou prestam algum serviço;

3 – Intermediadores – são desde agências especializadas em conectar influenciadores a marcas (como a influu), até agenciamento ou assessoria de digital influencers.

Na prática, é uma estratégia que atua através da relevância de uma pessoa que tem um público consistente nas redes sociais. Por meio dessa influência, é estabelecido um contato com o público – seus seguidores – em prol de uma mensagem da marca. 

Todo esse processo, desde a ideia da campanha até a execução e mensuração dos resultados, é feito com auxílio dos intermediadores.

Mas, por que usar justamente essa modalidade de marketing? A seguir vamos mostrar alguns dos motivos para isso.

Vantagens de apostar no marketing de influência

 

Um dos benefícios é que, apesar de jovem, o marketing de influência já prova ser uma estratégia que garante retorno financeiro às marcas que apostam nele. Segundo dados do Influencer Marketing Hub, estima-se que este retorno seja, em média, de US$7,65 para cada dólar investido. No entanto, o ROI pode chegar a US$20 para cada US$1.

Outro motivo é o alto impacto gerado no público-alvo. Segundo o blog oficial do Twitter, cerca de 40% das pessoas já compraram algo logo após verem um tweet de um influenciador em que confiam. 

Mas por que isso acontece? Um outro ponto explica: influenciadores são importantes na decisão de compras das pessoas. Uma pesquisa da Qualibest mostra que a opinião de influenciadores é a segunda mais relevante na hora da compra (50%), ficando atrás apenas da opinião de parentes e amigos (56%). 

Somado a esses motivos estão outros, como:

  • Possibilitam acesso a um público altamente engajado nas redes sociais;
  • Permite a cocriação, ou seja, as marcas podem pensar em ações em conjunto com influenciadores – que sabem a melhor forma de se comunicar com seus seguidores;
  • Faz uso de mídias online, mas pode funcionar offline também;
  • É uma excelente forma de transmitir uma mensagem personalizada ao público, já que cada influenciador tem seu estilo e personalidade.

 

Depois de ver algumas das vantagens de apostar no marketing de influência, confira abaixo como ele pode ser incluído na estratégia de divulgação de organizações, ações, projetos etc.

Estratégias de marketing

 

Para incluir o marketing de influência na estratégia das marcas, é importante saber quais são influenciadores ideais para associar ao seu produto ou serviço.

E isso porque não basta apenas olhar números e escolher aquele que tem mais seguidores. É importante verificar algumas informações, como:

  • Público – as pessoas que acompanham esse influencer são as mesmas para as quais a marca quer passar sua mensagem?
  • Engajamento – qual o percentual dos seguidores que interage por comentários e curtidas?
  • Histórico – esse influenciador já passou por alguma polêmica que pode comprometer sua marca?
  • Nicho – quais assuntos esse influenciador aborda nas redes sociais?

Nós sabemos que não é fácil chegar a esses influenciadores. E é por isso que as agências e assessores são fundamentais nesse processo. Afinal, bem mais que intermediar a comunicação, eles atuam selecionando perfis, sugerindo formatos que possam gerar mais engajamento e medindo os resultados.

Por isso, o recomendado é que seja feito contato com esses intermediadores para pensar ações que unam sua marca aos influenciadores ideais da forma mais benéfica possível.

 

Este texto foi escrito por Andressa Lima, criadora de conteúdo da influu.

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