Na Nova Era Jurídica, vai crescer quem se antecipar, entendendo o que os clientes querem.

Era Jurídica

Se você trabalha com a área de Branding e Marketing, já deve ter usado os sinais de intenção do consumidor nas suas estratégias. Agora se você é Advogado, talvez não saiba como utilizar essas metodologias.

Trabalhar a empatia, ou seja, entender as necessidades das pessoas e saber como entregar experiências relevantes a elas é cada vez mais fundamental. Mas é possível ir além e antecipar o que o público ainda vai querer? Sim, e é isso que as novas tendências de comunicação e marketing permitem.

O comportamento do consumidor é bem dinâmico e é cada vez mais difícil para os profissionais da área Jurídica entenderem os sinais de intenção que as pessoas deixam. Isso porque, enquanto procuram o que precisam, as pessoas alternam entre vários canais de comunicação para encontrar aquilo que buscam.

Elas iniciam na pesquisa fria de buscadores e terminam assistindo um vídeo no YouTube ou interagindo em uma rede social, por exemplo. Grandes marcas, com grande valor de mercado, como Nike e Apple, entenderam essa dinâmica e começaram a estimular a venda dos produtos utilizando o YouTube. Já antecipando, esse Canal de comunicação será cada vez mais presente no seu dia a dia.

Assim como as marcas, os Advogados e Escritórios precisam fazer malabarismos ao trabalhar a comunicação e os dados digitais, utilizando as ferramentas corretas, respeitando o código de ética da OAB.

Hoje existem caminhos para construir uma Marca forte, porém poucos Advogados investem em comunicação e na construção da sua marca no mercado. Muitos ainda estão em um retrocesso [A evolução se dá em passos lentos, com profissionais] dizendo que os grandes negócios são realizados através da indicação e ou na mesa do Bar/Restaurante. Não deixando de lado essa maneira de fazer negócios, mas na Nova Era Jurídica e 100% digital, só isso não funciona mais.

Todo esse trabalho manual não é suficiente. Os consumidores esperam mais: eles podem procurar os seus serviços ao ver um vídeo seu no Youtube, ou um post nas redes sociais ou lendo um artigo seu no website. Mas não para por aí, eles querem assistência e uma excelente experiência em todas as etapas da compra. Por isso, os profissionais precisam estar sempre à frente: é hora de prever as necessidades das pessoas em todos os passos da jornada.

Ao entender o comportamento e o perfil do seu público, é possível ter insights reais, e em escala, para entender os desejos e anseios do consumidor. Assim, em vez de fazer planejamentos fragmentados de comunicação e marketing, você vai atrás do que as pessoas querem. Os Advogados e escritórios podem construir e consolidar as suas marcas, podem estruturar um mecanismo para prever as suas necessidades ao longo de toda a jornada. Porém, colocar tudo isso no Plano Estratégico, é coisa que poucos, ou a minoria, faz.

 

Para isso, é preciso focar em cinco ações:

 

1 | Alinhar o seu Posicionamento x Identidade x Imagem = Como eu gostaria de ser percebido no mercado? Um trabalho de entendimento profundo. Sem auto-sabotagem.

2 | Construir um Plano Estratégico consistente, com definições claras dos caminhos necessários a seguir. Com metas bem definidas.

3 | Explorar a experiência do consumidor, criando vínculos, gerando engajamento, aproximando- se dele em todos os pontos de contato. Principalmente o virtual.

4 | Explorar o customer lifetime value (valor do ciclo de vida do usuário, ou CLV); Provalmente você nunca tenha ouvido falar, mas fique atento, esse será o caminho.

5 | Respeitar seu posicionamento, ressaltar seus diferencias invisíveis e fazer o mecanismo funcionar à base de uma comunicação eficiente. Nas plataformas off e on-line, principalmente aquelas voltadas a dados.

O resultado disso é uma experiência útil para os clientes e que traz novas oportunidades para os negócios.

 

Helio Moreira |

Professor da FIA-USP no Curso de Gestão Estratégica Jurídica, Professor naFaculdades Integradas Rio Branco no MBA de Branding Innovation. Publicitário eDesigner de formação, com mais de 20 anos de experiência comprovada através dos15 anos à frente da NewGrowing Branding, que hoje carrega em sua bagagem casesrelevantes de branding para escritório de Advocacia, entre eles ( Velloza ADV,Pires e Gonçalves ADV, Baptista Luz ADV, ABL ADV, Natal e Manssur ADV, Molina ADV, Duarte e Tonetti ADV, entre outros ) tornando-se um escritório especializado em construção e comunicação de marcas para escritórios de Advocacia. ( www.newgrowing.com )

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