Entenda como aplicar o Marketing de relacionamento no seu negócio

Marketing de relacionamento é uma forma de construir uma marca através da relação com o cliente e da criação de autoridade sobre o mercado. Atualmente, temos várias marcas globais que desenvolvem marketing de relacionamento e já o entendem como um gerador de valor.

Através desse tipo de marketing, o atendimento personalizado, previsões de comportamento de compra e a possibilidade de surpreender um consumidor tornam-se possíveis.

Impactos do marketing de relacionamento

No contexto de ascensão tecnológica que vivemos, imagine uma grande marca desse segmento que ganhou destaque apenas pela qualidade de seus lançamentos. Obviamente, a qualidade é um fator crucial na compra de um produto, mas veremos a seguir que sozinha não torna-se capaz de elevar uma marca a um status global de referência em sua área de atuação. 

Desta forma, vamos pensar um pouco mais longe: além da qualidade, o que torna empresas de um mesmo segmento mais ou menos desejadas pelas pessoas?

 Para responder essa pergunta, precisamos adentrar as possibilidades do marketing de relacionamento. Se relacionar com os clientes, excede a linha de entrega de um produto porque não é apenas um bem ou serviço que está sendo entregue mas a imagem da sua marca. Logo, nessa entrega podemos incluir um sentimento, um status e até mesmo, um estilo de vida. 

Não é incomum, vermos marcas A ou B serem associadas a determinados grupos, comportamentos  e que inclusive, podem ultrapassar fronteiras culturais. 

Em contextos macro, de empresas de destaque, o marketing de relacionamento tem seu espaço garantido; mas em cenários mais simples, esse conjunto de estratégias também não passa despercebido.

Mudemos de segmento agora: imagine uma pequena empresa de construção civil, cujo foco é a venda de produtos como  tubulações, concretagem de laje e calha metálica. Pense que nesse caso, a empresa está oferecendo materiais para construção de um espaço e que a projeção de um lugar, seja novo ou reformado, reflete expectativas como comodidade, segurança, renovação e outros sentimentos relacionados a uma casa, por exemplo.

O marketing de relacionamento será o meio utilizado para construir a relação com o cliente, apta a promover uma imagem positiva e que o fidelize estrategicamente.

Como iniciar o projeto de Marketing de Relacionamento?

O primeiro passo do desenvolvimento de um marketing de relacionamento é o estudo do público alvo. Entender o que o cliente quer, não se resume ao presente mas também o que ele irá querer no futuro.

Uma marca especialista em marketing de relacionamento, mais do que oferecer produtos, dita tendência. Por meio do estudo da persona do cliente, entenderá para onde o mercado deve seguir e investirá nesse caminho.Os clássicos do marketing funcionam na fidelização do cliente. A produção de conteúdo associável aos produtos vendidos é um exemplo. 

Uma empresa que produz itens extremamente segmentados, como estrutura metálica residencial, ou ainda esquadrias de alumínio sob medida, pode tornar esse assunto mais atrativo e dinâmico através de um conteúdo voltado a pessoas que querem construir uma casa ou diretamente aos profissionais da construção civil.

Essas pessoas precisam de material informativo sobre produtos, principais tendências e inovações do mundo da construção, já que isso as atrai e alimenta necessidades ao passo que se informam. Manter um blog com esse tipo de informação é uma forma de manter o cliente sempre em contato com a marca da empresa.

Assim como o conteúdo, outro ponto crucial do marketing de relacionamento é a relação direta com o cliente. A empresa deve estar sempre disposta a ajudar. A maioria das pessoas, principalmente no Brasil, já passaram por dificuldades com serviços de call center ao tentar resolver um problema.

Um mal atendimento interfere diretamente na forma como uma empresa é vista por seu cliente. Não à toa, grandes organizações investem com força no serviço de atendimento ao cliente. Elas sabem que um momento de raiva pelo telefone pode significar um cliente a menos.

Dentre outras ferramentas para a formação de um público fidelizado, podemos citar:

  • Cupons fidelidade
  • E-mail marketing
  • SEO
  • Uso das redes sociais
  • CRM
  • Pesquisa de hábitos e costumes de compra

Muitos comerciantes concluem que apenas proporcionar ao cliente um produto de qualidade já é o bastante para tornar sua marca conhecida no mercado; ledo engano. O processo de concretização de uma marca está muito além disso. É necessária empatia para trabalhar a forma como o cliente vê a empresa.


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