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Mídias sociais: 25 dicas para conseguir seguidores

Mídias sociais: 25 dicas para conseguir seguidores

É impossível pensar em divulgação na internet sem pensar imediatamente nas mídias sociais. Capitaneando entre as diversas mídias disponíveis estão o Facebook e o Instagram. Enquanto o Facebook é o campeão indiscutível em número de usuários – sendo a única rede social a bater a marca de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo -, o Instagram se revelou ser a rede social de 2017, sendo a mais atualizada por sua equipe e a que gerou mais engajamento nesse ano.

 

Por isso, mesmo que Twitter, LinkedIn, Pinterest e Snapchat sejam outras redes sociais de bastante relevância, nossa recomendação é que obrigatoriamente invista em aumentar seu número de seguidores do Facebook e Instagram. Por isso, separamos 25 das melhores dicas para conseguir seguidores no Facebook e Instagram.

 

A maioria das dicas servirá para ambas, mas em alguns casos elas funcionarão apenas para o Facebook ou só para o Instagram, o que será mostrado ao longo do texto. Confira a lista completa abaixo!

 

25 dicas para conseguir seguidores no Facebook e Instagram

 

 

  1. Crie uma Fan Page no Facebook

A primeira impressão que fica, principalmente se sua página estiver no começo de sua vida, é de que o perfil pessoal gera mais engajamento. Isso não é necessariamente verdade. Embora o algoritmo do Facebook de fato priorize posts de amigos e familiares na rede social, limitar seus posts ao perfil pessoal o impede de criar anúncios e impulsioná-los. Dessa maneira, o alcance fica limitado ao seu círculo social e seu crescimento fica restrito.

 

  1. Converta seu perfil no Instagram para o de negócios

Enquanto o Facebook permita que crie Fan Pages e separe seu perfil pessoal e profissional, no Instagram você simplesmente converte seu perfil já existente para o de negócios. Entre as vantagens do perfil comercial, destacamos a possibilidade de ver métricas como engajamento e alcance dos seus posts, além da possibilidade de criar anúncios no Instagram pelo próprio Gerenciador de Negócios do Facebook.

 

 

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Dica: Clique no link para aprender a criar um perfil de negócios do Instagram!

 

  1. Produza conteúdo de maneira consistente

Uma dica que funciona não só em ambas as redes, mas também em tudo que envolva conteúdo na internet. Produzir conteúdo constante significa manter seu público prestando atenção e um maior ranqueamento nos mecanismos de busca de cada rede social.

 

Tenha você facilidade em escrever textos, criar artes ou produzir vídeos, não deixe a peteca cair nesse quesito. Se a criatividade está faltando, não deixe de conferir esse texto com 15 ideias de conteúdo em vídeo para redes sociais.

 

  1. Assegure-se de que sua página apareça nas pesquisas do Facebook

Embora o Google e o YouTube ainda sejam o rei no quesito buscas na internet, o Facebook vem logo atrás. Não é muito difícil fazer com que sua Fan Page apareça nas buscas da rede social, bastando ficar atento à alguns detalhes como se a página está publicada, se possui restrições de idade ou país e se detalhes básicos como foto de perfil, capa e o preenchimento da seção Sobre esteja preenchido, entre outros. Garanta que sua Fan Page apareça nas pesquisas do Facebook nesse texto.

 

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  1. Procure os melhores momentos para publicar nas redes sociais

Existe uma série de artigos que irá o dizer qual o melhor horário para publicar no Facebook ou Instagram. Porém, qualquer um que se preste a estabelecer um horário “em pedra” estará dando informações equivocadas, já que o melhor horário depende do público que acompanha sua página. Por isso, assegure-se de testar posts em diferentes horários, avaliando quais são os de maior movimentação e engajamento.

 

  1. Busque as hashtags mais populares no Instagram

O Instagram é movido a hashtags e é através delas que poderá descobrir quais são os assuntos mais comentados dentro do nicho que trabalha. Por isso, é essencial que invista algum tempo a pesquisar por hashtags e verificar quais tipos de assuntos as acompanham. Para começar sua busca, não deixe de conferir quais são as 50 hashtags mais populares do Instagram.

 

  1. Saiba como avaliar sua performance

O Facebook providencia a seus usuários diversas métricas para avaliar se está a conseguir seus objetivos na rede social. Porém, é necessário que encontre quais desses dados são mais importantes que o restante para determinar se sua estratégia está a ser bem-sucedida.

 

Por exemplo, se tiver um blog, é importante que acompanhe o número de cliques no link para seus posts. Se é um artista e está a divulgar suas obras no Facebook, é importante acompanhar o número de compartilhamentos que seus trabalhos recebem, de maneira a avaliar quais deles estão sendo melhor recebidos.

 

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  1. Promova concursos e sorteios

Uma dica útil para o Facebook é o uso de sorteios e promoções para atrair novos seguidores. Sorteios que pedem ao usuário para compartilhar um post e curtir a página, por exemplo, é uma boa maneira de impulsionar seu número de seguidores. Mas vale lembrar, principalmente se fizer anúncios: assegure-se de estar disponibilizando a promoção para o tipo de usuário que futuramente irá acompanhar o conteúdo de sua página.

 

Perder um seguidor é mais grave do que deixar de ganhar um. Por conta disso, é essencial de que o público seja interessado, de maneira que não abandonem sua Fan Page após o sorteio acabar.

 

  1. Preste atenção aos sinais negativos

Como falamos no item anterior, perder um seguidor torna sua página menos relevante no algoritmo do Facebook e Instagram. Porém, esse não é o único sinal ruim que pode receber. Quando um usuário oculta seu post, opta por ocultar todas suas publicações ou denuncia sua Fan Page ou um post, isso também gera um sinal negativo. Felizmente, é possível acompanhar esse tipo de ação através da área de Informações da página.

 

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  1. Fique atento às resposta de seus seguidores

Existem pessoas que preferem textos ou vídeos curtos, apenas com a informação que necessitam. Outros já preferem matérias mais longas, que promovam reflexão ou sejam uma análise mais aprofundada de um assunto. Não há uma regra fixa para saber qual é o tamanho ideal de um post no Facebook ou Instagram. Por isso, nossa recomendação é: teste, teste e teste mais um pouco, até conseguir definir qual forma de apresentar seu conteúdo é a que prende e atrai mais seguidores.

 

  1. Faça perguntas ao final de suas postagens

Uma boa maneira de aumentar seu engajamento no Facebook ou no Instagram é encerrar sua publicação com uma pergunta. Ao questionar seu seguidor, você irá o encorajar a opinar sobre o assunto que está tratando no post, aumentando o nível de envolvimento do seu público.

 

  1. Peça para que marquem um amigo para ver o post no Facebook

É bastante provável que tenha o costume de marcar amigos, parceiros ou familiares em publicações que os faça lembrar deles. A marcação pode ser em um post sobre um assunto que ele tem conhecimento ou apenas para rirem junto de algum meme.

 

Apesar de parecer trivial, pedir para que marquem um amigo traz dois benefícios: o primeiro é o aumento no engajamento por conta do comentário. Já o segundo é a chance da pessoa marcada ver o post e curtir sua página, aumentando sua base. Vale lembrar que ainda não é possível marcar pessoas no Instagram da mesma maneira, já que, ao marcar a pessoa em um comentário, você envia o post por mensagem direta.

 

  1. Aborde o que está acontecendo no momento

Esteja sempre a par do que está acontecendo no mundo, especialmente no nicho que estiver trabalhando. Fique atento aos principais portais de notícia sobre o assunto que trabalha e, se possível assine seus feeds e acompanhe suas páginas nas mídias sociais para se manter atualizado.

 

  1. Quer interação no seu Instagram? Então comece você a interagir!

O Instagram não se tornou a maior rede social em engajamento à toa. O “segredo” para aumentar seu número de seguidores é que comece a interagir por conta própria em posts relevantes ao seu nicho. Uma boa maneira de começar a interagir é através da própria busca de hashtags no Instagram, como mencionamos nos itens acima.

 

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  1. Mas se faltar tempo para interações, considere apps de interação automática

Interagir nas redes sociais é um trabalho que leva tempo e temos ciência de que nem sempre isso é possível. Caso se encaixe nessa categoria, confira esse texto com os 12 melhores aplicativos para ganhar seguidores no Instagram.

