Principais tendências de marketing digital para 2019

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Começou o ano de 2019 e vem aí com ele uma quantidade de mudanças na forma como nos comunicamos com o público consumidor.

E, quem não conseguir se adequar às novas tendências de marketing digital para 2019, pode muito bem colocar a sua estratégia em risco.

Ao mesmo tempo que novas tecnologias surgem, o consumidor fica cada vez mais exigente, e nós precisamos ser mais e mais criativos para estabelecer uma linha de comunicação com ele.

Pensando nisso, elegemos as principais tendências de marketing digital para 2019 e como colocá-las em prática para obter os melhores resultados nesse novo ano.

Interessado? Então continue lendo!

 

Viralidade de um vídeo levam tráfego na Internet

O vídeo está comendo a web – um fenômeno que reconhecemos anos atrás quando o Washington Post previu que o vídeo representaria 80% de todo o tráfego da Internet até 2019.

Isso faz sentido, porque a atenção média é curta e a maioria das pessoas prefere assistir a um vídeo do que ler uma postagem no blog.

Percebendo isso, as marcas publicam entusiasticamente vídeos de eventos ao vivo e momentos de bastidores. Eles criam dicas e truques de vídeo e qualquer outra coisa que eles possam juntar em uma peça de dois ou três minutos.

No entanto, o marketing de vídeo só é bem-sucedido se fornecer o que os consumidores querem, quando e como querem.

Bem feito, o marketing de vídeo produz resultados surpreendentes. De acordo com pesquisas feitas, simplesmente adicionar um vídeo a um e-mail aumenta a taxa de cliques em impressionantes 200 a 300%, e colocar um em uma landing page aumenta a taxa de conversão em 80%.

 

O ano da inteligência artificial

Em 2019 veremos a consolidação da inteligência artificial (IA), visto que muitas empresas já aderiram a tecnologia, tendo se expandido para todos os segmentos de mercado. Ferramentas de automação, como o robô de ads já tem ganhado espaço entre as empresas e agências de marketing digital, demonstrando que quem não se atualizar estará em plena desvantagem em relação aos concorrentes.

Além disso, será ainda mais crescente o uso de chatbots, ferramenta de interação entre cliente e empresa, geralmente utilizada para responder dúvidas mais frequentes e as interações mais básicas, o que economiza tempo e dinheiro do setor de atendimento das empresas.

Transmissão ao Vivo (lives)

As lives são vídeos ao vivo que podem ser realizados através de redes sociais, tais como, Facebook Live, YouTube e Instagram.

Segundo pesquisa realizada pela empresa Livestream, em conjunto com a New York Magazine, 73% dos negócios B2B (business to business) que já utilizaram lives, tiverem um ROI (return on investment) positivo.

Além disso, 97% das empresas sinalizaram que tiveram um aumento no interesse por seus produtos e serviços.

 

Mapeamento da jornada do consumidor

Mapear a jornada do consumidor pode parecer um tanto quanto normal, não é? Contudo, não se engane: ele está entre as tendências do marketing, pois profissionais da área vêm criando conteúdo a partir de pontos específicos das buyer personas.

A persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal com detalhes mais específicos que os do público-alvo, como hábitos de trabalho, hobbies, problemas, objetivos etc.

Com isso, os conteúdos serão pensados de acordo com todas as questões descritas e farão muito mais sentido para o leitor, que poderá compartilhar com seus amigos e outros potenciais consumidores.

A importância de tal mapeamento está conectada com a evolução e mudança no comportamento dos consumidores, uma vez que, ao adotarem multicanais, eles esperam diferentes mensagens no formato e momento certos.

Com isso, a marca pode se fazer muito mais presente em seu dia a dia, aumentando, inclusive, sua lembrança na mente do consumidor.

 

Adaptação e otimização para as novidades das redes sociais

As principais redes sociais anunciaram novidades nos últimos meses que causarão impacto nas estratégias de marketing digital para 2019.

A tendência é que as empresas tenham que reformular as suas ações para se adaptar à nova realidade.

No Facebook, uma mudança de algoritmo trouxe mais posts de familiares e amigos para a timeline das pessoas, ignorando os conteúdos de páginas e marcas.

Isso diminuiu o alcance orgânico de muitas empresas.

A solução é reformular a sua estratégia de conteúdo com maior foco em engajar o público, o que aumenta seu alcance orgânico na rede social.

Já o Instagram lançou recentemente o IGTV, uma plataforma de vídeos interna.

A ideia é que os usuários (incluindo as empresas) postem vídeos com até 1 hora, em formato vertical, que ficarão armazenados para sempre.

Isso muda a estratégia de marketing digital para 2019 no Instagram para as empresas, que agora ganham a possibilidade de fazer vídeos mais completos e duradouros para alcançar aquele público.

E você, o que espera para o ano de 2019? Deixa um comentário e compartilha com seus amigos.

 

Autor: Daniel Grazioli Da Agência Multicom

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