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Marketing no WhatsApp para delivery: 5 dicas essenciais

Marketing no WhatsApp para delivery: 5 dicas essenciais

Quem trabalha em restaurantes com delivery não pode menosprezar o impacto do marketing no WhatsApp para delivery. Afinal, por mais que aplicativos de entrega sejam muito populares e tragam mesmo muitos clientes, o mensageiro do Facebook ainda é hoje em dia um dos principais recursos para restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias e todos os tipos de empresas do setor alimentício venderem seus produtos com entrega para o cliente.

Para se ter uma ideia do impacto que o WhatsApp pode ter no seu restaurante com delivery, o aplicativo está presente em 99% de todos os smartphones brasileiros. Isso significa que ele  é inevitavelmente usado por praticamente todos os seus clientes. São poucos aqueles que não tem o programa instalado no celular. Além disso, ele tem um sistema de pagamento próprio, o que agiliza bastante a sua utilização por parte de empresas para transações com clientes.

Para poder usufruir dessa ferramenta ao máximo, no entanto, é importante entender como trabalhar com o marketing no WhatsApp para delivery. Quer aprender como fazer isso? Então confira algumas dicas abaixo!

5 dicas para trabalhar o marketing no WhatsApp para delivery

1. Integre o WhatsApp em suas campanhas de anúncios

Um dos principais truques para otimizar o uso do seu WhatsApp para marketing é integrá-lo em campanhas de anúncios de tráfego pago no Google ou nas redes sociais, especialmente no Facebook e Instagram.

É possível criar um link que abre diretamente uma conversa no WhatsApp com uma mensagem pré definida. Por exemplo, a pessoa clica no link e abre com uma mensagem já digitada que seria algo como: “Olá, boa noite. Vi o anúncio da pizza de calabresa no Instagram e quero fazer um pedido”. Basta o cliente apertar para enviar e a mensagem vai diretamente para você.

Esse link pode ser adicionado no CTA de anúncios no Google ou no Facebook/Instagram, aumentando a possibilidade de você receber um pedido por parte dos interessados.

O ponto mais positivo dessa estratégia é o fato dela aumentar a conversão dos seus anúncios. Isso porque deixa o cliente o mais próximo possível de fazer um pedido: são só dois toques, o de clicar no anúncio e o de enviar mensagem;

2. Classifique seus clientes com etiquetas

No WhatsApp para empresas, é possível classificar os seus contatos com etiquetas coloridas. Elas podem ser usadas para identificar facilmente quem é quem e montar listas de transmissões específicas com base nos seus produtos únicos.

Por exemplo, suponha que o seu restaurante tenha pratos veganos e não-veganos. Ao adicionar a etiqueta de “vegano” em todos os contatos que pediram por pratos veganos, você consegue separar quem vai receber cada tipo de mensagem ou propaganda. Além de evitar mandar mensagem para quem não tem o interesse, você também evita sofrer com reclamações dos clientes.

3. Tenha uma abordagem sempre respeitosa

Parte do Marketing no WhatsApp envolve interagir com o cliente. Para isso, use uma abordagem sempre respeitosa e dentro dos canais de comunicação que o cliente abre para você.

Por exemplo, suponha que o cliente dá margem para a sua empresa ser mais engraçada e tenha um tom mais informal. Para isso, ele faz piadas, envia figurinhas… enfim, tem uma conversa de WhatsApp normal com sua empresa. Vale a pena espelhar o comportamento para criar uma conexão com o cliente. No entanto, se ele não abrir essa margem, não tome a iniciativa. Esteja sempre no mesmo nível que o consumidor.

4. Faça uma lista de transmissão útil e que não seja muito frequente

Uma ótima ferramenta de marketing no WhatsApp para delivery é a lista de transmissão. Com ela, você pode enviar mensagens publicitárias diretamente para alguns contatos.

Portanto, use-a com sabedoria. Além da classificação por etiquetas que mencionamos antes, use a lista com parcimônia. Não esteja lá todos os dias, pois isso pode irritar o consumidor. Só envie mensagem quando realmente tiver algo útil e importante para dizer.

5. Estimule pedidos via WhatsApp com promoções

Por fim, crie ações que estimulem o número de pedidos no seu WhatsApp, levando gente de outras plataformas para o mensageiro.

Uma ideia interessante para isso é criar promoções e determinar códigos de desconto para pedidos feitos apenas no mensageiro. Isso cria estímulos para que os seguidores de outras plataformas convertam em fazer pedidos no seu WhatsApp.

Agora que você viu essas dicas, já pode trabalhar melhor como Marketing no WhatsApp para delivery. Essas informações vão ajudar você a montar uma estratégia de conversão mais otimizada, com melhores resultados e menos custos. Hoje em dia, já existem muitas empresas que vivem apenas dos resultados de suas ações no WhatsApp e a sua pode ser a próxima. Muitos restaurantes vendem somente pelo mensageiro e têm sucesso mesmo sem atendimento presencial.

E aí, as dicas foram úteis para você? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre elas!

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