Conheça as diferenças entre marketing e endomarketing

A principal função do marketing é atender ao desejo do seu público, analisando e identificando quais são suas necessidades. Já o endomarketing possui como principal função, vincular práticas institucionais.

 

Ou seja, o endomarketing se baseia em práticas realizadas internamente, ações essas que envolvem a interação com os colaboradores e melhorar  imagem da empresa internamente. 

 

Um grande exemplo de endomarketing é o que a empresa Toyota faz com os novos funcionários. Assim que entram, eles recebem um treinamento de cinco meses para aprenderem a cultura Toyota. 

 

Depois vão até as fábricas para conhecer a produção dos carros e entender as necessidades dos clientes. Além disso, a Toyota costuma promover ações de trabalho em equipe, palestras e estimular a criatividade.

 

Considerando isso, preparamos este conteúdo para falar sobre endomarketing, destacando suas práticas que possuem diferenças e semelhanças com o marketing tradicional. Confira!

Entenda qual o objetivo do marketing

Entendendo que o marketing lida, em essência, com a satisfação de um desejo dos seus clientes, é importante entender como essa pesquisa é feita para que seja despertado o desejo, assim como, atendido. 

 

Para isso, o marketing deve perceber as diferenças entre os consumidores e trabalhar de acordo com a melhor forma de gerar valor ao produto. Vale lembrar que valor se refere à representação da marca, não ao valor monetário diretamente! 

 

Esse processo de pesquisa é responsável também por identificar e antecipar as ações da empresa, para assim satisfazer as necessidades do cliente.

 

Então, tomando como exemplo uma empresa de manutenção industrial, diversos serviços podem ser oferecidos. Se você realiza manutenção aquecedor a gás ou no filtro de ar industrial, é necessário que seu marketing e divulgação sejam voltados a esse perfil.

 

Mais que apenas utilizar uniformes profissionais especializados nisso, entender o tipo de público com quem sua empresa lida permite adequar a linguagem da melhor forma para que possa lidar com o seu cliente, que no caso, é uma indústria. 

Saiba como o endomarketing funciona

Certo, agora que falamos sobre as formas de atuação do marketing, vamos ver como o endomarketing trabalha. Se sabemos que o marketing trabalha com o público externo da empresa, qual é o público alvo no caso do Endomarketing? São os Funcionários!

 

Essas ações de endomarketing, que também são conhecidas como marketing interno, tem como objetivo manter os colaboradores motivados, evitando assim uma troca constante no quadro de funcionários.

 

Para isso a empresa deve investir em ações internas, eventos corporativos, pesquisas de satisfação e inclusão dos colaboradores nos projetos e tomadas de decisões da empresa.

 

Isso vai refletir tanto dentro quanto fora da empresa, pois uma boa imagem interna consequentemente avança os muros das empresas e , com o tempo, espalham a imagem positiva que sua empresa construir. 

Descubra o motivo para as empresas investirem em endomarketing

Para que fique claro, vamos usar o seguinte exemplo: se imagine trabalhando em uma empresa dentro da sua área de atuação, independente de qual seja (rh, produção, jurídico e etc).

 

Caso o ambiente de trabalho for envolvente, agradável e fizer com que você se sinta parte da equipe, o funcionário, que no caso é você ou seus colegas de trabalho, vai se sentir mais confortável, não é mesmo?

 

Isso porque ao ser valorizado o funcionário se sente mais motivado, resultando em um trabalho melhor. Além do colaborador se tornar mais leal à empresa e buscar otimizar sua produtividade também fará isso com gosto.

Melhore a imagem do seu negócio

Como vimos ao longo deste conteúdo, as obrigações para uma boa estratégia de marketing envolvem muita pesquisa de mercado para que seja possível entender o seu público alvo. 

 

Essas pesquisas dizem respeito ao entendimento e tomada de decisões a fim de atender aos desejos dos seus clientes para que possam ser satisfeitos. 

 

Para isso, é necessário que além de boas pesquisas, seja feito um bom trabalho de pós venda para que esse feedback para novas decisões serem tomadas.

 

No endomarketing a pesquisa também é fundamental. Ao programar um evento interno é aconselhável realizar uma pesquisa de satisfação antes e depois, para que se tenha um retorno dos funcionários.

 

As atitudes e ações devidamente tomadas transformam sua empresa em um ambiente mais agradável, fazendo com que o espaço corporativo seja visto de maneira positiva pelos colaboradores e, como consequência, pelas pessoas de fora da empresa.

 

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