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como fazer marketing de eventos

O marketing é uma estratégia fundamental para que todas as empresas e marcas prosperem, sendo assim, é de se esperar que seja uma das chaves para um evento de sucesso.

Neste artigo, vamos falar sobre o marketing para divulgação de um evento online, com estratégias práticas e fáceis de serem aplicadas. O conteúdo será abordado da seguinte maneira:

  • O que é o marketing de eventos
  • Como montar um plano de marketing
  • 5 estratégias de marketing para eventos
  • Dica extra para seu evento online!

O que é o marketing de eventos

O marketing digital é realizado de forma online em canais obrigatoriamente digitais, como redes sociais, plataformas de streaming e sites. Ele tem como objetivo aproximar o contato entre empresa e cliente, no caso de eventos, entre a pessoa que está produzindo e a que está participando. 

Para isso são utilizados recursos como postagens em canais sociais, envio de e-mail marketing, participação em comunidades e diversas outras iniciativas virtuais possíveis.

O marketing de eventos é voltado para trazer participantes e engajá-los durante a interação com o evento. É uma tarefa desafiadora e que requer muito planejamento. 

As iniciativas devem ter como objetivo otimizar as ações feitas para a divulgação e fazer com que o evento alcance todos os resultados esperados.

Devem ser usadas estratégias e táticas de comunicação para atingir o público alvo e gerar awareness para a marca. E não pense que o marketing é algo que pode ser deixado por último ou negligenciado durante seu planejamento.

O planejamento de marketing deve ser uma das primeiras coisas a serem feitas, visto que abrange o conteúdo do evento e é a principal forma de aquisição de participantes. Veja no próximo tópico todos os insights para criar um plano assertivo de marketing. 

Como montar um plano de marketing

Um plano de marketing é um documento que contém todas suas estratégias, informações e iniciativas que serão executadas para divulgar o evento, no decorrer do tempo. Ele deve ser feito no começo do seu planejamento e revisitado periodicamente conforme a necessidade.

E o primeiro passo para começar a montar o seu plano é saber quem é a sua persona para quem seus esforços de comunicação serão direcionados. É importante ter clareza sobre quais redes sociais, fontes de notícias e hábitos de consumo de conteúdos essas pessoas têm.

Em eventos corporativos, B2B, a rede social mais usada é o LinkedIn, devido ao seu perfil com apelo mais profissional. Sabendo quem é a sua persona, você consegue definir a melhor rede social a ser usada.

Outro ponto relevante que deve ser levado em conta logo no começo é o objetivo do evento. É importante que se tenha registrado o foco do evento, o porquê de se fazer todo esse investimento.

Queremos capturar mais leads e gerar mais negócios? Ou o desafio é promover a imagem da marca, por meio de um evento temático? A ideia é fortalecer relacionamentos? Ou se trata de um lançamento?

Com essa definição bem detalhada, faça uma lista de todos os indicadores que, como o próprio nome diz, vão indicar se o seu evento está alcançando ou não os objetivos delimitados inicialmente.

Faça questão de montar um cronograma de trabalho que seja flexível, mas que garanta que nenhum atraso prejudique a entrega do projeto como um todo.  

Por fim, seu plano de marketing deve conter todas as tarefas envolvidas na divulgação do evento, seja geração de conteúdo, postagem em redes sociais, envio de newsletter, disparo de release para imprensa e ações outbound. 

5 estratégias de marketing para eventos

Existem algumas estratégias que podem te auxiliar no processo de divulgação e potencializar o alcance do seu público. Confira:

Construa uma boa landing page

A landing page deve transmitir a identidade visual do seu evento e ser muito clara, de fácil navegação. Deve conter a programação completa: tema, data, horário e palestrantes. 

Invista no visual da sua página, pois ela é uma ferramenta de aquisição de leads e o primeiro contato dos participantes com o evento. 

Prepare um formulário de inscrição com nome, e-mail, número de telefone ou outros dados que sejam considerados importantes para sua estratégia, como cargo ou empresa em que trabalha. Lembre-se de que a coleta desses dados deve ser feita com responsabilidade e de acordo com as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados. 

Use os recursos das redes sociais

Partindo do princípio de que as redes sociais são a principal fonte de conteúdo de muitas pessoas, é importante marcar presença também nestes territórios virtuais. Não limite sua estratégia a apenas fazer postagens de vídeo ou texto.. 

Algumas plataformas, como LinkedIn e Facebook, permitem a criação de uma página exclusiva para o evento. Já no Instagram é possível criar contagens regressivas nos stories. E você também pode programar uma live com antecedência no Youtube. 

Aproveite os recursos das plataformas sociais para aumentar o alcance do seu convite para o evento. 

Crie um hub de conteúdo

Se o que você busca é uma forma de engajar-se com os seus participantes, um hub de conteúdo pode ser uma das formas mais fáceis de se fazer isso.

Para isso, é necessário investir na criação periódica de conteúdo, para ir alimentando a plateia algum tempo antes do início do evento, numa espécie de aquecimento. Disponibilize materiais que agreguem valor para atrair atenção.

Invista em anúncios 

A maioria das redes sociais permite que se faça um certo investimento com base no que se espera obter como resultado para o seu evento. Esse investimento é chamado de campanha e pode ser feito com certos filtros que direcionam o conteúdo para seu público alvo. Você também pode investir em anúncios em sites de busca. 

E-mail marketing

Após receber suas inscrições, crie uma base de emails para enviar notificações periódicas aos participantes. Como por exemplo, um aviso caso tenha alguma mudança na programação, um lembrete um dia antes do evento e a gravação das conversas, posteriormente.

Essa base de e-mail ainda pode ser continuamente alimentada para que se transformem em leads qualificados e no futuro, em vendas. Logo após o evento, não se esqueça de enviar um e-mail de agradecimento, com convite para pesquisa de satisfação. 

Dica extra para o seu evento online

Um evento online de sucesso é o resultado da combinação de um conteúdo assertivo com uma tecnologia descomplicada. 

Isso quer dizer que os recursos tecnológicos usados na produção do evento podem  contribuir para uma melhor experiência do usuário. Então, busque recursos como plataformas de eventos online que unem diversas funcionalidades como criação de landing page e disparo de e-mail de confirmação. 

Tudo isso de forma autônoma e personalizada. Com isso o evento fica mais a sua cara, e consequentemente, mais a cara da sua audiência. 

Contar com uma plataforma de eventos é uma segurança extra que vai promover uma experiência inesquecível para sua audiência.