5 motivos para você usar um sistema CRM no seu negócio

Sistema CRM

Um sistema CRM (Customer Relationship Management) é uma poderosa ferramenta que tem por objetivo oferecer ao empreendimento meios de estabelecer uma estratégia de negócios, com o intuito de melhorar o relacionamento com o cliente, promover a fidelização e conquistar novos mercados.

Inicialmente, este tipo de sistema era utilizado apenas pelas grandes empresas, no entanto, com a evolução das estratégias de negócios e o compartilhamento do conhecimento, esta ferramenta é cada vez mais utilizado por empresas de pequeno e médio porte e, até mesmo, por microempreendedores individuais. Mas, você conhece os benefícios e razões para utilizar um sistema CRM? Então, continue lendo e descubra 5 motivos para utilizar um sistema CRM.

1 – Melhor posicionamento da marca junto aos clientes

Com a adoção de um sistema CRM a empresa promove uma aproximação com o seu público, gera melhor engajamento entre as partes envolvidas e, como resultado, a empresa usufrui de um posicionamento melhor junto aos clientes, promove sua marca e a estabelece no mercado.

2 – Segmentação de clientes

Cada cliente é único e a forma que a empresa realiza sua abordagem junto ao seu mercado também deve ser diferenciada para cada tipo de cliente – caso contrário, seus esforços não trarão os resultados esperados. Por meio de um sistema CRM a empresa conseguirá realizar a segmentação dos clientes, onde os agrupará em categorias de acordo com o seu perfil e, deste modo, terá meios de direcionar seus esforços de marketing de acordo com cada segmento de cliente. 

A segmentação dos clientes permite um melhor desempenho organizacional, inclusive no seu fluxo de caixa, pois as políticas de pagamentos (contas a pagar e receber) são alinhadas de acordo com cada grupo de cliente. Esta segmentação é possível para todo porte de empresa, seja um MEI (Microempreendedor Individual), micro ou pequena empresa.

3 – Verificação das demandas de mercado

Como todos os contatos dos clientes e potenciais clientes são registrados no sistema CRM, munindo cada vez mais a empresa com informações de grande relevância, tais como críticas, elogios, sugestões, pedidos, interações e muitos outros movimentos, a organização deve estruturar essas informações com o objetivo de identificar as demandas do mercado para aquele momento. Deste modo, a empresa estará sempre pronta para realizar ótimos negócios e atender as demandas do seu público-alvo.

4 – Melhor relacionamento com os clientes

Com a utilização de um sistema CRM a empresa passa a entender melhor o seu cliente, logo, a relação empresa-cliente e cliente-empresa passa a ser um movimento sinérgico: se estabelece um harmonioso relacionamento comercial onde todos ganham, dado que os clientes têm suas necessidades satisfeitas e a empresa promove suas atividades econômicas. Em outras palavras, a empresa passa a conhecer melhor os seus clientes, antecede suas demandas e atende suas necessidades em menor tempo.

5 – Integração entre ERP e CRM

Seja um MEI, um pequeno empresário ou uma multinacional, gerir corretamente o seu fluxo de caixa, contas a pagar, contas a receber, a área de marketing e estratégias organizacionais e todo o conjunto de atividades é de grande importância. Porém, estes esforços devem estar com foco principal no atendimento das demandas dos clientes, ou seja, unir a gestão empresarial às estratégias de mercado.

Esta integração só será possível com a junção dos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM.

Deste modo, a gestão dos negócios e a gestão das relações com os clientes tornam-se efetivas, o que trará uma visão positiva no Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE).

Como você pode perceber, a utilização de um sistema CRM atende a todos os perfis de empresas e proporciona uma relação com o cliente de forma efetiva, onde o crescimento mútuo é o objetivo principal.

 

Conteúdo originalmente publicado em: Clieent 

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