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Marketing sazonal: devo utilizar em meu consultório?

Marketing sazonal: devo utilizar em meu consultório?

Descubra o que é essa estratégia de marketing tão usada pelas marcas e como adaptar-se para o seu consultório. O calendário sazonal é uma ferramenta utilizada para marcar e acompanhar fatos históricos, eventos e datas comemorativas. E cada uma dessas datas registradas possui relevância para um determinado segmento como por exemplo, a área da saúde.

Pensando nisso, muitas empresas utilizam esse calendário no momento de planejar seus conteúdos e também, para criar campanhas personalizadas. Isso é o que chamamos de Marketing Sazonal, ações realizadas ao decorrer do ano que utilizam datas comemorativas para movimentar o próprio negócio.

Imagine que você possui um consultório de odontologia. Neste caso, datas como o Dia Mundial da Saúde Bucal e o Dia do Dentista podem ser boas oportunidades para promover serviços e/ou produtos, como por exemplo, a venda de aparelho ortodôntico transparente e lente de contato dental.

Neste texto você vai aprender um pouco mais sobre o Marketing Sazonal e entender como fazer uso dessa estratégia em seu consultório para atrair o seu público-alvo com campanhas personalizadas.

Vantagens do Marketing Sazonal

Utilizar este método é uma excelente forma de se posicionar no mercado através de mídias on e off. Realizar ações de acordo com o calendário sazonal conta com diversos pontos positivos, confira alguns:

– Auxilia a se comunicar com o público de forma efetiva;
– Aumenta a interação com os clientes da empresa;
– Fortalece o branding da marca;
– Atração de novos clientes;
– Oferece novas oportunidades para a área de comunicação da empresa.

Como funciona na prática?

Para fazer o uso do calendário sazonal é preciso ter um planejamento de como irá funcionar cada campanha. Caso isso não seja realizado de forma correta, estas ações podem vir a perder a sua eficácia.

Por isso, separamos alguns passos que você deve seguir antes de começar a utilizar este método:

1. Identifique e conheça o seu público

Antes de mais nada, é preciso que você saiba quem são as pessoas que consomem o seu produto. Assim como você precisa definir o seu público-alvo no momento de escrever uma publicação, também é preciso saber com quem você está se comunicando no momento de escolher uma data.

Vamos supor que a maior parte do seu público seja de mulheres que possuem filhos. Logo, datas como o Dia das Mães e o Dia da Mulher podem ser uma boa investida.

Quanto mais você ter ideia de quem é o seu cliente, maior será o engajamento de suas campanhas e ações.

2. Seja racional

Sabemos que existem dezenas de comemorações a cada mês, porém, você só deve fazer uso daquelas que conversam com a sua empresa e o segmento que ela atua.

É preciso saber filtrar e entender quais datas ficam de fora. Vamos voltar para o exemplo do consultório odontológico. Estando na área da saúde bucal, você não terá bons resultados ao fazer campanhas promovendo a venda de lente de contato de dente no Dia da Costureira.

3. Tenha um cronograma

Depois de identificar todas as datas que possuem relação com o seu consultório, é preciso criar um cronograma para não se esquecer de nada.

Se organizar com antecedência faz com que você tenha o controle de cada campanha e consiga obter melhores resultados.

Dentro deste cronograma tente sempre responder os seguintes pontos:

– O que eu quero ter de resultado? Qual o meu objetivo?
– O que vai ser feito e em qual formato?
– Qual a duração da minha campanha?
– Em qual mídia será vinculada?
– Será feita alguma parceria?
– Quais são as pessoas que precisam estar envolvidas?

O importante é que você consiga detalhar o máximo possível o que será feito e quais são os recursos necessários. Se você preferir, estipule um prazo para cada tópico.

4. Personalize o seu conteúdo

O Marketing Sazonal permite que você faça conteúdos segmentados e utilize mensagens personalizadas para cada perfil de cliente. Utilize a criatividade a seu favor e relacione a data em questão com o seu serviço.

Nesse momento vale tudo. Crie promoções como por exemplo, “No Dia Mundial da Saúde Bucal, você realiza realiza um procedimento e leva um kit de clareamento dental com moldeira com 50% de desconto”. Lembre-se que quanto maior a interação, maior o número de engajamento e taxa de conversão.

5. Analise os resultados

Ao fim de cada campanha, volte até o seu objetivo inicial e veja o que você tinha como meta. Pare e analise todos os resultados que você obteve ao longo desta ação.

É importante que você levante tantos os dados positivos, quanto os negativos, assim, é possível consegue ter um filtro de quais as informações você deve levar em consideração.

Não se desespere caso você não alcance o que estipulou no início. Utilize esses dados para servir como um direcionamento do que fazer nas próximas ações. Portanto, esteja aberto(a) para tentar, eliminar o que não faz sentido e mudar aquilo que é necessário.

Não existe uma receita pronta do sucesso. Talvez aquilo que deu certo para o seu concorrente, não é viável para você e vice-versa. Coloque em prática tudo o que você aprendeu neste artigo e crie o seu próprio plano estratégico. Vamos lá?

Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora da empresa Vue Odonto

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