 

Eles trabalham com interações automáticas, permitindo que configure hashtags, localizações e seguidores de um outro perfil para curtir posts e seguir seus autores, possibilitando que esses perfis o sigam de volta. Evite a todo custo programas que vendem seguidores, já que utilizam perfis fake que não irão interagir e gerar engajamento para o seu perfil. Confira mais 8 motivos para não comprar seguidores!

 

 

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  1. Use conteúdo criado por seus seguidores no Instagram

Uma das estratégias mais certeiras no Instagram é o uso de conteúdo gerado por usuários. A rede Starbucks, por exemplo, até hoje usa fotos tiradas por seus seguidores consumindo itens do seu cardápio para gerar engajamento em seu perfil. Caso seu negócio seja uma ecommerce ou restaurante, peça para seus seguidores enviarem – e autorizarem o uso – de fotos e vídeos criados por eles e escolha os melhores para compartilhar em seu perfil.

 

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  1. Marque seu cliente em seus posts

Conseguiu fazer com que um seguidor o deixasse usar uma foto ou vídeo em seu post? Então marque-o! Isso o fará se sentir uma espécie de celebridade e certeza que irá compartilhar a publicação para se gabar com seus amigos e familiares.

 

  1. Experimente as novidades

Redes sociais são quase como organismos vivos. Elas estão sempre em mudança e em constante evolução. Novas funcionalidades são testadas constantemente e a cada novo tipo de conteúdo lançado pelo Facebook ou Instagram recebe um aumento na visibilidade, seja através do algoritmo do feed de notícias ou notificando os seguidores cada vez que um conteúdo nesse formato é publicado.

 

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  1. Aproveite as Stories

Não é a toa que o Facebook está colocando as Stories em todas suas redes sociais, inclusive o WhatsApp. Esse tipo de conteúdo é normalmente mais autêntico e é de fácil absorção, bastando um toque para começar a assistir. Mesmo que as publicações fiquem disponíveis por apenas 24 horas, elas geram mais visualizações por conta de sua posição nos feeds do Facebook e Instagram.

 

Dica: Crie enquetes e aumente seu engajamento com as Stories fazendo enquetes!

 

  1. Compartilhe suas Stories do Instagram no Facebook

Seus Stories no Instagram podem ser compartilhados diretos no Facebook, sem a necessidade que copie o post de um lugar para o outro. No momento de publicar sua história no Instagram, assegure-se de marcar a opção Sua história do Facebook. Confira esse tutorial para compartilhar Stories do Instagram no Facebook!

 

  1. Utilize chatbots no Messenger

Uma maneira de enviar conteúdo diretamente para seus seguidores é através dos chatbots para o Facebook Messenger. Quando um seguidor assina seu chatbot, ele receberá regularmente mensagens com seus novo conteúdos. Dessa maneira, você se assegura que seus seguidores receberão seus conteúdos.

 

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  1. Envie teasers

 

Se estiver trabalhando em um novo produto, poderá utilizar teaser para divulgar o processo de criação e pedir opiniões sobre a produção. Essa é uma ótima maneira de deixar seus seguidores ligados em seus próximos conteúdos, na esperança de ter novas informações sobre seu lançamento.

 

  1. Peça seus seguidores no Facebook que ativem o “Ver Primeiro”

 

Existe um botão no Facebook que permite a um usuário ver todos os conteúdos publicados por uma Fan Page. Ao marcá-lo suas publicações aparecerão nos primeiros lugares do feed. Por isso, crie um post pedindo a seus seguidores que ativem o botão para que não percam nenhum dos conteúdos que publique.

 

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  1. Use conteúdo externo

 

Enquanto a maioria de seus conteúdos deva ser de autoria própria, não há nada de errado em compartilhar conteúdo externo, contanto que seja interessante aos seus seguidores. Textos reflexivos, análises de mercado e notícias bombásticas são alguns tipos de conteúdo que pode procurar e compartilhar em seu perfil.

 

  1. Utilize ferramentas para criar imagens e vídeos interessantes

 

Mesmo que não seja um expert em edição de imagens ou vídeos, alguns aplicativos para computadores, navegadores e dispositivos mobile podem auxiliá-lo na tarefa de criar imagens e vídeos para os conteúdos em seu perfil. Por isso, recomendamos fortemente que confira esse texto com 40 ferramentas para criar imagens e vídeos para redes sociais e teste-as até encontrar a que tiver mais facilidade em usar.

 

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