AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

O futuro das empresas: transformação digital e o novo normal

O futuro das empresas: transformação digital e o novo normal

O novo normal nas empresas é um legado da pandemia do coronavírus. De todas as mudanças, a mais notável foi o impacto da tecnologia na gestão das empresas. Com o distanciamento social, o hiato que ficou entre nós teve de ser preenchido por soluções digitais e automáticas.

Contudo, nem todas as empresas se adaptaram à transformação digital na mesma velocidade. Isso não quer dizer que essas tendências não são reais, mas que ainda devemos vê-las se desdobrando de 2021 em diante.

Nesse post, eu vou apresentar o impacto que a tecnologia já está tendo no funcionamento das empresas e que devem moldar também o seu futuro. Vou mencionar três das tendências mais perceptíveis hoje e que com certeza já afetaram o seu dia a dia no trabalho.

Leia até o fim!

Times Remotos e os novos paradigmas de produtividade

A pandemia do coronavírus forçou empresas a se adaptaram a uma nova realidade, muito diferente da que todos estavam acostumados. Essa mudança trouxe novos desafios tanto para os colaboradores quanto para gestores, principalmente quando pensamos na ressignificação da qualidade do trabalho.

Em outras palavras, muitas empresas entenderam que o melhor para os seus objetivos de negócios não era apenas quantificar a produtividade por horas trabalhadas. Ao invés, o atingimento de metas pessoais e das equipes é uma forma muito mais eficiente de qualificar o trabalho, principalmente no home office.

A gestão de times remotos, então, requer um outro tipo de métrica. Nisso, o uso de aplicativos de produtividades foi fundamental, bem como as ferramentas de comunicação instantânea entre os membros das equipes e gestores.

A monitoração com softwares especializados tornou possível também um outro tipo de gestão. Afinal, com dados em tempo real, a gestão de pessoas ganha a possibilidade de iterar estratégias em tempo real. Isso nos leva ao nosso próximo tópico.

A digitalização dos Recursos Humanos

Os recursos humanos foi, provavelmente, o departamento que mais sofreu mudanças nos últimos tempos. Com a aceleração da tendência de digitalização causada pela pandemia, esse fato ficou ainda mais claro. De um centro burocráticos, o RH se tornou um verdadeiro motor de produtividade nas empresas.

Essa transformação é reflexo da importância crescente dos colaboradores para o sucesso de uma empresa. Com a diversificação da economia, com a complexificação dos serviços e com a geração de empregos cada vez mais especializados, o talento dos colaboradores se torna a principal mola dos negócios.

Nesse contexto, as tendências dos recursos humanos no novo normal dependerão do uso de várias soluções digitais. Estratégias como o People Analytics, métodos como a gamificação (o uso de jogos para motivar funcionários) e digitalização dos processos do setor estão ancorados em tecnologias empresariais.

Com o tempo, as empresas passarão a empregar cada vez mais ferramentas digitais como um modo de agilizar processos, otimizar custos, evitar retrabalhos e melhorar a avaliação dos colaboradores e a monitoração da sua produtividade.

A tecnologia deve também impactar o processo de recrutamento de novos funcionários. Quando não feitas parcialmente em plataformas digitais, entrevistas deverão ser feitas de modo completamente remoto.

Além disso, a capacidade de adaptação e aprendizado de novas tecnologias será uma das habilidades que os entrevistadores mais buscarão avaliar de 2021 em diante. Esse tipo de habilidade vai ser prioridade conforme as empresas adotam cada vez mais tecnologias em diversos processos e departamentos.

O atendimento digital em 2021

Certamente, o dia a dia das empresas será cada vez mais digital. Mas não apenas os processos internos sofrerão essa transformação como também o contato com o público passará ainda mais aos meios digitais.

O atendimento digital já é algo que sentimos no nosso dia a dia. Consumidores já se acostumaram a ser atendidos por vias completamente digitais, como aplicativos, websites e até mesmo redes sociais. Em outras palavras, o mercado já se acostumou com a digitalização do relacionamento comercial.

Além de ferramentas que auxiliam o contato das empresas com os clientes (como essas mesmas redes sociais e os aplicativos mensageiros), tecnologias mais avançadas como chatbots e ciência de dados serão fundamentais para melhorar a qualidade desse atendimento.

Conforme as empresas se aprofundam na digitalização do atendimento ao cliente, o foco da inovação deverá ser na usabilidade que inteligências artificiais. Chatbots devem se tornar cada vez mais “humanizados” para oferecer uma experiência melhor aos leads e, em um futuro próximo, já devem estar fechando vendas.

Para isso, nada melhor do que ferramentas de análise de dados para avaliar a qualidade dessas soluções e, é claro, profissionais que sabem estudá-las.

 

Portanto, a tecnologia ainda vai mudar muito o modo como trabalhamos, como gerimos uma empresa, como consumimos e, enfim, como vivemos.

Para manter-se a par das tendências, e garantir um espaço nesse novo normal digitalizado, é necessário acompanhar a transformação digital. Empresas inteligentes empregam cada vez mais soluções tecnológicas para ganhar mais agilidade, produtividade e economia.

Se você quiser manifestar alguma opinião depois de ler esse artigo, fique à vontade para deixar um comentário abaixo! Também valem dúvidas, sugestões e perguntas em geral!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *