Modelo para desenvolvimento de projetos sob demanda

modelo de desenvolvimento

Você tem uma ideia de um negócio e quer começar a desenvolvê-la. A ideia é abrangente e você pensa como colocar isto em prática. Você pode investir, abrir uma empresa, contratar escritórios, ter funcionários, ou se isto é demais, contratar uma empresa para colocar sua ideia em prática. Você faz então um contrato de muitos meses e espera que a ideia seja consolidada em um sistema desenvolvido por uma fábrica de software.

 

Evolução dos modelos de desenvolvimento de software

 

Modelos de desenvolvimento de software passaram por uma evolução profunda nos últimos anos. Temos cada vez mais flexibilidade de soluções inovadoras e não precisamos mais estar presos neste modelo descrito acima, que desprende muito investimento, tanto de dinheiro quanto de esforço, para algo que ainda está na dimensão das ideias.

 

modelo de desenvolvimento
Modelo de desenvolvimento em cascata



Foi aí que a ideia das startups cresceu absurdamente e não é à toa. O modelo cascata já não é suficiente para atender a demanda da tecnologia, que necessita de um retorno rápido e reformulação das ideias à medida que ela entra no mercado. A flexibilidade de serviços e competições entre empresas de tecnologias fez com que o mercado se abrisse para novos conceitos, como MVP, design thinking, gestão de produto e desenvolvimento ágil.

 

Estamos ainda vivendo resquícios da era industrial, que ainda predomina na forma de trabalho, mesmo não fazendo mais sentido. O modelo de desenvolvimento de software, que era baseado em idéias lineares e em processo de trabalho fixo está começando a dar lugar a serviços sob demanda, e isto faz com que o mercado de freelancers esteja cada vez mais presente.

 

Uma nova forma de desenvolver a sua ideia

 

Então, ao invés de contratar uma empresa ou abrir escritório, para desenvolver a sua idéia, você pode atualmente simplesmente buscar por um profissional e pedir que ele faça o mínimo para você testar sua idéia. Você então ajusta e vai solicitando novos serviços sob demanda até que aquilo faça sentido para você continuar. Se a tentativa não foi satisfatória, o seu investimento foi apenas um pedaço daquele contrato que você fecharia com uma fábrica de software que custaria muito mais.

 

Com estas mudanças, novos modelos surgiram e algumas fábricas de software também apostaram no modelo de desenvolvimento mais independente, sob demanda, com garantia de entregas de um MVP em até 48 horas.

 

Com isto, você pode testar seu projeto e a partir do MVP contratar novos serviços. Até realmente você ter uma estrutura dedicada para o projeto, ele precisa passar por várias “mãos” até se tornar um modelo de desenvolvimento sustentável.

 

Qual empresa ou freelancer devo escolher?

 

Há empresas focadas neste modelo, como a StartupDev, que entrega para qualquer empresa um MVP em 48 horas com a sua idéia pronta para ser testada.

 

Na Work n Enjoy este conceito sob demanda faz parte da base, mas ainda mais “granulado”. Nela é possível contratar freelancers por cada tarefa, que juntas pode se tornar um MVP. Os freelancers trabalham em comunidade pelo Gitpay.me e podem tirar proveito de trabalhar em projetos que eles mais se identifiquem.

 

O modelo de trabalho freelancer também não é mais tão restrito e de 1:1. Atualmente você pode montar times de freelancer e tirar vantagem do trabalho remoto focado em resultados ao invés do modelo 5 dias por semana e 8 horas diárias de trabalho. Não faz também muito mais sentido cobrar do profissional por hora, mas isto por si só rende um novo artigo.

 

O importante aqui é o cliente ver pacotes “prontos”, e a partir daí ajustar e seguir em frente em iterações menores com retorno rápido e ajuste de acordo com mercado e com o uso.

 

Conclusão:

 

Atualmente é que não precisamos mais nos preocupar de antemão com vários serviços que antes não era viável contratar, como infraestrutura, e agora temos startups com serviços em que você paga de acordo com a demanda da sua ideia. Sendo assim, se você passar a ter mais tráfego ou requisições para seu serviço, você irá pagar mais, caso não use tanto assim e está no começo, tem soluções mais viáveis para você com mais limitações.

 

O modelo de desenvolvimento sob demanda está em todo lugar e sua ideia precisa começar de algum lugar, então que seja do começo antes de seguir em frente.

 

Gostou do conteúdo? Leia também: como as empresas podem aproveitar um software livre.

 

Autor:

Alexandre Magno 

Postagens relacionadas

Veja também

Leave a Comment