AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Gestão empresarial: 3 ferramentas para ajudar na organização

Gestão empresarial: 3 ferramentas para ajudar na organização

Você sabia que ter um produto de qualidade muito elevada não simboliza que você atingirá o sucesso em seu negócio? Claro, isso é extremamente importante, mas não adianta em nada se gestão empresarial for falha.

No geral, o gerenciamento de um negócio diz respeito a maneira que a empresa vai fazer para conseguir um crescimento sustentável no mercado. Desse modo, a prática envolve todos os métodos de planejamento, inovação, engajamento, geração e mensuração de resultados.

Sabendo disso, é fundamental destacar que um ótimo gestor é aquele que é capaz de analisar metas, processos, estratégias, custos, compras, vendas, entre muitas outras variáveis, e decidir qual é o melhor caminho para garantir que a empresa cresça.

Tendo isso como base, é possível perceber que o dono e o gestor podem ser a mesma pessoa, mas não significa que isso seja obrigatório. Uma empresa pode muito bem contratar uma outra pessoa para desenvolver essa atividade com muito mais precisão.

Deixando essa parte um pouco de lado e focando na necessidade de um planejamento, a gestão empresarial demanda muita atenção para ser desenvolvida. Para isso, o profissional responsável pode utilizar muitas ferramentas e aplicativos para ajudar no seu dia a dia.

Quer saber quais são os principais e como utilizá-los para otimizar o seu negócio? Continue lendo esse artigo e descubra mais detalhes!

Google Agenda

Todos concordam que ter uma agenda é o primeiro passo para garantir a organização. Certo? Se você acha que está errado, é momento de começar a repensar e já ir começando a pensar na criação de uma!

O motivo para isso é bem claro: A agenda permite que você tenha o controle sobre as suas atividades, o que é fundamental para a gestão empresarial. Atualmente, a ferramenta mais utilizada é justamente a oferecida pelo Google.

Além de permitir que você anote seus compromissos, anexando arquivos e documentos e sincronizando-os com outros participantes, o Google Agenda ainda envia lembretes sobre os eventos marcados na caixa de entrada e as notificações no próprio celular.

Para compreender melhor, vamos supor que você é o gestor de uma empresa de manta asfáltica líquida e que acha que ter uma agenda é desnecessário. Em um belo dia, você marca uma reunião com um novo acionista, mas esqueceu que há uma semana já tinha combinado com outro no mesmo dia e horário.

Que problemão, né? Isso não teria acontecido se você utilizasse o Google Agenda, pois ele te mostraria que você já tinha um outro compromisso na mesma data!

Trello

Uma máquina de solda industrial precisa ser configurada com cuidado, visto que se o tempo do serviço for superior ao que é necessário, as chances de comprometer as peças ou estruturas que estão sendo soldadas é muito grande.

Agora, vamos trazer isso para o meio corporativo no que diz respeito a utilização do tempo de trabalho. Durante o dia, um profissional tem que realizar diversas atividades, como reuniões, atendimentos, atualizações de planilhas, etc.

Às vezes, o número de tarefas é tão grande que a pessoa acha que é impossível dar conta de tudo o que precisa realizar. Se um profissional tradicional já sofre com isso, imagine um gestor, que precisa organizar toda a sua agenda e ainda acompanhar a tarefa de todos os outros colaboradores?

Nesse cenário, o Trello surge como um grande aliado para melhorar a organização em todas as pontas! Com ele, a atividade de gestão empresarial fica muito mais simples, visto que é possível listar todas as atividades necessárias e estabelecer prioridades.

O aplicativo permite realizar não só o controle individual, mas de todo o grupo! Assim, é possível entender melhor o andamento da companhia e até mesmo dos colaboradores, promovendo mais assertividade para a tomada de decisões.

5W2H

Já vimos duas ferramentas ideais para otimizar o tempo e organizar as atividades diárias, mas a gestão empresarial não se limita a isso! Pense em uma empresa que fabrica cesta básica para revenda. Obviamente, ela não poderá ficar sem caixas, não colocar algum produto por falta de espaço e muito menos deixar a embalagem aberta.

Nesse cenário, a melhor solução seria contar com um estoque e profissionais especializados para a organização dos produtos, fazendo com que tudo entre dentro do espaço disponível sem risco de romper ou de não fechar.

A gestão empresarial infelizmente não é tão fácil assim. Todavia, ela segue o mesmo conceito de organização por etapas, que poderia ajudar imensamente o profissional responsável. Um bom exemplo de como começar é utilizando o 5W2H.

Se você achou o nome estranho, saiba que é só ele mesmo, pois essa ferramenta de organização é uma das mais simples de entender e utilizar. Quer entender como funciona? Vamos separar as siglas e nomeá-las:

5W’s:

What? (o quê?): Refere-se ao objetivo do projeto;
Why? (por quê?): Refere-se ao motivo para realizá-lo;
Where? (onde?): Refere-se ao local de aplicação;
When? (quando?): Refere-se ao tempo gasto para a finalização da tarefa;
Who? (quem?): Refere-se às pessoas envolvidas na tarefa.

2H’s:

How (como?): Refere-se a maneira que será feito;
How much (quanto custa?): Refere-se à média de gastos para a realização.

Independentemente do tipo de negócio que você atua, o cumprimento dessas etapas para organizar a gestão empresarial é essencial.

Gostou do nosso post sobre gestão empresarial: 3 ferramentas para ajudar na organização? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *