AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Metodologia AIDA: saiba o que é e sua importância

Metodologia AIDA: saiba o que é e sua importância

Entender o comportamento do consumidor é um modo de conseguir ter estratégias assertivas que gerem resultados. Pensando nisso, a Metodologia AIDA foi criada, para compreender as fases de um consumidor.

O modelo tem como finalidade entender os estágios de compra pelo qual o cliente passa e orientá-lo, com o objetivo de que ele chegue até o final. Portanto, a técnica nada mais é do que acompanhar a jornada de compra do indivíduo.

Nesse sentido, ter essa compreensão ajuda na elaboração de propostas e também em como orientar o cliente.

Neste artigo, entenda o que é a Metodologia AIDA e como ela pode beneficiar uma empresa. Acompanhe!


Afinal, o que é e como funciona a Metodologia AIDA?

Baseada na Jornada de Compra, a Metodologia AIDA (sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação) se refere aos estágios que servem de guia para entender o comportamento do consumidor e levá-lo a efetuar uma compra.

Portanto, a AIDA parte do pressuposto de que para conquistar um cliente e guiá-lo no funil de vendas, o primeiro passo é atrair sua atenção, depois fazer com que ele tenha interesse no produto e serviço para criar o desejo e, por fim, tomar uma decisão.

Inclusive, a metodologia pode ser aplicada em diversos segmentos, desde anúncios na TV, nos meios impressos e digitais, como um flyer digital. No entanto, para que a técnica funcione perfeitamente, é necessário conhecer bem o seu público.

Assim, é preciso ter conhecimento sobre as suas preferências, comportamentos, entre outros aspectos. Sem esses dados, a metodologia, na teoria, tem até a possibilidade de ser bem aplicada, mas não vai atingir o público desejado.

Para exemplificar melhor cada conceito, o primeiro A diz respeito à capacidade de uma loja de vinho para presente de atrair a atenção do possível consumidor.

Desse modo, é necessário que o lead (potencial cliente) saiba que ela existe, pois somente dessa forma irá descobrir que precisa dos seus serviços.

Na prática, se a empresa não é conhecida pelo seu público, não tem como ela aplicar a metodologia. Por isso, o primeiro passo diz respeito à Atenção, que é o momento em que o lead vira sua atenção para o comércio.

Em geral, isso é feito por meio das propagandas e, por esse motivo, linguagens criativas podem ser usadas nessa etapa, além de recursos que atraiam os indivíduos.

No entanto, em ambientes digitais, é preciso tomar cuidado para que os anúncios não sejam feitos em momentos inoportunos.

Uma pessoa pode estar procurando por lembrancinha com chocolate e no meio de sua pesquisa aparecer um anúncio sobre mercado financeiro, por exemplo.

Isso não vai gerar efeito nenhum sobre ele, sem mencionar que pode ocorrer um sentimento oposto, em que ele fique estressado e passe a não gostar do seu negócio.

Por isso, deve haver uma averiguação de onde essas divulgações são realizadas e, principalmente, como são feitas, para que se tenha sucesso e o foco do internauta seja alcançado.

Assim, depois de conquistada sua Atenção ,seguimos para o próximo passo, o Interesse (I). Aqui, o objetivo é conseguir manter o lead prestando atenção no que está sendo dito.

No entanto, para que isso ocorra, é necessário que a propaganda ou anúncio apresente alguma solução para o possível problema do consumidor, que será por meio dos produtos ou serviços que seu negócio oferece.

É nesse momento que conhecer o público ajuda, uma vez que assim o comércio vai saber quais são as necessidades deles para produzir campanhas que chamam a atenção do lead.

Imagine só: uma imobiliária que aluga sala de reunião sabe que um dos problemas dos seus possíveis clientes é encontrar ambientes para networking com boa localização.

Desse modo, após atrair a atenção dos indivíduos, a imobiliária comprova que muitas pessoas passam por esse problema, que o estabelecimento tem ciência sobre isso e tem a solução. Pronto! Dessa maneira, a empresa garante o interesse do possível cliente.

Nessa etapa, o comércio deve demonstrar que está apto para solucionar os empecilhos, sendo válido utilizar frases de convencimento, landing pages e outras estratégias que de fato despertem seu interesse.

Sendo assim, passamos para a próxima etapa: o Desejo (D). É neste momento que a sua empresa se promove e mostra que é a melhor do mercado.

Assim, deve-se destacar suas qualidades, mostrar que tem domínio sobre o assunto, entendendo os problemas dos clientes, trazendo medidas para solucioná-los. Assim, ele cria a confiança no indivíduo que passa a acreditar que a solução está na sua empresa.

Diferente das outras etapas, aqui são atraídas menos pessoas do que nas anteriores, isso porque criar essa relação com o público é um pouco mais difícil. Por isso, é preciso que haja mais engajamento para que os leads cheguem nessa etapa.

Por isso, todos os recursos devem ser usados para convencer o público, os benefícios devem ser apresentados, opiniões de outros consumidores, cases de sucesso e tudo que mostre que sua gráfica de panfleto para hamburgueria está apta a realizar o serviço.

Para alterar a taxa de conversão nessa etapa, podem ser utilizados indicadores de confiabilidade, como:

  • Depoimentos e comentários de clientes;
  • Formas de garantia;
  • Listas de clientes;
  • Entre outros.

Finalmente, os que passam pela fase do desejo chegam à última etapa da metodologia, a Ação (A). Os leads que chegaram até aqui são os que concretizam a ação, que é realizar uma compra. Porém, nessa etapa, pode ser que a compra ainda não seja considerada.

Isso porque depende do objetivo de cada estabelecimento e o que ele deseja que seja feito nesta última etapa. Então, também podem ser considerados como ação o acesso ao site, baixar um e-book, dentre outras possibilidades.

Nesse sentido, é essencial que o consumidor tenha a sua trajetória facilitada. Nos casos onde a técnica é aplicada no meio impresso, é importante que os dados de contato sejam devidamente colocados para que o indivíduo possa prosseguir.

Essas são as fases da Metodologia AIDA que auxiliam um comércio a compreender a trajetória de seus possíveis compradores e a elaborar estratégias que os atinjam e os levem para tomar alguma ação desejada pelo negócio.


Benefícios da Metodologia AIDA

A metodologia pode ser usada por qualquer comércio que deseja melhorar a sua relação com o público-alvo e, principalmente, obter resultados positivos em suas campanhas. A seguir, confira algumas vantagens:


1 – Aumento das vendas

Se a metodologia for aplicada para que a ação final seja a aquisição de algum produto ou serviço, uma empresa de stand promocional irá perceber que o seu número de vendas vai se elevar.

Isso porque, a cada vez que um potencial cliente estiver avançando nas etapas do AIDA, mais próximo da aquisição ele vai estar. Assim, com essa técnica se trabalha a compreensão do cliente, mostrando os motivos para ele adquirir o produto.

Durante o processo, o cliente vai ser convencido das vantagens e de como a empresa é capacitada para solucionar o seu problema. Portanto, essa metodologia tem mais efeitos do que outras técnicas que não levam em consideração a compreensão do público.

 

2 – Mais versatilidade

Diferente de outras técnicas, essa metodologia pode ser adaptada para diferentes canais, logo, o negócio pode usar a AIDA tanto em ambiente digital como em impressos, ou até mesmo em propagandas na televisão e no rádio.

Por isso, ela não se restringe apenas a um modo de ser aplicado, o que permite que o negócio tenha um modelo de atuação diferenciado no mercado.

Isso porque com tanta concorrência, é essencial que um estabelecimento, como um restaurante pet friendly, consiga se diferenciar dos adversários, e usar a metodologia em diferentes meios de comunicação também pode ser uma maneira de atrair a atenção.

 

3 – Relação com o público

Já que a técnica é construída pensando no público, a relação que a empresa possui com eles também muda, isso porque agora o comércio fica mais próximo de quem ele atinge.

Para entender as suas necessidades e os problemas, é preciso estabelecer uma boa relação.

Assim, ao acompanhar a jornada de compras de perto, o relacionamento com o cliente muda, principalmente em momentos onde a empresa mostra suas vantagens e apresenta seu conhecimento sobre as dores do lead.

Desse modo, um cliente é conquistado, e este passa a ter mais confiança no negócio e sente que está se relacionando com uma empresa que tem compromisso e se importa com ele.

Essas vantagens são adquiridas tanto para um restaurante de hambúrguer artesanal diferente, quanto para qualquer outro tipo de empresa.

 

Conclusão

A Metodologia AIDA pode ajudar os mais diversos estabelecimentos a fazerem anúncios de marketing mais assertivos, além de permitir que haja uma relação e conhecimento maior sobre o seu público.

A soma desses fatores contribui para que o desempenho da sua empresa seja melhorado e, consequentemente, as vendas aumentam.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *