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Marketing empresarial: o que é e como aplicá-lo?

Marketing empresarial: o que é e como aplicá-lo?

O marketing vem conquistando cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Esse é um fato que não aconteceu do dia para a noite, uma vez que o departamento de marketing conquistou o seu espaço aos poucos e, hoje, se tornou uma necessidade para as marcas.

 

Podemos relacionar o crescimento do marketing com o avanço do ambiente virtual, afinal de contas, os consumidores optam a cada dia por realizar compras pela internet. Isso porque o virtual não traz só conforto e comodidade, como também um melhor custo-benefício.

 

Outra grande razão para o crescimento do marketing é que o consumidor não quer apenas consumir produtos e serviços de qualidade, mas sim construir um relacionamento positivo com as marcas, além de querer se sentir valorizado por elas.

 

Daí a importância do marketing empresarial no mundo dos negócios. Talvez você nunca tenha ouvido ou visto algo sobre este conceito, por isso, preparamos um conteúdo completo para que você saiba o significado e como aplicá-lo em seu negócio. Acompanhe!


O que é marketing empresarial?


O marketing empresarial é caracterizado por um conjunto de ações de marketing que são implementadas na rotina de um negócio, com o objetivo de captar novos clientes e atender as demandas e necessidades do público atual.

 

De maneira geral, as ações do marketing empresarial podem ser consideradas ferramentas que visam encontrar meios para proporcionar melhorias contínuas à companhia. Por isso, é importante que o empreendimento esteja alinhado à inovação e a tecnologia.

 

Além disso, todos os funcionários precisam se comprometer com essas ações, a fim de melhorar não só a imagem da empresa no mercado, como também proporcionar mais agilidade e produtividade ao ambiente de trabalho.

 

Vamos imaginar que você trabalhe com copo de papel biodegradável. Assim, o marketing empresarial se faz necessário para que a companhia saia um passo à frente dos concorrentes e, por consequência, alcance o seu objetivo principal.


Como aplicar o marketing empresarial?


Agora que você já sabe o que significa marketing empresarial, que tal entender como a estratégia funciona na prática? A seguir, listamos 4 dicas para que você possa aplicá-lo em sua empresa. Confira!


1. Use as redes sociais


As redes sociais são canais de comunicação valiosos para o marketing empresarial. Afinal, por meio delas, é possível criar um relacionamento mais próximo com o público e sanar dúvidas e questionamentos de um jeito simples, como por meio de comentários.

 

Além disso, as redes sociais são excelentes canais de vendas. Para se ter uma ideia, o Ponto Frio, após uma ação realizada em 2012, conseguiu lucrar mais de 20 milhões de reais! A companhia apenas auxiliou os usuários durante a jornada de compra.

 

Suponhamos que você trabalhe com circuito impresso. Assim, é interessante usar as redes sociais para interagir com seus clientes, criar conteúdos relevantes e que engaje os usuários, falar um pouco sobre seus produtos e serviços, e por aí vai.


2. Aposte no marketing de conteúdo


Os consumidores mudaram – e muito! – nos últimos anos. Hoje, eles não querem mais receber apenas produtos e serviços de qualidade, mas sim consumir conteúdos que possam auxiliar em seus processos de compra.

 

E a melhor maneira de se fazer isso é por meio do marketing de conteúdo. Produzir conteúdo relevante pode informar e educar a sua audiência, mostrando que a sua marca busca mantê-la informada.

 

Vamos supor que você trabalhe com válvula de retenção. Assim, investir em marketing de conteúdo significa que você terá que produzir os mais variados tipos de conteúdos voltados para o seu mercado, ao público, possíveis investidores, entre outras opções.


3. Use o e-mail como um meio de relacionamento


Engana-se quem pensa que o e-mail foi esquecido por conta das redes sociais. Na verdade, ele continua forte e uma poderosa ferramenta de relacionamento. Por isso, nada mais justo que utilizá-lo para construir uma relação mais próxima do seu público, não é mesmo?

 

Se relacione por e-mail com contatos baseado no interesse deles conforme os conteúdos que consumiram da sua marca. Dessa forma, você mostra que seu negócio quer ajudá-lo e, principalmente, que não valoriza apenas o seu dinheiro.


4. Entregue soluções


Por fim, é fundamental que sua empresa entregue soluções. Para isso, é fundamental transmitir a imagem de que o seu negócio está disposto a solucionar problemas e a ouvir o cliente sempre que necessário.

 

Gostou do nosso post sobre o que é marketing empresarial e como aplicá-lo? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

 

 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

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