AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Missão, visão e valores de uma empresa: entenda a importância da filosofia empresarial

Missão, visão e valores de uma empresa: entenda a importância da filosofia empresarial

A filosofia empresarial é imprescindível para que o negócio atue com razão e perseverança no mercado. Como já dizia Alice no País das Maravilhas, “se você não sabe qual caminho seguir, qualquer um serve.”.

Sem a missão, visão e valores de uma empresa, não há objetivos estratégicos para serem seguidos e nem um objetivo final a ser alcançado. Todo negócio precisa desse foco e planejamento para ter sentido no mercado.

Por isso, neste artigo vamos mostrar a importância da missão, visão e valores de uma empresa, como também jeitos de colocar essa filosofia organizacional em prática no cotidiano.

Se você ficou interessado no assunto, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.

O que é a missão, visão e valores de uma empresa?

Missão, visão e valores de uma empresa são comportamentos importantes para a cultura do ambiente de trabalho. Não só os colaboradores devem agir dentro desse padrão, como também as pessoas que se identificam e que querem se aproximar do negócio.

A marca Chilli Beans, por exemplo, possui uma cultura organizacional em que todos os funcionários passam um perfil mais descolado, próximo ao comportamento dos jovens.

O resultado disso é certeiro: além de conquistar este perfil de clientes, aproxima também outras marcas com o mesmo comportamento. A missão, visão e valores que eles desenvolveram atrai quem tem a mesma procura no mercado.

O reflexo é uma empresa reconhecida no mercado, que é lembrada pelo seu posicionamento e produto. Muitas outras marcas também atuam dessa forma, como a Magazine Luíza.

Empresas que não traçam o seu perfil cultural diante dos funcionários, clientes e até mesmo concorrentes acabam sendo apenas mais uma no mercado. Para os novos empresários, esse é um erro fatal, que pode custar a vida do negócio no mercado. 

Como colocar essa filosofia empresarial em prática?

Embora seja fácil falar sobre a missão, visão e valores de uma empresa, colocar essa filosofia organizacional em prática não é uma tarefa tão simples. 

Todos os envolvidos no negócio, desde pessoas responsáveis pela parte operacional até os maiores líderes, devem seguir a cultura empresarial. Para isso, eles precisam respeitar os seguintes passos:

1. Seguir objetivos específicos

Em primeiro lugar, o empreendedor que quer colocar em prática sua missão, visão e valores na empresa deve seguir os objetivos específicos.

Nenhuma tarefa realizada no ambiente de trabalho deve ser em vão e ter metas descoladas dos objetivos. É preciso fazer um planejamento, respeitar o que já é considerado uma filosofia para o negócio e assim seguir o caminho mais próximo dessa visão. 

Uma alusão interessante são os pratos feitos por um restaurante vegetariano: a busca é desenvolver novos cardápios sem uso de carne. Quando o local passa a servir pratos com alimentos de origem animal, assim se perde a cultura do lugar.

Ou seja, ele deixou de lado seu objetivo específico. 

2. Aperfeiçoar tomada de decisões

A filosofia empresarial é uma forma de aperfeiçoar a tomada de decisões, já que a empresa possui uma cultura enraizada, que deve ser seguida em qualquer ocasião (mesmo que existam outras escolhas como opção)..

Novamente, o exemplo do restaurante vegetariano é uma ótima alusão. Se o estabelecimento não trabalha com carne e alguma pessoa sugere colocar um prato de origem animal, a tomada de decisão com base na cultura da empresa é de recusar.

Se o negócio não estivesse a sua filosofia bem estabelecida, essa escolha poderia ser um pouco mais árdua e demorada.

3. Reiterar a finalidade de cada tarefa

A finalidade de cada tarefa também deve ser reiterada, uma vez que a missão, visão e valores de uma empresa sempre tem um objetivo final a ser alcançado.

Cada tarefa realizada dentro do negócio deve ser pautada no que a organização pensa e está em busca. Para isso, os líderes devem sempre lembrar o que a empresa espera com aquela atividade, qual a meta com aquele resultado, entre outras situações.

Nada deve ser feito em vão dentro da empresa, cada tarefa possui o seu propósito e missão baseada na cultura organizacional. 

4. Destacar sobre a cultura organizacional

A cultura organizacional não deve ficar guardada a sete chaves. Quando um novo colaborador entra na empresa, ele deve receber um treinamento para conhecer melhor sobre toda a filosofia do negócio, por exemplo.

Todavia, os antigos funcionários, que já conhecem sobre o negócio, devem também ser atualizados em relação ao que a empresa acredita como propósito. 

Essa “renovação dos votos” é uma maneira de atualizar o que o negócio acredita em relação às suas atividades, práticas e até mesmo objetivos no mercado.

5. Avaliar a postura dos colaboradores

Por último, para respeitar a missão, visão e valores de uma empresa, os líderes e outros funcionários de grande escalão devem acompanhar se a postura dos colaboradores condiz com o que o negócio prega como filosofia.

Não basta realizar as atividades, o funcionário precisa acreditar no propósito daquela tarefa e entender a cultura da empresa. Se o colaborador não respeita essa delimitação, pode fugir do objetivo principal que o negócio estabelece e assim gerar resultados insatisfatórios.

Conclusão

A importância da missão, visão e valores de uma empresa está na necessidade de mostrar posicionamento não só no mercado, como também para os funcionários.

Com a cultura bem definida, os empresários conseguem caminhar pela estrada exata e assim alcançar os seus objetivos. Todavia, se eles estiverem fora da rota ideal, que a filosofia da empresa prega, pode acontecer do destino final não ser o que era esperado.

Por isso, é essencial que os empreendedores implementem a filosofia organizacional dentro dos negócios e respeitem a missão, visão e valores da empresa. Essa é uma medida que parece simples, mas que pode ocasionar passos longos para qualquer empresário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *