Veja como o marketing digital pode impactar nos resultados da sua empresa

marketing digital pode impactar nos resultados

 

Conteúdo, social media e links patrocinados. Essas são algumas das técnicas de marketing digital nas quais as empresas têm investido mais recentemente. Há vários motivos para a sua popularidade, mas o principal deles é o fato de que, quando bem executadas, essas táticas executam perfeitamente aquilo a que se propõem: trazer bons resultados financeiros ao estabelecimento.

 

Apesar disso, é preciso ter em mente que não existe nenhum milagre quando se trata de marketing: ele só trará benefícios de fato se for bem planejado e executado.

Felizmente, a internet é versátil, permitindo que estabelecimentos com os mais diversos perfis e orçamentos de divulgação sejam promovidos com sucesso na rede, desde um fornecedor de coberturas para festas quanto um restaurante de alta gastronomia.

 

Quer saber mais a respeito disso? Então continue lendo e confira alguns benefícios para seu estabelecimento:

 

  1. Atração de novos clientes

Não é preciso ser especialista em administração de empresas para saber que um estabelecimento simplesmente não sobrevive se não tiver clientes. A falta deles é, inclusive, um dos principais motivos que levam ao fechamento de negócios, principalmente durante os primeiros anos de funcionamento.

 

A boa notícia é que, graças ao marketing digital, conquistar um público novo se tornou muito mais fácil. Isso pois a internet permite o alcance de muitas pessoas a um custo relativamente baixo, principalmente quando comparado às peças publicitárias tradicionais.

Quem vende copinho para doce de colher, por exemplo, pode criar um conteúdo que atingirá proprietários de confeitarias em todo o país – ou, caso seja de seu interesse, em uma região especificamente, como veremos mais adiante. Por conta disso, as chances de que o estabelecimento seja bem sucedido são muito mais altas.

 

  1. Fidelização de clientes atuais

Por mais que conquistar clientes novos seja importante para o sucesso de qualquer negócio, Philip Kotler, considerado o pai do marketing, já dizia: fidelizar o público que você já tem custa de cinco a sete vezes menos do que conquistar um novo. Por esse motivo, criar uma clientela cativa também deve ser uma prioridade na administração de um negócio.

 

O marketing digital, por sua vez, é o mecanismo ideal para atingir esse objetivo. Ele pode ser combinado com táticas tradicionais, resultando em possibilidades como:

  • Uso de e-mail marketing;
  • Oferecimento de descontos exclusivos por via digital;
  • Montagem de um cadastro de clientes;
  • Fornecimentos de descontos personalizados, como no aniverário.

 

Vale ressaltar que tais táticas podem ser usadas em boa parte dos ramos. Por exemplo: uma empresa especializada na organização de feiras e eventos corporativos provavelmente precisará contratar serviços de aluguel de stand com uma certa frequência.

Assim, um valor mais baixo por conta da fidelidade provavelmente será interessante. O mesma situação vale para uma pessoa que come em determinado restaurante com frequência: um desconto é mais que bem-vindo para recompensar sua assiduidade.

 

  1. Tomada de decisões com base em dados

Quando se trata de negócios, quanto mais informações estiverem à disposição para a tomada de decisões, melhor. Mais uma vez, o marketing digital se destaca nesse quesito: todas as ferramentas usadas para a execução das táticas englobadas por ele acumulam dados.

Deste modo, é possível analisá-los sempre que necessário, de modo a realizar um aprimoramento constante em todas as campanhas e iniciativas.

 

  1. Alcance de públicos mais específicos

Um dos grandes problemas da publicidade tradicional é o fato de que, por mais que o público-alvo esteja bem definido, nunca há nenhuma garantia de que as pessoas certas verão o seu anúncio. Por conta disso, as chances de que o investimento seja desperdiçado são grandes.

 

Por outro lado, quando se trata de marketing digital, as chances de que isso aconteça são bem menores. Isso pois as ferramentas usadas na execução de campanhas permitem um refino muito detalhado do público, que, por sua vez, é executado com base nos dados os quais as próprias pessoas fornecem durante a navegação.

Na prática, isso significa que um anúncio de uma cobertura metálica será mostrado a pessoas que já pesquisaram por esse termo antes, ou que estejam engajadas com páginas relacionadas a esse produto.

 

Vale ressaltar que, para que isso se concretize, é preciso realizar ajustes constantes nas características do público que receberá os anúncios. Afinal, a cada campanha realizada são gerados dados nesse sentido, e deixar de usá-los pode significar a perda de uma excelente oportunidade para alavancar o seu negócio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, um portal informativo com milhares de notícias sobre diversos segmentos do mercado.

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