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Marketing digital: a salvação para seu consultório

De fato, o mercado odontológico está cada vez mais saturado e competitivo.

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, há quase 300.000 dentistas registrados. E o crescimento populacional não acompanha o aumento exponencial do número de dentistas, tornando cada vez mais complicada a captação de pacientes.

Além disso, durante a graduação de Odontologia, o estudante não recebe conhecimentos administrativos para gerenciar um consultório particular, por mais que seja fomentado a ter o seu.

Isso faz com que o dentista não enxergue as possibilidades extra consultório que possam ajuda-lo a ter uma empresa forte e solidificada no mercado. E isso inclui o marketing digital.

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O marketing digital feito pelos dentistas, quando ocorre, é realizado de forma bastante amadora, sem explorar o poder desta tão atual forma de captar mais e mais clientes para seu consultório.

De forma geral, o marketing odontológico é realizado pelo uso das mídias offline, como panfletos, outdoor, outbus, etc.

Estas mídias, em geral, apresentam dois grandes problemas:

  • Estão em declínio;
  • Dificuldade em mensurar os resultados destas ações.

Na maioria esmagadora dos casos, não se pode saber com precisão os resultados das ações.

Por exemplo, como saber se um determinado cliente veio após visualizar um outdoor? Muitas vezes ele nem vai lembrar. Afinal de contas, são muitas propagandas por aí de diversos produtos.

Logo, literalmente o dentista não vai poder saber qual o custo por cliente, já que haverá imprecisão nos dados.

Do outro lado, o marketing digital permite ao dentista conhecer diversas informações, tais como:

  • Qual faixa etária e gênero tiveram mais engajamento da sua publicidade online;
  • Quantas curtidas as campanhas tiveram;
  • Horário em que houve mais engajamento;
  • O custo por cada resultado;
  • Quantos clientes entraram em contato via messenger.

Além disso, o dentista não pode esquecer que as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet. Hoje, qualquer dúvida sobre qualquer assunto é procurada no google.

Logo, ter uma presença digital fará toda a diferença. Lembre quantos dentistas amigos ou colegas seus possuem site. Poucos, não é?

O fato do dentista não possuir um site com artigos de conteúdo relevante faz com que ele literalmente perca oportunidades de negócio. Afinal de contas, são mais de 100 bilhões de pesquisas que são feitas no google todo dia.

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Por exemplo, o termo clareamento dental e suas pesquisas relacionadas são procurados por mês no google entre 10.000 e 100.000 vezes.

Aqueles dentistas que possuírem sites falando sobre este assunto podem ser achados pelos pacientes, aumentando a chance de marcação de consultas.

Outro ponto importante quando falamos de marketing digital é a possibilidade de escolher para quem mandar sua propaganda odontológica. Veja abaixo como é possível segmentar suas campanhas:

  • Faixa etária;
  • Nível de escolaridade (ensino médio, faculdade, pós graduação);
  • Possíveis Interesses (saúde, emagrecimento, boa forma, beleza, etc);
  • Distância (raio) de alcance da publicidade;
  • Hora da propaganda;
  • Custo por pessoa alcançada.

A partir desta segmentação, será possível enviar as propagandas odontológicas para aquele público-

alvo com maior probabilidade de impactação, logo, de procura pelos serviços oferecidos pelo dentista.

E não se pode falar em marketing digital sem mencionar as redes sociais, em particular o Facebook e o Instagram. As pessoas estão cada vez mais conectadas entre si, criando uma verdadeira comunidade de experiências e informações.

As pessoas gostam de mostrar o que estão fazendo, onde estão e com quem estão. E isso pode incluir o dentista.

Ter um perfil profissional nas redes sociais faz toda a diferença na hora de captar clientes para o consultório. E é um ótimo lugar para conhecer e interagir com seu público-alvo.

E, para concluir, deixarei abaixo 3 motivos que mostrarão a importância do marketing digital para o dentista e seu consultório:

  1. Faça o que poucos ainda fazem

Como mencionei, raros são os dentistas que investem na presença digital do seu consultório. Aqueles que dedicarem tempo e capital para o marketing digital se destacarão no mercado odontológico.

 

  1. Impacte as pessoas certas e aumente a chance de captação de clientes

Através da segmentação do público-alvo, como foi discutido, aumenta-se drasticamente a chance de captar os pacientes certos para o consultório.

 

  1. Tenhas as informações precisas para o seu planejamento

Há muitas informações que podem ser colhidas através do marketing digital. E estas informações serão muito úteis na hora de realizar o planejamento odontológico do consultório.

Desta forma, a chance de sucesso no fortalecimento do consultório é alta, pois há a construção do planejamento digital em cima de informações com o mais alto grau de precisão.

 


Na atualidade, não se pode pensar em crescimento empresarial sem fazer uso de uma forte tendência, que é o marketing digital.

E isso é fundamental para o dentista, principalmente em um mercado cada vez mais saturado de profissionais.

E, Através do marketing digital, o dentista poderá fortalecer o nome do seu consultório no mercado de atuação, tornando-o cada vez mais lucrativo e protegido de forças externas que podem abalar o bom andamento da empresa.

Autor:

Dr. Wilson Correia Jr – Fundador do site Empreenda Dentista

Dentista e Empreendedor, criou o Site Empreenda Dentista para ajudar colegas de profissão a lidarem com o mercado odontológico cada vez mais saturado de profissionais.

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